Hidratante Firmador: por dentro da fórmula

Hidratante Firmador: por dentro da fórmula

Quer saber tudo que faz nosso hidratante firmador? Por aqui!

O nosso Hidratante Firmador nasceu, como todos os nossos produtos, de pedidos da nossa comunidade. O que ela queria? Uma hidratação mais profunda que não deixe a pele pesada, um pouco de tratamento de linhas finas, algo bacana para preparar a pele para a maquiagem... Tudo isso foi reunido em uma só bisnaguinha, azulzinha e linda.

Mas o que faz o nosso Hidratante Firmador? Aqui a gente vai mergulhar fundo em sua fórmula inovadora, em gel, com oito formas (e três pesos) de ácido hialurônico, feito para agir em diferentes camadas da pele.

Ácido hialurônico

Vamos começar por ele, a estrela da nossa fórmula, o ácido hialurônico. "O que a gente quis fazer foi tratar o ácido hialurônico de um jeito um pouco diferente", explica Julia, referindo-se às suas oito formas e três pesos.

Tá, mas o que isso significa? Que cada uma dessas oito formas, em três pesos, vai agir de uma maneira na sua pele, garantindo uma hidratação poderosa e profunda. Uma forma vai manter a umidade da sua pele, outra vai hidratar superficialmente, outra vai promover uma hidratação mais prolongada, enquanto outra vai ser fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo.

+ Como o nosso Hidratante Firmador funciona na pele madura?

Tem ainda uma forma que vai drenar a água do interior da sua pele para a superfície, garantindo que sua epiderme esteja sempre hidratada, e ainda a forma que garante a hidratação interna, além da que penetra com facilidade no estrato córneo e a que é facilmente absorvida pela pele e promove a geração de Aquaporina 3, que irriga a nossa pele. Você pode se informar mais aqui, ó.

Além de hidratar a sua pele, o ácido hialurônico te ajuda na prevenção da flacidez. Afinal de contas, uma pele que retém mais água é naturalmente mais firme. Outra maravilha do ativo é que ele ajuda a deixar a textura da sua pele mais uniforme, combatendo linhas finas. Isso acontece porque ele é um composto da matriz extracelular, ou seja, do fluido que fica entre as células da pele (lembra dos biomiméticos?). Esse efeito de preenchimento vem exatamente disso: como ele fica entre as células e retém muita água, ele "preenche" esse espaço.

Pantenol

Você já deve ter ouvido falar por aí em combinações do ácido hialurônico que vão potencializar ainda mais seus efeitos positivos na sua pele: nós mesmos já listamos algumas por aqui, lembra? Uma dessas combinações brilhantes, adivinha? É a do pantenol!

É que o pantenol - uma forma mais estável da vitamina B5 - também promove a hidratação da pele com sua capacidade de atrair e reter umidade. Mais do que isso, ele é excelente para ajudar prevenir os sinais de envelhecimento precoce ao aumentar o nível de glutationa (a rainha dos antioxidantes!) nas células. Sentiu a sintonia?

Você pode colocar aí ainda na lista de benefícios do pantenol o fato de que ele auxilia a cicatrizar e a renovar a pele (quando ela apresenta feridas, cicatrizes de acne e daí por diante), além de ter propriedades anti-inflamatórias, que se fazem ainda mais necessárias quando sua pele apresenta vermelhidão, inflamações e até picadas de alguns insetos.

+ Efeito tensor x efeito firmador: qual é a diferença?

Sendo assim, essa dupla imbatível, além de ser aquele boost de hidratação sempre tão bem-vindo, é excelente para suavizar os sinais de envelhecimento da pele, potencializar seu viço e combater a flacidez, reforçando ainda sua capacidade de auto-reparação.

Cogumelo Fu Ling

O cogumelo Fu Ling entra na nossa fórmula como um poderoso aliado ao combate do envelhecimento precoce da pele. Suas propriedades são úteis em cosméticos por conta de suas funções nutritivas, antioxidantes e antinflamatórias.

+ Hidratante Firmador e Antioxidante Hidratante: dá pra usar junto?

Exatamente por ter essas funções, o cogumelo Fu Ling é um ativo muito bem recebido pela pele madura, que já sofre com os efeitos da menopausa, por exemplo, sendo ótimo também para as peles jovens que querem manter o viço. Isso porque ele ajuda na recuperação a luminosidade da pele, aumenta a microcirculação e ajuda na redução de linhas de expressão, além de induzir a produção do colágeno - proteína da pele que nosso corpo produz mas cujos níveis começam a cair com o passar dos anos.

Na fórmula do hidratante firmador, ele induz a sensação de firmeza da pele a longo prazo - é o efeito firmador -, através da indução da produção de colágeno, também aumentando sua luminosidade e hidratando a nossa pele.

Fermentados Vegetais

Quando falamos em fermentados naturais usados em cosméticos, estamos falando de nada mais, nada menos do que açúcares (polissacarídeos) biotecnológicos, que também podem ser chamados de biopolímeros ou gomas hidrossolúveis.

Durante o processo de fermentação bacteriana, são desenvolvidos ativos que podem ter propriedades multifuncionais. Ou seja, podem ter função calmante, hidratante e até ter funções antioxidantes.

Além de ter um poder de hidratação super bacana, há também um fato curioso sobre esse ingrediente. Em alguns fermentados vegetais, devido a sua riqueza em fucose, há o estímulo de sirtuína-1, que faz parte de um grupo conhecido como proteínas da longevidade.

E por que isso é legal: a SIRT-1 inibe as metaloproteinases de matriz, que são responsáveis pela degradação de proteínas da matriz extracelular. Com isso, também ajuda a inibir a degradação do colágeno, ajudando a suavizar sinais do tempo.

Além disso, em alguns produtos, os fermentados vegetais podem entrar com o objetivo de melhorar as características sensoriais e trazer um efeito calmante e relaxante da pele. O objetivo é aumentar a leveza e trazer conforto. Incrível, né?

E aí: que tal inserir o Hidratante Firmador na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog