Efeito rebote: o que é, o que causa e como controlar

Efeito rebote: o que é, o que causa e como controlar

O que é o efeito rebote, por que acontece e como evitá-lo? Aqui, dermatologistas tiram todas as suas dúvidas e confirmam: ele existe sim!

Nós já falamos muito por aqui sobre nosso relacionamento com a nossa pele e como, conforme vamos amadurecendo, aprendemos que tantas de suas reações que sempre detestamos na verdade não passam de mecanismos de defesa que temos que aprender a ler. Até mesmo uma crise de acne pode ser sua pele te mandando um recado de que algo que você está fazendo está errado - ou exagerado. Se isso tem nome? Tem sim: se chama efeito rebote.

Máscara Super Renovadora ajuda a reduzir a oleosidade da pele

É claro que você já ouviu falar nele. Mas vamos dar uma mergulhada nesse assunto e entender direitinho por que isso acontece?

efeito rebote

O efeito rebote na oleosidade

O efeito rebote mais conhecido é o da oleosidade, que é o que acontece quando tentamos secar tanto a nossa pele que ela acaba reagindo, avisando que estamos interferindo no que não deveríamos: seu manto hidrolipídico.

Dra. Marisa Gonzaga responde todas as suas dúvidas sobre pele oleosa

"O manto hidrolipídico tem uma função super importante, que é de impermeabilizar a pele evitando a perda de água e a penetração de alérgenos e patógetos, entre outros. Então se você fica tirando demais a gordura da sua pele, o organismo naturalmente tenta fabricar mais óleo para compensar essa retirada e esse ressecamento subsequente, causado pela limpeza intempestiva. Isso é um mecanismo de defesa do organismo, para compensar o ressecamento", explica a dermatologista Dra. Marisa Gonzaga.

Ela segue explicando ainda que o sebo da nossa pele é produzido em função do estímulo do hormônio masculino, mas que alguns outros mecanismos podem favorecer o aumento desta oleosidade como mecanismo de defesa, como a já mencionada limpeza excessiva. "O sebo tem função antioxidante, de manter o microbioma e o pH da pele estáveis", ela afirma. "Ele tem uma função de proteção, não de hidratação. Limpar demais sua pele é uma forma de agressão, e é a produção de sebo que pode ser ativada quando você desengordura demais a sua pele."

Antioxidante Hidratante FPS 30: toque seco e controle de oleosidade

Dra. Denise Steiner descreve outro efeito rebote ligado à produção da oleosidade: "Quando a pele fica muito ressecada, desidratada, alguns mecanismos de imunidade natural são acionados, e ela acaba inflamando. Quando isso acontece, às vezes pode haver uma ação mais intensa das glândulas sebáceas, que respondem a muitos agentes inflamatórios e neurormônios que são liberados quando a pele está inflamada." Ela reforça que a barreira cutânea é uma organização muito precisa da pele, produzindo lipídios, mantendo a água e a proteção da pele. "Quando você desidrata muito, tudo isso é rompido, pode ocorrer uma inflamação e ela, por sua vez, pode levar a uma maior produção de oleosidade."

Existem ativos que podem influenciar diretamente no efeito rebote e na produção de sebo?

Dra. Carla Vidal responde à pergunta de forma enfática: "Existem sim. Um ácido azelaico, por exemplo, vai agir diretamente na glândula sebácea para diminuir a produção de sebo - senão não existiria tratamento para acne. Temos vários outros, como o peróxido de benzoíla, que é mais irritante, ou isotretinoína. Eles vão agir na glândula sebácea diminuindo essa produção de sebo. Só que se eu uso isso demais, vou acabar irritando minha pele, porque é um ácido. E também porque não quero uma pele seca, quero uma pele normal."

Como a Linha Antiacne ajuda no controle de oleosidade da pele?

Dra. Claudia Marçal, por sua vez, completa: segundo ela, produtos mais abrasivos, alcalinos e que promovem uma esfoliação mais profunda esfoliação podem mudar o pH da pele. Esses produtos podem mexer da mesma forma na barreira protetora da nossa pele: "E quando isso ocorre e não hidrato a pele logo na sequência, a única maneira que o organismo tem de tentar se defender dessas agressões sofridas é produzindo mais gordura", explica a dermatologista.

efeito rebote

Como a Água Micelar ajuda a controlar a oleosidade no dia a dia

Porém, engana-se quem pensa que o efeito rebote só acontece em que tem a tão falada pele oleosa. Os dermatologistas garantem que acontece em todos os tipos de pele, justamente pelo uso de produtos muito agressivos.

Alteração do óleo na pele por outros fatores

Vale lembrar, porém, que a alteração na produção de sebo pela pele também pode ter outros fatores: "Às vezes não é só pelo uso de cosmético. Às vezes o aumento de cortisol e estresse também aumentam a produção de óleo ou ocorrência de acne, assim como o excesso de calor e a mudança de pílulas anticoncepcionais", explica Dra. Denise. "Então muitas situações que as pessoas poderiam estar passando na vida delas naquele momento podem estar coincidindo com o momento que ela está usando esse novo produto", ensina.

Óleo Antiacne: benefícios e como usar o óleo facial no tratamento da acne

Outros tipos de efeito rebote

Além da tão temida oleosidade em excesso, há outros tipos de efeito rebote da sua pele que são até mais complicados do que a uma maior produção de sebo, como hipersensibilidade, descamação, vermelhidão e até dermatites -alérgicas ou de contato. "Se a pessoa tem a pele sensível e a desengordura demais, permite a penetração de substâncias que causam alergia em maior quantidade", explica Dra. Marisa. "Você começa a causar uma inflamação, que é o segundo mecanismo de defesa. O primeiro é o manto hidrolipídico, que protege a pele. Se você agride demais esse manto, você atinge o segundo mecanismo de defesa, que é esse processo inflamatório."

9 dicas para cuidar da pele oleosa e que são simples de seguir

Dra. Carla, por sua vez, fala sobre outra forma de efeito rebote: "Imagina uma pessoa com uma inflamação na pele que começa a usar uma pomada de corticóide, e funciona. Vendo isso, ela continua usando. Quando isso acontece, aquela pomada não vai mais ajudar, e sim prejudicar e causar um efeito rebote, como uma dermatite perioral em consequência do uso daquela pomada, que antes era ótima."

Dra. Denise complementa: o efeito rebote também é muito ligado à dependência da pele a alguma substância específica, e concorda: "Acontece muito com corticóides."

Como evitar o efeito rebote?

O conselho da Dra. Carla Vidal é daqueles que a gente não cansa de repetir por aqui: "Tudo deve ser usado na medida. Se eu uso um adstringente mais forte, vou usar um ácido mais fraco. Se eu uso um tônico, uso um ácido mais forte. Eu equilibro a pele de acordo com cada pele - oleosa, mista ou seca. Isso tem que ser sempre equilibrado, senão o paciente volta para mim achando que está com alergia, e às vezes não é alergia, é o creme que foi forte demais para aquele tipo de pele. Ou uma pele já sensibilizada com o frio que recebe um ácido forte demais."

O maior alerta quando se fala sobre efeitos rebotes na pele, com todas as suas reações, gira em torno de uma conversa que já rola aqui entre nós há um tempo: parcimônia no skincare é fundamental. Antes de pesquisarmos todos os ativos e seus benefícios e sairmos empilhando-os na nossa pele, é importante sabermos como inseri-los e se a nossa pele está preparada para recebê-los, ou podemos acabar com um problema mais sério.

Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?

Da mesma forma que nossa relação com o skincare mudou, os produtos em si mudaram também. Vale repensarmos como usamos e sempre - sempre mesmo - ter acompanhamento médico.

Outro ponto importante é pensar sempre que não adianta nada limpar a pele e pular a parte da hidratação. Pele hidratada tem menos chances de sucumbir ao efeito rebote. Para quem sofre com o excesso de oleosidade, o ideal é procurar hidratantes seborreguladores, em gel, sérum ou loção, como o nosso Antioxidante Hidratante ou o Hidratante Firmador.

Então, é melhor evitar cosméticos?

Nada disso: cosméticos são ótimos aliados. Para quem tem pele oleosa, que é a que mais tem tendência ao efeito rebote, na hora da limpeza é importante usar produtos que sejam livres de sulfatos, e álcool, por exemplo. Produtos com hamamélis podem ser uma boa pedida, como o nosso Tônico Renovador, que tem função adstringente sem ressecar a pele.

Já nosso Limpador Facial promove uma limpeza profunda mas delicada, indo além da limpeza hidratando a sua pele e mantendo sua barreira cutânea íntegra.

Na hora de hidratar, a argila pode ser sua amiga, já que ajuda a absorver o óleo e a se livrar das impurezas da pele, deixando os poros limpos e claros, sem excessos. 

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.

Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

linha-antiacne

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar… consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog