12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Elencamos 13 hábitos que podem contribuir para o envelhecimento da pele. Vamos conversar? Pode ser um bom momento para revermos alguns nossos costumes.

Quando se fala em envelhecimento da pele, é comum pensar imediatamente no passar do tempo. Sim, é verdade mesmo: com o passar dos anos, nossa pele vai mudando. A produção de colágeno e elastina vai diminuindo, a renovação celular vai ficando mais lenta, e com isso vamos sentindo nossa pele ficando mais seca, flácida e sem viço. Ao mesmo tempo, sinais vão começando a aparecer, como linhas, rugas, manchas, e daí por diante. Tudo isso faz parte de um processo natural do nosso corpo.

Esse, porém, é apenas um fator que contribui para o envelhecimento da nossa pele: é o envelhecimento intrínseco, que acontece graças ao desgaste das células do nosso corpo. Mas sabia que há fatores externos que contribuem para que esse processo aconteça de forma acelerada? É o envelhecimento extrínseco, que tem como causas uma série de hábitos bem comuns do nosso dia a dia: pense em exposição solar, poluição e até dormir pouco. Conhecendo um pouco sobre como cada um desses hábitos acelera o envelhecimento da pele, fica mais fácil cuidar dela. Não é nada difícil, viu?

Beber pouca água

Beber pouca água afeta diretamente a nossa pele. O baixo consumo diário de água resulta em um corpo desidratado, e por sua vez, uma pele desidratada também. Isso, por consequência, acelera o envelhecimento da pele, visto que uma pele seca perde seu viço e está muito mais propensa a desenvolver rugas prematuramente. Não só isso, a falta de água na pele afeta diretamente sua sustentação e a consistência das fibras de colágeno.

A SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - indica que "uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora", aconselhando o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia.

+ O que a água faz pela nossa pele?

envelhecimento precoce

Fumar também envelhece a pele

Sabe aquela pele viçosa que você tanto cultiva? Pois o cigarro não é amigo dessa pele com aspecto saudável: a cada tragada, a concentração de oxigênio no sangue diminui, deixando a pele opaca.

O tabagismo também aumenta a liberação de radicais livres no nosso organismo. Radicais livres, como a gente já explicou por aqui, atacam diretamente as fibras de colágeno e elastina - ou seja, fumar compromete a proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. Não para por aqui: por conta da nicotina, a pele fica com tom amarelado e pode ficar manchada.

+ O que são radicais livres e como antioxidantes ajudam a combatê-los

Exposição solar sem proteção

Sim, o sol também ajuda a envelhecer a pele de forma prematura. É que a radiação UV também promove o aumento da produção de radicais livres. Não só isso: a radiação UV também resseca a pele, e pele ressecada é uma pele mais propensa ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Por isso que tanto dizem: o protetor solar é o melhor cosmético para prevenir o envelhecimento precoce da sua pele, além de ser fundamental para se prevenir contra o câncer de pele. Ele deve ser usado diariamente, e reaplicado a cada duas horas (ou menos, caso você sue muito), não pode ser esquecido nem dentro de casa e sim, deve ser usado até no inverno.

+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

Poluição

Até a poluição tem papel no envelhecimento precoce da pele: “Essas substâncias que ficam no ar em grandes cidades – monóxido de carbono, sílica, fuligem etc. - acabam acumulando na pele. Elas vão obstruir os poros e dificultar que as células de defesa atuem da melhor forma, sofrendo um processo de regulação um pouco descontrolado. Há também um aumento na ‘fabricação’ de radicais livres, devido à presença desses poluentes. A pele pode ficar com um quadro inflamatório maior”, explica a dermatologista Dra. Fernanda Junqueira. "Sinais, poros dilatados, enfim, até mesmo manchas em alguns quadros clínicos”, continua.

+ Como a poluição pode prejudicar sua pele

Luz azul

"Também é preciso proteger a pele da luz visível, que é a iluminação emitida por lâmpadas e pela tela do computador ou celular", esclarece o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista. Ela pode agravar problemas, como o melasma, promovendo uma pigmentação mais difícil de tratar, e é uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, aumentando a produção de radicais livres.

Sedentarismo

A prática de exercícios físicos regularmente se reflete positivamente em todo o nosso organismo, inclusive na nossa pele, melhorando a circulação sanguínea e combatendo a flacidez, entre tantos outros benefícios.

Estresse

Quando se fala em efeitos do estresse na pele, a acne não é o único deles: durante um momento de ansiedade ou estresse, há um aumento na liberação dos hormônios adrenalina, insulina e cortisol, que, liberados com frequência, causam inflamação e redução da produção de colágeno. Ah, e se você se pegou pensando se os músculos tensos da face também se encaixam aqui: sim! Eles aprofundam rugas e aceleram seu aparecimento.

+ Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele e como amenizá-los

Tomar banho quente demais

Quem segue o blog da Sallve já aprendeu que a água quente afeta a barreira cutânea e deixa a pele desidratada - e, como já aprendemos aqui, pele desidrata está mais suscetível ao envelhecimento precoce. Ah, e tem mais: "Com essa desidratação, a pele entende que precisa produzir ainda mais óleo (o temido efeito rebote), o que pode causar uma dilatação nos poros", explicou a dermatologista Dra. Camila Rosa no nosso texto sobre a água quente. Ela explicou ainda que "dermatites pioram muito com água quente".

Dormir mal

Você já deve ter ouvido falar por aí no sono da beleza. E ó, não e mito: "Durante o sono, nossa pele entra em vários processos de regeneração - ela faz várias trocas de detox mesmo!", explica a dermatologista Dra. Monalisa Nunes. "É nesse período também que os hormônios de crescimento liberados pelo nosso organismo fazem com que a pele se renove com mais facilidade. E durante o sono, também, nossa pele produz mais colágeno", ela segue listando.

Então quer dizer que a nossa pele só faz renovação celular dormindo? Não! "A nossa pele faz renovação celular o tempo todo, é um ciclo contínuo. O que acontece é que durante o sono ele se intensifica", responde a dermatologista consultora da Sallve, citando aqui o tão famoso sono da beleza: ele é, de fato, literalmente, renovador.

Vale lembrar que a renovação celular é o processo de troca de células mortas por células novas pela nossa pele. Quanto mais afiado for esse processo, mais viçosa sua pele vai ser.

+ Como a nossa pele sabe que a gente tá dormindo?

Excesso de álcool

A gente já conversou aqui: conhecer os efeitos do álcool na pele é essencial para saber como evitar que sejam permanentes. Você já deve ter entendido, por essa listinha, que manter a pele hidratada é essencial para que evitar seu envelhecimento precoce, certo?

Pois então: para metabolizar uma molécula de álcool, seu organismo precisa lançar mão de nove moléculas de água. Quando não há moléculas de água suficientes no corpo, o organismo passa a retira-las da pele. Tem ainda o efeito inflamatório: sabe aquela cara de ressaca? Ela é efeito desse processo também.

Alimentação desequilibrada

Uma alimentação equilibrada, com pelo menos cinco porções de frutas ou verduras ao dia (indicação da OMS), é um dos passos essenciais para um organismo saudável e também para evitar o envelhecimento da pele de forma precoce.

Segundo a dermatologista consultora da Sallve, Dra Liliana Bechelli Torloni, nós podemos considerar os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) como elementos de fundamental relevância para nossa saúde e, consequentemente, para a pele, se consumidos de maneira equilibrada, dando preferência aos mais saudáveis: "E estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes (minerais e as vitaminas) na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele”.

+ Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

Quer mais benefícios de uma alimentação balanceada? Ela pode ajudar a combater a ação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce da pele.

Não seguir uma rotina de cuidados com a pele

Manter uma rotina consistente é essencial para manter sua pele saudável. E ela não precisa ser enorme, com vários produtos: limpar, hidratar e proteger são as 3 etapas essenciais de qualquer rotina de skincare, e devem estar sempre em dia.

Para incluir a prevenção ao envelhecimento precoce nessa jornada, opte por antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres. Aqui na Sallve, você tem três fórmulas antioxidantes para o rosto:

Antioxidante Hidratante é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. O Antioxidante Hidratante combina a hidratação do Ácido Hialurônico a seis antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina EResveratrolNiacinamidaCafeína e agora a carnosina. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul

Já o Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, o Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

óleo antioxidante facial

Se você busca uma hidratação ainda mais profunda, pode optar pelo Óleo Antioxidante: um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele. Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

+ Conheça a linha de produtos antioxidantes da Sallve

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Login efetuado com sucesso!