Estresse e acne: por que acontece e como cuidar

Estresse causa acne sim, e aqui você entende por que e como cuidar. Relaxa e vem, vai dar tudo certo!

2020 foi o ano em que mais sentimos o efeito do estresse em todos os aspectos da nossa vida. Pense nos seus hábitos mais comuns: sono, alimentação, relacionamentos, saúde mental... É inevitável. Tudo isso sofreu com o estresse que esse ano indiscutivelmente trouxe. Não estranhamente, sua pele sofreu também, e tudo isso pode ter se manifestado nela em forma de acne. Sim, 2020 foi o ano em que aprendemos na pele, literamente, que estresse e acne estão intimamente ligados.

estresse e acne

Estresse e acne: por que acontece

Tem uma explicação bem clara sobre a ligação entre acne e estresse. Você começa a ter espinhas quando entra em um quadro de estresse porque, basicamente, seu corpo produz um hormônio liberador de corticotropina, que altera os índices de cortisol no seu organismo.

+ Acne adulta na pandemia: não é só você que está sofrendo!

Essa alteração nos níveis de cortisol, por sua vez, age diretamente nas glândulas sebáceas, fazendo com que elas produzam mais sebo, que pode levar ao entupimento de poros. Além disso, há ainda um aumento da produção de androgênios pelas mulheres. Normalmente, elas têm níveis baixos deste hormônio no organismo, mas com o estresse, esses níveis aumentam. O resultado? Espinhas irritantes que teimam em aparecer.

Outro gatilho da acne causada por estresse é a baixa na imunidade, causada pelo mesmo cortisol, que desequilibra as células de defesa do nosso organismo, inibindo o funcionamento do nosso sistema imunológico. E se você lembrar que inflamações acneicas também são causadas por bactérias no seu rosto, fica fácil ligar os pontos.

O cansaço, por sua vez, também tem papel nesse quadro. Alguns estudos já comprovaram que há uma ligação direta entre a falta de sono e inflamações na pele. É que a falta de sono também altera os níveis de cortisol no nosso organismo.

Onde aparecem as espinhas da acne causada por estresse

Lembra do mapa das espinhas, que te ajuda a detectar o que está por trás da sua acne baseada na localização das espinhas no seu rosto? Então, vamos lá: a acne causada por estresse geralmente aparece nas áreas mais oleosas do seu rosto. Além de espinhas, você pode notar também poros mais dilatados, mais cravos brancos ou pretos, uma piora na textura da pele e até mesmo um aumento naquele brilho de oleosidade.

Como tratar

Tratamentos tópicos à base de ácido salicílico, para secar as espinhas e controlar a oleosidade da pele, são bem vindos e recomendados, especialmente em texturas mais leves. Mas esse é um daqueles momentos em que uma abordagem holística é essencial: a gente trata topicamente, na nossa pele, e trata mentalmente também.

É a hora de revermos nossa rotina, o que pode estar causando esse estresse e abrir espaço para o que possa reequilibrar nossa saúde mental - sejam atividades físicas, meditação, leitura ou outros hobbies, menos cobrança e um tempo para relaxarmos. Por dentro e por fora: esse é o tratamento ideal da acne causada por estresse ou cansaço.

A alimentação também pode ajudar, viu? Você pode não reparar, mas tente prestar atenção se não está comendo mais gordura, carboidratos ou alimentos processados do que o normal. "Isso faz com que haja uma alteração hormonal mesmo. Temos uma influência nas glândulas de gordura pela irregularidade hormonal, e hoje em dia sabemos também que há um eixo direto entre pele e intestino, que faz com que essa acne apareça", já nos explicou a dermatologista Dra. Camila Rosa.

E para finalizar, não se desespere

Sabe o que pode piorar esse quadro de acne por estresse? Ficar nervoso com a reação da pele. Como a gente já falou aqui tantas vezes, nossa pele está simplesmente reagindo a algo que está acontecendo dentro do seu corpo, te avisando que há algo que você precisa regular.

"É importante tentar entender as reações e como lidar com elas", já nos ensinou Julia Petit. "Na verdade, esse olhar cuidadoso deve existir sempre, né? "Assim a gente percebe no comecinho que a pele está começando a ficar esquisita. Por isso a gente tem que se olhar com atenção, carinho e paciência", diz Julia, com toda a sua experiência: "A pele ajuda tanto a gente a se conhecer melhor"!

estresse e acne

Você se desesperar com um quadro de acne por estresse só vai te deixar... Mais estressado. Acne acontece, é normal. E quanto mais estressado você tiver, pior sua pele vai ficar. Por isso relaxa, respira, e trabalhe junto com a sua pele, cortando esse círculo vicioso.

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso que seca espinhas em 24 horas, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar a pele. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu, que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduzindo a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda reparando a barreira de proteção da pele. Tratamento mais prevenção em um produto só: que tal inseri-lo em sua rotina de skincare?

cravos e espinhas

Já nossa Máscara Purificante limpa e reequilibra a pele prevenindo acne. Sua fórmula reúne a argila verde e prebióticos, que removem a oleosidade excessiva desobstruindo os poros e controlando. Além deles, o pantenol hidrata e fortalece a barreira da pele. Tudo isso em 15 minutos!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!