Rotina de skincare diurna e noturna: o que usar em cada uma

Rotina de skincare diurna e noturna: o que usar em cada uma

Está montando sua rotina de skincare e não sabe o que usar de dia ou à noite? Aqui tem um guia que vai te ajudar a montar sua ordem.

rotina de skincare diurna noturna

Nossa rotina de skincare vai muito além de conhecer nossa própria pele e escolher, com informação e a ajuda de um dermatologista, as fórmulas que vão funcionar para deixá-la ainda mais incrível. Cuidar da nossa pele envolve uma série de variáveis que, aplicadas corretamente, vão potencializar ainda mais o efeito de cada ativo que você escolhe passar nela. Aqui você pode incluir a ordem correta de aplicação dos produtos, algumas dicas extras que são grátis, combinações incríveis e, olha só: o momento do dia em que você aplica cada ativo sobre a sua pele: afinal de contas, o que usar na rotina de skincare diurna e noturna?

+ Pausar a rotina de skincare para descansar a pele: tá certo?

Você sabia que há ativos que podem funcionar melhor na sua pele quando aplicados de dia, enquanto outros são mais indicados para a noite? É tudo bem simples, a gente promete - e bem fácil de entender.

Pode fazer skincare de dia e de noite?

Antes de mais nada, o básico: você pode sim ter uma rotina de skincare para o dia e outra para a noite. O ideal é que elas se complementem, dentro de suas etapas básicas: limpeza, hidratação e proteção. A etapa de tratamento, se você quiser, pode ser feita tanto de dia quanto à noite, mas pode também ser deixada apenas para o seu skincare noturno.

Qual é a ordem da rotina de skincare?

Nunca é demais relembrar a ordem, que a gente já citou ali em cima. Por etapas, é limpeza, hidratação e proteção, obedecendo aquela regrinha das texturas, das mais leves às mais densas, terminando sempre com o protetor solar.

Para gravar a ordem do skincare: líquido, sérum, gel, loção cremosa / creme. Começando sempre pela limpeza da pele e terminando com a proteção dos raios solares. Já traduzindo em produtos, fica: limpador, tônico, sérum, creme para os olhos, tratamentos localizados, hidratanteóleo (se você usa). E finalmente, protetor solar.

Skincare diurno

A escolha do que você vai aplicar na sua rotina de skincare de dia segue alguns critérios: texturas mais leves (um hidratante em gel pode funcionar melhor de dia para quem tem a pele mais oleosa, enquanto o creme mais denso fica para a noite, atuando como máscara), ativos que não sejam fotossensibilizantes e fórmulas que dão aquele viço incrível na sua pele são perfeitos para começar o dia.

A vitamina C é um desses ativos que brilha muito quando usado de dia. Embora ela possa ser usada à noite também, ela faz ainda mais sucesso se você usá-la de manhã. É que a vitamina C é conhecida por deixar a pele bem viçosa, com aquele "brilho que vem de dentro", sabe? E não seria um desperdício deixar esse efeito bem para a hora de dormir?

Além disso, a vitamina C, como um poderoso antioxidante que protege sua pele dos radicais livres - aos quais estamos mais expostos durante o dia, potencializando a proteção do protetor solar. É que combinando antioxidantes ao seu filtro solar, você tem a proteção da ação dos radicais livres liberados na pele pelos raios UV, além da própria proteção da radiação solar - o que ajuda a prevenir ainda mais o envelhecimento precoce da pele.

+ Combinações do ácido hialurônico que vão beneficiar sua pele

Por não ser fotossensibilizante, o ácido hialurônico pode ser usado de dia sem problemas. E olha que maravilha: ele combina perfeitamente com a vitamina C e com filtro solar. Ou seja: rotina diurna redondinha!

Falando em protetor solar, essa é bem óbvia: ele deve ser aplicado todos os dias pela manhã, e reaplicado a cada duas horas - mesmo no inverno ou dentro de casa.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Skincare noturno

A rotina de skincare da noite é perfeita para hidratantes mais potentes e produtos de tratamento mais profundos, à base de ácidos, por exemplo - já que ao aplicá-los antes de dormir não temos a interferência da radiação solar, maquiagem e poluição, entre outros fatores.

Quer uma listinha? A gente tem!

Retinóides (ou vitamina A)

O motivo pelo qual você deve deixar os retinóides - olá, Óleo Antissinais e Sérum Antissinais - para uso noturno é bem simples: eles têm ação esfoliante e promovem a renovação celular da nossa pele. Você até pode usá-los de dia, mas saiba que a luz solar pode influir na ação do ativo, diminuindo sua eficácia. Outro motivo? Expor sua pele com vitamina A à luz do sol pode causar irritações, justamente por esse processo que vai ocorrer na sua pele.

Vale lembrar que o nosso Sérum Uniformizador, não é fotossensibilizante. Atendendo a pedidos da nossa comunidade, que queria um retinol para ser usado também durante o dia, nossa fórmula conta com retinol biomimético, que tem todas as vantagens do retinol convencional mas diminuindo muito os riscos de reações adversas que podem surgir na pele com o uso do ativo (como vermelhidão e ardência).

+ Como inserir o retinol biomimético na rotina de skincare?

Ácidos: Alfa-hidroxiácidos (ácido lático, glicólico) e ácido salicílico

Ácidos, à excessão do hialurônico, geralmente são deixados deixados para uso noturno: é que sua ação esfoliante afina a pele, deixando-a mais exposta aos danos da radiação solar. Por exemplo: ativo número um de quem tem a pele oleosa / acneica, o ácido salicílico preferencialmente deve ser deixado para uso noturno, já que ele também pode deixar a pele mais sensível à exposição solar. Quando usado de dia, com a pele exposta a raios solares, o ácido salicílico pode desencadear até manchas de pele. Acordou no dia seguinte após aplicar uma concentração mais alta de ácido salicílico na pele? Lave o rosto!

+ AHA: o seu guia completo para os superstars do skincare

Quer usar seu Tônico Renovador ou Sérum Antiacne de dia? Pode usar, eles não são fotossensibilizantes. Mas não deixe de passar o Protetor Solar para evitar manchas e hipersensibilidade da pele, tá?

+ BHA: seu guia completo sobre beta-hidroxiácidos

Cleansing oil

Da mesma forma que o Protetor Solar é deixado para uso diurno, o demaquilante ou cleansing oil (oi, Bálsamo Demaquilante!) é um ótimo parceiro da rotina noturna, já que, aliado ao seu Limpador Facial, ele limpa profundamente a pele retirando não só a maquiagem como poluição e resquícios do protetor solar.

Falando em protetor solar, precisa usar à noite? Não. Aliás, é super importante retirar o protetor solar da sua pele na rotina noturna: "Além de não estarmos sujeitos às agressões ambientais neste momento, quando estamos em repouso o processo de regeneração das células da pele age e se potencializa de modo mais eficaz. Para tanto, a região precisa estar devidamente limpa para sua aplicação", já nos ensinou Dra. Joana D'Arc Diniz, dermatologista.

+ Como tirar o protetor solar no fim do dia?

E aí: pronto para montar sua rotina de skincare customizada?

Voltar para o blog