Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Se você sempre ficou confuso sobre esse assunto, aqui é seu lugar!

Alguns termos do mundo do skincare ficam mais marcados que outros pelos mais variados motivos. E tem dois deles que andam muito juntos e muita gente até pode pensar que se trata da mesma coisa ou que estão intimamente ligados para todo o sempre. Esse é o caso da esfoliação e da renovação celular.

A gente já falou sobre os dois pontos em textos aqui no blog, mas é sempre bom entender melhor algumas particularidades desse assunto. Afinal, ele é extremamente importante pra saúde da nossa pele e manter aquele viço que tanta gente ama de paixão.

Esfoliação e renovação celular

Esfoliação e renovação celular: são iguais?

Não, não é tudo a mesma coisa, mas uma pode auxiliar a outra. Por isso, vamos relembrar exatamente o que cada uma delas faz.

+ Renovação Celular: o que é e por que é tão importante

A renovação celular é um processo do nosso corpo. Dura 28 dias em média, mas conforme envelhecemos esse tempo aumenta, podendo chegar a 40 dias a partir dos 26 anos, por exemplo. Nesse período, uma célula nasce na camada mais profunda da epiderme e vai sendo transportada para a camada córnea (a mais superficial da pele). Lá, ela já chega como uma célula morta e fica por ali até “descamar”.

Com o surgimento de novas células, as anteriores (já mortas), vão sendo descartadas. O ponto é que, conforme envelhecemos, esse ritmo de renovação celular diminui, podendo causar um acúmulo dessas células mortas na superfície da pele. Como a taxa de renovação celular diminui, nossa pele perde o viço. Como há um acúmulo dessas células mortas na camada córnea, a pele fica opaca, sem brilho e sem vitalidade, perdendo força. Como já disse a Dra. Denise Steiner aqui no blog:

"Essa é a fisiologia normal da pele: uma célula ser trocada, não retida. Quando ela está retida, ela desidrata, e todo o funcionamento passa a ser anormal.”

Dra. Denise Steiner

+ Esfoliação da pele: como fazer e qual a sua importância

Diferença sutil

Por isso que é importante estimular a renovação celular. A esfoliação não é a renovação celular em si, ela a estimula. Mas como? Lembra que falamos do acúmulo de células mortas na superfície da pele, que deixam a pele opaca, sem brilho?

+ Esfoliação física, química, biológica: conheça as diferenças

Pois bem, a esfoliação age removendo ativamente a camada morta da pele. Se você não remove essas células mortas, além da pele ficar opaca e sem vitalidade, isso tudo pode resultar em manchas, poros entupidos, cravos e espinhas.

Uma boa esfoliação pode ajudar nessa tarefa de manter a pele saudável, deixando a pele mais brilhante e ainda melhorando a eficácia dos produtos para cuidado com a pele, aumentando sua absorção.

Entendeu a diferença sutil? Enquanto a renovação celular é o processo de nascimento e morte da célula, a esfoliação é o ato que tira a camada de células mortas da superfície da pele, estimulando a renovação celular (que vai ficando com o ritmo mais lento ao longo dos anos).

Sallve e a renovação celular

Já falamos aqui no blog sobre tipos de esfoliação. Aqui na Sallve temos três produtos que tem muito a ver com a renovação celular, deixando a pele mais viçosa e forte. Anota aí!

+ Os benefícios (e cuidados!) da esfoliação para pele acneica

O primeiro deles é o Tônico Renovador, que promove uma esfoliação química diária em sua pele, deixando-a mais viçosa, com seus poros mais limpos e sua textura mais uniforme. Em sua fórmula, Alfa-hidroxiácidos (AHAs), como o ácido glicólicoácido láticoácido málico.

Esfoliação e renovação celular

Um esfoliante químico é feito com ativos que estimulam a renovação celular, como os AHAs. Esses ingredientes dissolvem a "cola" que mantém juntas as células mortas da pele e que não são removidas durante a limpeza. Você não precisa necessariamente esfregar o rosto, o produto químico faz isso por você.

Na nossa família também temos o Esfoliante Enzimático, que deve ser usado no máximo 2x por semana e nunca no mesmo dia do Tônico Renovador. Ele combina três tipos de esfoliação (enzimática, física e química) para promover uma ação mais poderosa e prolongada, removendo as células mortas sem agredir a pele, uniformizando textura e relevo, estimulando a renovação celular e removendo cravos - tudo isso hidratando e protegendo sua pele.

+ Tônico Renovador x Esfoliante Enzimático: entenda as diferenças

Já te falamos como um esfoliante químico funciona, no caso da esfoliação física ela retira essa camada de células mortas por atrito. A esfoliação enzimática, por sua vez, utiliza as enzimas para “digerir” o acúmulo de células mortas da superfície da pele. Elas "desmancham" o sebo acumulado e a queratina na camada mais superficial da pele, diminuindo a coesão celular e deixando a pele mais uniforme e viçosa.

Por fim, você já deve ter visto que o Sérum Uniformizador também tem entre seus benefícios o estímulo da renovação celular. Isso acontece por conta do retinol biomimético, que age de uma forma diferente dos outros esfoliantes que citamos. O retinol estimula a diferenciação e a proliferação celular da matriz extracelular.

+ Como o Sérum Uniformizador ajuda a melhorar a textura da pele

"A epiderme, na camada basal, vai se modificando e se transformando nas camadas subsequentes, como a camada espinhosa, a granulosa. Isso tem um tempo para acontecer. Quando você usa o retinol, esse tempo se acelera e com isso aceleramos a renovação celular", explica Dra. Carine Dal Pizzol, gerente do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve. "O retinol faz esse processo de forma mais rápida, por isso você pode apresentar vermelhidão e descamação após o uso. Com o retinol-like, como o retinol biomimético, o mecanismo de ação é o mesmo, mas de forma mais lenta e menos agressiva", diferencia.

Essa é a maior diferença da ação dos BHAs e AHAs e do retinol quando se fala em renovação celular. Com eles, essa renovação celular acontece nas camadas mais superficiais da pele. Já com o retinol biomimético, esse estímulo à renovação celular começa nas camadas mais profundas da pele.

Voltar para o blog