A rotina de cuidados com a pele ideal para cada clima

A rotina de cuidados com a pele ideal para cada clima

Sabia que adaptar seus cuidados com a pele para cada estação do ano também deve levar em conta o clima?

Por: Mariana de Freitas (@mariidefreitas)

Se onde você mora as estações do ano são definidas, sua rotina de skincare também precisa ser. É que ela precisa se adaptar às mudanças climáticas que podem impactar a sua pele. São várias as possibilidades: clima quente e seco, quente e úmido, frio e seco, frio e úmido... E tanto quanto a temperatura, a umidade também faz muita diferença na pele, então ajustar seus cuidados com ela, para o clima do lugar onde você mora, vai muito além de substituir uma textura leve por uma mais densa e vice-versa.

+ Quais são os cuidados com a pele pós-verão?

Em climas úmidos, a pele costuma produzir mais suor e oleosidade como forma de se proteger dos agentes externos, o que pode ser bem desconfortável e favorecer o surgimento de acne e o desenvolvimento de bactérias. Portanto, é importante manter a pele seca, livre de suor, e controlar a oleosidade produzida. Um ingrediente sensacional para o controle de oleosidade é a niacinamida, presente, entre outros, no Hidratante Facial e no Sérum Antiacne da Sallve – este último ainda conta com ácido salicílico, que também controla a oleosidade!

+ Pele do corpo no inverno: os cuidados para mantê-la saudável

É sempre indispensável hidratar a pele e saber fazer isso da forma correta: em climas úmidos é válido utilizar produtos com ácido hialurônico e glicerina, umectantes que “puxam” a umidade do meio mais úmido e a transferem para o meio menos úmido – no caso, a nossa pele (vale a pena experimentar o Hidratante Firmador!). Esses ingredientes irão aproveitar a umidade do ambiente para hidratar a nossa pele. Muito incrível, né? Mas isso só é interessante em climas úmidos, pois em climas secos esses ingredientes não têm de onde “puxar” a umidade para hidratar a pele.

Em climas secos, se você puder, vale também adquirir um umidificador de ar, viu? Sua pele e seu corpo como um todo irão agradecer. Busque também por ingredientes emolientes, que trazem muita hidratação e suavidade para a pele e são incríveis para usar em climas secos, como ceramidas e esqualano.

Além disso, evitar produtos muito ressecativos, que possam comprometer a integridade da barreira da pele, e substituir limpadores faciais agressivos por outros mais hidratantes. Se for o caso, também vale substituir hidratantes mais leves, como os em gel ou gel creme por hidratantes mais densos, em creme, como o Hidratante Reparador. Se você gostar, finalize a rotina noturna com um óleo!

+ As quatro estações do cuidado com a pele

Outra dica para quem mora em locais muito secos é aderir ao uso de brumas faciais! Muitas vezes elas são um mimo, mas em locais muito secos podem fazer a diferença!

E ah! Não importa onde você mora, o protetor solar nunca pode ficar de fora, hein? Ele precisa ser uma constante o ano inteiro e no mundo inteiro, independente do clima. 

Voltar para o blog