Esfoliação da pele: como fazer e qual a sua importância

Esfoliação da pele: como fazer e qual a sua importância

Esse passo da sua rotina de skincare ajuda na renovação celular da pele <3

Lembra que já falamos aqui sobre a renovação da pele? Uma das formas mais eficientes de promovê-la é justamente com a esfoliação. Porém, muita gente não entende muito bem como isso tudo funciona. Ou ainda por que é tão importante incluir esse passo na rotina de skincare.

De forma geral, esfoliar é o processo de remover células mortas da superfície da pele. Se você não retira esses resíduos, a pele fica opaca, sem brilho e vitalidade. Além disso, pode resultar em manchas, poros entupidos, cravos e espinhas.

Crédito: Pexels

Uma boa esfoliação pode ajudar nessa tarefa de manter a pele saudável! Segundo a Academia Americana de Dermatologia, a esfoliação deixa a pele mais brilhante e ainda melhora a eficácia dos produtos para cuidado com a pele, aumentando sua absorção. Ótimo, né?

Como fazer esfoliação?

“A esfoliação deve ser feita em movimentos circulares e suaves. A recomendação é que seja feita de uma a duas vezes na semana, sem excessos. A escolha do produto vai depender do tipo de pele do paciente, já que nem todos podem usar um esfoliante mais abrasivo”, explica a dermatologista Dra. Ana Carolina Sumam.

Quantas vezes por semana posso fazer esfoliação?

A prática pode ser adotada por todos os tipos de pele, mas a frequência com que isso deve ser feito deve ser indicada pelo seu dermatologista, já que cada tipo de pele tem suas particularidades: as mais oleosas podem pedir uma esfoliação duas vezes na semana, enquanto nas secas uma vez pode ser suficiente. Esfoliar demais não é nada bom e pode causar o temido efeito rebote na oleosidade. Portanto, atenção!

Crédito: Pexels

Os tipos de esfoliação

Os esfoliante físicos ou manuais são aqueles que promovem a retirada mecânica das células mortas da pele usando o atrito físico. Pode ser uma esponja esfoliante ou um produto que contém pequenas partículas que você massageia pelo rosto e depois enxágua.

Enquanto isso, o esfoliante químico é feito com ativos que estimulam a renovação celular, como ácido, enzimas e retinóides. Esses ingredientes dissolvem a "cola" que mantém juntas as células mortas da pele e que não são removidas durante a limpeza. Você não precisa necessariamente esfregar o rosto, o produto químico faz isso por você.

Entre os ativos químicos estão, os Alfa-hidroxiácidos (AHAs), como o ácido glicólico, ácido lático, ácido málico - estes presentes na fórmula do nosso Tônico Renovador, que promove uma esfoliação química diária em sua pele, deixando-a mais viçosa, com seus poros mais limpos e sua textura mais uniforme. Há também os Beta-hidroxiácidos (BHAs), como o ácido salicílico.

As enzimas (papaína, bromelina, etc) já são uma solução mais suave do que os ácidos, não danificando ou removendo o tecido da pele, apesar de penetrarem consideravelmente na pele para limpar os poros. Já os retinóides são derivados da vitamina A e ajudam na regulação da renovação celular.

Você já conhece nosso Esfoliante Enzimático? Ele combina três tripos de esfoliação (enzimática, física e química) para promover uma ação mais poderosa e prolongada, removendo as células mortas sem agredir a pele, uniformizando textura e relevo, estimulando a renovação celular e removendo cravos - tudo isso hidratanto e protegendo sua pele.

Esfoliar a pele acneica

Sim, as peles acneicas podem se beneficiar com a esfoliação, mas o melhor nesses casos é consultar um especialista antes de pensar em passar algo agressivo no seu rosto. “Para esse tipo de pele é muito importante a renovação celular. Ajuda na redução da oleosidade e contribui com o tratamento”, aponta a Dra. Sumam. Nas peles com acne, é bastante comum o uso de ácido salicílico para promover a esfoliação. 

Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

 

Voltar para o blog