Pausar a rotina de skincare para descansar a pele: tá certo?

Pausar a rotina de skincare para descansar a pele: tá certo?

Será que vale suspender sua rotina de skincare por um dia para descansar a pele?

Hoje em dia a gente vive essa rotina do detox, né? Suco disso para limpar o intestino, fórmula para fazer aquele detox no fígado... Com essa cultura tão forte, dá para imediatamente pensar que fazer uma pausa na nossa rotina de skincare pode descansar a pele

Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Mas pausar o skincare por um dia para descansar a pele: tá certo?

A resposta é simples e direta, segundo a dermatologista Dra. Carla Vidal: não. Ao ser perguntada sobre uma "pausa para descansar a pele do skincare", ela rebate que antes de mais nada, a rotina de cuidados com a pele deve ser tratada como mais um hábito de higiene. "Você ficaria um dia sem escovar os dentes para descansá-los? É a mesma coisa", afirma.

A importância de demaquilar a pele

Julia Petit concorda: "A gente não lava o cabelo, não toma banho, passa sabão? É um pouco isso. O skincare também faz parte da nossa higiene pessoal, de cuidados. É mais um hábito de higiene e cuidado que a gente tem que adquirir aos poucos", ensina.

E como fazer isso? A própria Julia sugere escolher momentos do dia em que seja fácil encaixar esse momento de cuidado com a pele, que não precisa ser maior do que o tempo que você tem para ele diariamente: "Se você tem dificuldade de manter uma rotina maior, é melhor você enxugar essa rotina e voltar para os passos fundamentais, de limpezahidratação e proteção solar", ensina Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Suspender o skincare para descansar a pele: é o contrário do que você imagina

É que nosso cuidado com a nossa pele é muito mais amplo do que imaginamos. Pense que todos os dias ela produz sebo, fica em contato direto com a poluição do ar, sofre os efeitos do estresse e daí por diante: "Nossa pele envelhece todos os dias. Esse envelhecimento cutâneo não vai parar se você suspender seus cuidados com a pele por 24 horas. Aliás, é o contrário: essa rotina de skincare não pode ser quebrada", alerta Dra. Carla Vidal.

A importância do hábito na rotina de skincare

"Por exemplo, quem tem melasma precisa usar um protetor contra luz visível diariamente", segue a dermatologista, frisando a importância de usar limpar, tonificar e hidratar a pele todos os dias.

Dra. Carla Vidal faz uma sugestão para quem quer deixar sua rotina mais suave: "Você não precisa usar ácidos todos os dias necessariamente". Se você está sentindo necessidade de diminuir o número de ativos em sua rotina, passar ácidos, por exemplo, para uso alternado, por exemplo, pode ser uma solução mais eficaz, sem deixar de lado o mais essencial - limpeza, hidratação e proteção.

Sentiu que sua pele está hipersensibilizada? Suspenda o uso de todos os ativos mais agressivos e esfoliação e foque nos passos principais, dando atenção especial à hidratação. 

Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

Voltar para o blog