espremer espinha

Pode espremer espinha? Uma dermatologista explica por que não

Todo mundo já ouviu falar que espremer espinha é ruim. Mas por quê? Aqui você entende não só isso mas por quê é importante agir logo.

espremer espinha

É um daqueles erros tão clássicos do skincare que todos nós já fizemos: não, não é tomar banho quente. Ah, e nem dormir de maquiagem (embora todo mundo já tenha feito um ou outro, ou os dois). É espremer espinha mesmo. A gente sabe que é errado, que não pode, que marca a pele, mas pode falar: você nunca espremeu uma espinha?

Só que ó, nem é spoiler: espremer espinha é muito ruim para a nossa pele. E se você sempre achou que era exagero, quando a única coisa que você queria era sumir com ela, pare, respire e pronto: vamos falar sobre espremer espinha.

Antes de espremer espinha, vamos entender o que ela é

Para começo de conversa, a gente começa com o básico. O que é uma espinha? "A espinha é uma pápula (uma bolinha, em linguagem médica) infectada e inflamada, fruto da proliferação excessiva da glândula sebácea. O conteúdo da espinha é sebo mais células mortas, basicamente, associados aos agentes infecciosos", explica Dra. Monalisa Nunes.

"Quando acontece uma espinha, aquela região da pele fica inflamada e muitas vezes dolorida. Ela pode ser infectada, porque normalmente há uma bactéria ou fungo que está ali colonizando aquele ponto. Então pense naquela região da pele como uma inflamação, em que há uma guerra do nosso sistema imunológico contra as bactérias", segue a dermatologista consultora da Sallve.

Por que é ruim espremer espinha?

"Quando você espreme uma espinha, você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura. Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas) e da formação de cicatrizes de acne", explica Dra. Monalisa.

Aliás, como se formam as cicatrizes de acne?

A dermatologista explica que as cicatrizes são causadas pela própria ferida que a espinha causa: "Muitas vezes esse processo se aprofunda um pouco mais - as espinhas têm diversas profundidades -, chegando a tal ponto que forma cistos e nódulos. Então quando a espinha ultrapassa a barreira da derme, aprofundando-se na espessura da pele, aumenta o risco de cicatriz, já que se interrompe ali a produção de colágeno e elastina".

+ A importância de cuidar das suas espinhas

Por isso, nada de espremer espinha sozinho em casa. O ideal, caso isso seja realmente necessário, é conversar com seu dermatologista e buscar um profissional esteticista que ajude a extração da espinha com os cuidados e conhecimento necessários para que não haja problemas depois.

E o que acontece se não espremer a espinha?

Nada disso significa, porém, que você deve deixar suas espinhas de lado e não tratar: "A gente tem que pensar sim no problema a longo prazo, como você desenvolver uma cicatriz. Quanto mais tarde você tratar de uma espinha, mais complicado é", diz a dermatologista Dra. Juliana Piquet. "Dá muito mais trabalho e custa muito mais caro".

Dra. Juliana alerta que é muito importante ficar de olho e tomar cuidado com lesões maiores em algumas localizações, inclusive. "Pode realmente ser perigoso. Especialmente no rosto, dependendo do ponto. Por exemplo, há uma comunicação com os seios da face ou contato com meninge, e isso pode acarretar um quadro de infecção à distância. Especialmente perto do nariz e entre as sobrancelhas", especifica a dermatologista. "Teoricamente, porém, isso pode acabar acontecendo em qualquer área, dependendo da progressão do caso, que pode levar a pneumoniameningite e até septicepmia.

Não precisa ficar apavorado: a Dra. Juliana deixa claro que estes não são eventos comuns - na verdade, são bem raros -, mas é importante sempre sabermos do risco que uma espinha não tratada tem.

Por isso, o ideal é sempre agir rápido, evitando a proliferação daquele quadro inflamatório/infeccioso. Não por estética, mas por saúde mesmo: "Quanto mais tarde você tratar dela, mais complicado é", já nos disse a Dra. Juliana Piquet: "Dá muito mais trabalho e custa muito mais caro".

E como os secativos ajudam?

Dra. Monalisa afirma que os secativos são ótimos aliados para tratar espinhas pois eles agilizam esse processo de cicatrização, evitando principalmente - e talvez justamente? - que a gente teime em manipular as nossas espinhas. "Além disso, ela diminui as chances da inflamação aumentar e se tornar uma espinha mais profunda, minimizando os riscos de manchas e cicatrizes".

Linha Antiacne

linha antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne.

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog