Tudo sobre nossas novas embalagens

Tudo sobre nossas novas embalagens

Vem saber um pouquinho mais sobre nossas embalagens do Bálsamo Demaquilante e do Tônico Renovador!

A gente já te contou aqui no blog um pouco sobre como são criadas as embalagens da Sallve, do que são feitas, qual a importância de reciclar e até o que é aquele espacinho vazio nelas. Pois saiba que viemos com novidades: nosso Bálsamo Demaquilante e nosso Tônico Renovador são diferentes, têm embalagem de PET!

Como você já deve saber, as nossas embalagens até agora têm tampa de PP (Polipropileno), enquanto os tubos são de PEAD (polietileno de alta densidade) e PEBD (Polietileno de baixa densidade). Vale ressaltar que usamos polietileno verde, 100% reciclável.

Porém, os novos integrantes da família Sallve têm uma embalagem diferente, feita de PET (Politereftalato de etileno) - e quem explica o motivo é o Flávio Pesante, consultor de P&D, embalagem e inovação da Sallve.

No caso do Bálsamo Demaquilante, tem tudo a ver com a compatibilidade dos ingredientes com a embalagem: "A escolha do PET para o Bálsamo Demaquilante foi em função da resistência química deste material, em função de nossa fórmula”, explicou.

Como o Bálsamo Demaquilante tem uma fórmula "oleosa", o polietileno não apresenta a mesma resistência química do PET. No caso das outras fórmulas, todas se encaixam perfeitamente ao PEAD/PEBD, e por isso o material foi escolhido.

Já sobre a embalagem do Tônico Renovador, quem explica é Antonella Vanoni, Lead de design da Sallve: "Mantivemos o PET por uma questão de padronização das nossas embalagens. Nossa lógica é de que produtos com embalagens iguais precisam ser feitos do mesmo material."

Flávio explica ainda que o que faz a resina PET – conhecida por sua aplicação em garrafas de bebidas carbonatadas, como refrigerante, água com gás, etc - ser tão procurada por alguns setores é sua resistência mecânica e química, o brilho e a transparência.

“A leveza do PET permite produzir garrafas e frascos de alta capacidade volumétrica, com baixo peso e perfeita manutenção da segurança em todas as etapas (envase, empacotamento, distribuição, utilização final pelo consumidor)”, afirmou.

Ok, mas e os benefícios ambientais?

O impacto ambiental é assunto importante aqui na Sallve, e sempre estamos preocupados em adequar as nossas embalagens ao que é melhor para o meio ambiente. Então é claro que as embalagens do nosso Bálsamo Demaquilante e Tônico Renovador não ficariam fora dessa: elas são feitas de PET e são 100% recicláveis, como todo o resto da família de produtos.

Os benefícios ambientais proporcionados pelas embalagens de PET no pré-consumo são: redução do desperdício de produtos e embalagens, já que não se quebram mesmo após quedas consideráveis, e economia de água no envase de refrigerantes e outras bebidas na lavagem de cascos vazios.

“Como ilustração, são necessários seis litros de água para cada litro de refrigerante produzido em sistemas de embalagens retornáveis, enquanto o sistema que utiliza as garrafas recicláveis de PET precisa de apenas dois litros”, contou Flávio Pesante.

tonico renovador da sallve

Quando falamos no pós-consumo, os benefícios também existem. "A indústria do PET trabalha incessantemente para desenvolver aplicações para o PET reciclado. Esse trabalho reflete-se no índice brasileiro de reciclagem de PET, um dos maiores do mundo, e na vasta gama de produtos que utilizam o PET reciclado, sendo encontráveis no dia-a-dia das pessoas comuns inúmeros itens como bancos de ônibus, carpetes de carros, vassouras, cordas,  roupas, aparelhos de telefone celular, novas embalagens entre muitos outros.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog