Do que são feitas as embalagens da Sallve?

Do que são feitas as embalagens da Sallve?

Você já deve ter visto a marca I’m green nas nossas embalagens, né?

Pra começo de conversa, vamos falar rapidamente sobre aquecimento global: uma assustadora realidade que acontece porque, em nosso dia a dia, usamos energia em tudo o que fazemos. Inclua aí, aliás as embalagens que usamos na nossa alimentação e em tudo o que usamos na nossa rotina, como  cosméticos. Essa produção de energia emite gás carbônico (CO2) na atmosfera, e o CO2 contribui para o efeito estufa, que aumenta as temperaturas da Terra. 

Conhecendo a textura de todos os produtos da Sallve

O que podemos fazer como consumidores responsáveis? 

É aqui que entra a importância de nos informarmos sobre as embalagens do que consumimos, além de como descartá-las corretamente, afinal, não basta misturá-las com a coleta de plástico, sabia?

Reciclagem de cosméticos é necessária: saiba como fazer

Vale também sempre lembrar como é bacana ser responsável e observar se as marcas que você escolhe estão alinhadas com a responsabilidade ambiental. Exatamente por isso, pode ser que pinte uma curiosidade em entender como ou de que são feitas as embalagens da Sallve, e por que fizemos as escolhas que fizemos.

Embalagens da Sallve: Antioxidante Hidratante e Limpador Facial

Atrás das embalagens do Antioxidante Hidratante e do Limpador Facial, você já deve ter notado que há o selo do Eu Reciclo, além dos símbolos de reciclagem, que te informam os materiais usados na embalagem. Eles são, na tampa o PP (Polipropileno), e nos tubos o PEAD (polietileno de alta densidade) e PEBD (Polietileno de baixa densidade).

Como são criadas as embalagens da Sallve?

O logo I’m green, da Braskem, que aparece nessas embalagens, indica que ela é feita com Polietileno Renovável, ou seja, que utiliza um plástico proveniente da cana-de-açúcar, que captura CO2 em seu processo.

“O aquecimento global é um tema latente e muito discutido mundialmente. O fato de o PE Verde vir da cana-de-açúcar, que absorve gás carbônico durante seu crescimento, faz do material uma das importantes soluções para o meio ambiente”, afirma Rafaela Baldin, Gerente Comercial da Braskem. 

embalagens da sallve

“A  marca I´m green foi criada para integrar o nosso portfólio de produtos sustentáveis, e o logo pode ser aplicado em embalagens que tenham, pelo menos, 51% de conteúdo renovável, o que traz um diferencial e garante transparência ao consumidor, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e redução da emissão dos gases de efeito estufa”, complementa Rafaela. 

O que é aquele espacinho vazio nas embalagens da Sallve?

O processo para produzir o polietileno verde é o seguinte: a cana-de-açúcar absorve gás carbônico para crescer e passa por alguns processos de moagem na Usina, de onde é extraído o caldo, que passa pelo processo de fermentação até virar etanol. Com esse etanol, a fábrica da Braskem produz o polietileno verde. Assim, o PE verde é transformado em produtos finais, como as embalagens da Sallve. E é importante lembrar que ele é 100% reciclável. 

“Em 2018, a Braskem firmou seu compromisso com a Economia Circular. O polietileno de fonte renovável é produzido desde 2010 e faz parte das soluções da Braskem para fechar o ciclo do plástico. No caso da Sallve, por exemplo, como estamos falando de bisnagas plásticas em Polietileno Verde, elas são recicláveis, contribuindo para o desenvolvimento da Economia Circular”, explica Rafaela. 

As embalagens do Esfoliante Enzimático, Sérum Antiacne, Hidratante Firmador e Máscaras Faciais

Para a produção das bisnagas dos nossos lançamentos seguintes, porém, o material é outro - a resina de polietileno. Quem explica é Flávio Pesante, gestor do desenvolvimento de embalagens da Sallve: "As resinas de polietileno destas embalagens são grades farmacêuticos, utilizados para que tenhamos a segurança e proteção necessária para garantir a 'vida de prateleira' do produto. Ela garante um tempo maior desde a produção até o consumo efetivo. Afinal, é essencial ter a qualidade satisfatória em termos sensoriais e funcionais durante este processo".

Conheça a Fareva, que fabrica os produtos da Sallve

Flávio explica ainda que as propriedades de cada resina têm como objetivo a segurança das nossas fórmulas, e que a escolha do material deve ser apropriada a cada produto: "Refletir sobre a importância da embalagem tem tudo a ver com a satisfação dos clientes. Além de serem bonitas e terem relação com a marca, devem oferecer atributos, como conveniência, praticidade e facilidade de uso. É necessário que o produto proporcione segurança e conforto ao consumidor, ao mesmo tempo que demonstra proteção", segue, citando ainda a compatibilidade do material da embalagem com a fórmula do produto específico: "No caso da resina, sua composição química tem componentes que reduzem a reação com ativos de nossas fórmulas, como o próprio acido hialurônico". Nosso consultor de p&d, embalagem e inovação faz questão de citar ainda que estas embalagens são fáceis de reciclar.

As embalagens do Tônico Renovador e do Bálsamo Demaquilante

As embalagens do nosso Tônico Renovador e Bálsamo Demaquilante, por sua vez, são de PET - um material 100% reciclável.

No caso do Bálsamo Demaquilante, a escolha teve a ver com a compatibilidade dos ingredientes e a embalagem, "em função da resistência química deste material, em função de nossa fórmula”, explica Flávio. Como o Bálsamo Demaquilante tem uma fórmula "oleosa", o polietileno não apresenta a mesma resistência química do PET. No caso das outras fórmulas, todas se encaixam perfeitamente ao PEAD/PEBD, e por isso o material foi escolhido.

Tudo sobre nossas novas embalagens

Já no caso do Tônico Renovador, a escolha se deu pela padronização das nossas embalagens. Flávio explica ainda que o que faz a resina PET (conhecida por sua aplicação em garrafas de bebidas carbonatadas, como refrigerante) ser tão procurada por alguns setores é sua resistência mecânica e química, o brilho e a transparência.

“A leveza do PET permite produzir garrafas e frascos de alta capacidade volumétrica, com baixo peso e perfeita manutenção da segurança em todas as etapas (envase, empacotamento, distribuição, utilização final pelo consumidor)”, afirmou.

Quem faz os produtos da Sallve? Conheça nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento

Os benefícios ambientais proporcionados pelas embalagens de PET no pré-consumo são: redução do desperdício de produtos e embalagens, já que não se quebram mesmo após quedas consideráveis, e economia de água no envase de refrigerantes e outras bebidas na lavagem de cascos vazios.

“Como ilustração, são necessários seis litros de água para cada litro de refrigerante produzido em sistemas de embalagens retornáveis, enquanto o sistema que utiliza as garrafas recicláveis de PET precisa de apenas dois litros”, contou Flávio Pesante.

Geladeira de skincare: as beauty fridge funcionam mesmo?

Quando falamos no pós-consumo, os benefícios também existem. "A indústria do PET trabalha incessantemente para desenvolver aplicações para o PET reciclado. Esse trabalho reflete-se no índice brasileiro de reciclagem de PET, um dos maiores do mundo, e na vasta gama de produtos que utilizam o PET reciclado, sendo encontráveis no dia-a-dia das pessoas comuns inúmeros itens como bancos de ônibus, carpetes de carros, vassouras, cordas,  roupas, aparelhos de telefone celular, novas embalagens entre muitos outros.

 

Voltar para o blog