diferença entre tônico e água micelar

Qual é a diferença entre tônico e água micelar?

Você sabe o que é tônico? Sabe o que é água micelar? Sabe a diferença entre os dois e quando usar cada um? Vem que a gente te explica!

Algumas dúvidas são extremamente comuns quando se fala em rotina de skincare: tenho que lavar o rosto duas vezes por dia? E quando lavamos o rosto, precisamos mesmo de um limpador específico para a região? São perguntas simples e que podem parecer bobas, mas nada disso: a limpeza é uma das três etapas principais da rotina de skincare, então sim: tudo tem que estar bem claro! Dentro dessas tantas perguntas em torno dos cuidados com a pele, especialmente quando falamos da etapa de limpeza, uma é bem comum: qual é a diferença entre tônico e água micelar?

Afinal de contas, os dois contribuem para uma limpeza mais completa, retirando impurezas que, às vezes, só o seu limpador facial não consegue eliminar. São muitas semelhanças, mas acredite, o tônico e a água micelar também têm suas funções (e às vezes até indicações) específicas, que podem muitas vezes se complementar.

+ Qual é a ordem de uso de todos os produtos da Sallve?

Antes de mais nada, vamos entender o que é cada um:

O que é a Água Micelar?

leite micelar da sallve

"A água micelar é uma solução de limpeza sem enxágue e não oleosa que possui a função de limpar a pele e remover a maquiagem de forma suave e gentil", explica a dermatologista Dra. Camila Rosa.

A Água Micelar, assim como as águas micelares, é uma dispersão de micelas, que são formadas pela agregação de tensoativos (moléculas de sabão). As micelas funcionam como ímãs que conseguem absorver e remover as impurezas da pele, como poluição, e gordura, além da maquiagem mais leve, do dia a dia. Toda essa sujeira fica grudada nas bolinhas de sabão que, por sua vez, ficam grudadas no algodão ou na toalhinha, o que torna o produto super prático.

+ Hidratantes da Sallve: qual escolher?

O que é o tônico?

diferença entre tônico e água micelar

O tônico, por sua vez, também contribui com a limpeza (há, aliás, os conhecidos tônicos de limpeza), mas sua função principal engloba a etapa de tratamento da sua rotina de skincare: há o tônico adstringente, que controla a oleosidade da pele, o renovador, que promove a renovação celular com uma esfoliação química, ou ainda os hidratantes específicos para peles sensíveis. "Eles também desobstruem os poros evitando o surgimento de acne e melhorando a absorção dos ativos e hidratantes que vêm em seguida na sua rotina de skincare", explica Dra. Camila. Além disso, o tônico também tem função de ajudar no reequilíbrio do pH da pele.

A diferença entre tônico e água micelar

"A maior diferença entre a água ou leite micelar e o tônico é que o tônico pode conter substâncias adstringentes ou álcool", explica a Dra. Camila Rosa. "É importante atentar-se para isso pois peles sensíveis devem evitar produtos com álcool e adstringentes", ressalva, completando que a água micelar, por sua vez, podem ser usados por todos os tipos de pele, especialmente a sensível.

+ Água Micelar auxilia a remover e controlar a oleosidade no dia a dia

Outra diferença? O tônico, invariavelmente, vem depois do seu limpador facial, complementando a sua limpeza e já tratando sua pele. O leite micelar, por sua vez, é mais versátil: ele pode ser usado sozinho, para uma limpeza prática, gentil e sem enxague, antes do seu limpador facial ou depois, para complementar o passo e retirar o que o seu limpador facial deixou na pele, como maquiagem ou resíduos de poluição.

"A água micelar tem sempre como função principal a limpeza, a remoção da maquiagem e impurezas, e como benefício secundário, tem alguns ativos que ajudam em dores específicas, como uma ação calmante ou hidratante. Já o tônico é o contrário: sua função principal não é a limpeza, e sim o tratamento da pele", resume Renata Ribon de Melo, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

Quando usar um ou outro?

Segundo Dra. Camila Rosa, quando um paciente tem pele sensível, rosácea ou acabou de passar por procedimentos dermatológicos, a indicação é que se troque o tônico pela água micelar. Já para quem tem pele oleosa, com tendência a acne e comedões, o tônico pode ajudar mais topicamente no tratamento (vale lembrar, porém, que nossa Água Micelar também tem ação de controle da oleosidade da pele!).

+ Como o Leite Micelar acalma a pele e reduz a vermelhidão

Mas os dois podem coexistir em uma rotina de skincare?

Podem sim! "Se o objetivo for uma limpeza mais profunda, os dois produtos são indicados, e o uso de um não exclui o outro", esclarece a Dra. Camila. "A água micelar vai entrar com a função de limpar a pele, e o tônico foca no tratamento, além de reforçar essa limpeza".

Outra forma de combinar os dois numa rotina de skincare? Quem prefere pular a limpeza matinal com água e limpador pode deixar a limpeza com enxágue à noite e apostar em uma toalhinha com Água Micelar pela manhã, e depois seguir com seu tônico!

+ Como o Leite Micelar e o Hidratante Facial ajudam a reduzir a aparência dos poros

O Tônico Antiacne pode ser usado no lugar da Água Micelar?

Por ser um tônico de limpeza adstringente, o Tônico Antiacne pode sim ser usado no lugar da água micelar, como o único produto da sua etapa de limpeza, inclusive. Isso caso você esteja sem maquiagem e precise de uma limpeza leve, tá?

Tônico Renovador e Tônico Antiacne x Água Micelar

ácidos na pele

Nosso Tônico Renovador conta, em sua fórmula de tratamento, com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa, além de ajudar a manter o pH da sua pele equilibrado.

Já o Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Os dois podem sim ser usados junto com a Água Micelar da Sallve, que oferece uma limpeza prática, gentil e sem enxágue. Livre de óleos, nossa fórmula bifásica remove a maquiagem do dia a dia, controla a oleosidade sem ressecar e deixa a pele limpa e com um viço incrível. Sua fórmula consiste em uma suspensão de leite de arroz e tensoativos leves, que limpam sem deixar a pele pegajosa ou ressecada, além de niacinamida, que tem ação seborreguladora e antioxidante ao mesmo tempo em que hidrata, e o alfa-bisabolol, que age como anti-inflamatório, acalmando a pele e reduzindo a vermelhidão.

Lembrando sempre da ordem: a Água Micelar vem antes do tônico, seja ele qual for, tá? Depois do tônico, você entra com as fórmulas de tratamento (sérum, creme para olhos...), hidratação e óleos faciais (se for usar) e, por último, proteção solar.

Voltar para o blog