estresse causa queda de cabelo

Estresse pode causar queda de cabelo?

Queda de cabelo e o aparecimento de fios brancos estão entre os problemas causados pelo estresse

O estresse não é bom para ninguém e pode acabar trazendo efeitos nada bacanas ao seu corpo, inclusive para sua pele e cabelo. O excesso de tensão provoca alterações hormonais diversas e libera algumas substâncias na corrente sanguínea. Isso pode causar uma queda na imunidade, o que faz com o corpo se torne mais vulnerável a infecções e outros problemas.

estresse causa queda de cabelo

Como o estresse afeta o cabelo?

Aqui no blog, inclusive, até já falamos sobre alguns efeitos que podem ser vistos na pele. Mas os cabelos também podem enfrentar problemas por conta do estresse. Um dos efeitos mais comuns é a perda excessiva dos fios ou queda de cabelo.

+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

"O organismo, ao passar por uma situação de estresse por um determinado período, acaba por liberar cortisol em conjunto com outros hormônios, pois essa é a forma como o corpo busca de se proteger daquilo que lhe está causando incômodo. No entanto, a constante liberação de hormônios afeta o organismo, que não consegue mais controlar o nível de substâncias químicas no sangue. Dessa forma, os hormônios alteram os folículos capilares e estes entram na fase telógena, que corresponde à fase da queda", explica a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O estresse faz o cabelo cair mais?

Um nome um tanto complicado - Eflúvio telógeno – é uma das condições que pode acontecer caso o nível de estresse fuja do normal. É uma condição que altera a saúde do couro cabeludo e o ciclo natural dos fios.

+ Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele e como amenizá-los

"A queda de cabelo excessiva pode acontecer em até três meses após um evento estressante. Em condições normais, 85% dos cabelos estão na fase anágena, quando os fios crescem. Mas, com eflúvio telógeno, há uma indução para que mais fios passem para a fase de repouso (telógena), quando os fios caem", complementa a Dra. Paola.

E pode haver queda total dos fios?

O estresse por si só não causa a queda total dos fios. Mas há um quadro que pode tê-lo como gatilho. Quem explica melhor é a Dra. Kédima Nassif, tricologista, membro da SBD e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.

+ Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?

"O estresse não é a causa, mas pode ser o gatilho para a ocorrência de uma doença autoimune, que acomete os cabelos e pelos do corpo, chamada de Alopecia Areata. Nessa doença, placas de pelada acometem tanto o couro cabeludo como qualquer área com pelo no corpo e o estresse pode ser o gatilho para a abertura do quadro. Na alopecia areata, pode haver perda total dos cabelos", aponta a médica.

Dermatite seborréica

Além de casos graves como a Alopecia Areata e também a queda excessiva dos fios do Eflúvio Telógeno, o estresse pode se associar ao surgimento ou piora da dermatite seborréica ou caspa, gerando descamação, vermelhidão, coceira e em casos graves, até aumento da queda dos fios.

estresse e cabelo

Quando procurar ajuda?

É claro que a perda de cabelo não acontece de um dia para o outro e, se você notar que seus fios estão caindo mais do que o normal, já deve procurar um especialista rapidamente.

"Toda queda de cabelo que fuja da quantidade habitual de fios que caem no banho, ou que gere rarefações no couro cabeludo ou associadas a sintomas como perda de apetite ou emagrecimento ou associada a alteração da textura dos fios de cabelo deve ser investigada pelo dermatologista especialista nas doenças do couro cabeludo e fios de cabelo", explica a Dra. Kédima.

+ Assim como na pele, a água quente pode prejudicar o cabelo?

Além disso, é importante lembrar que tanto a queda de cabelo como o estresse devem ser tratados em paralelo. "Para a queda aumentada temos aplicações no couro cabeludo, loções e lasers que podem ajudar", aponta a especialista.

Problemas induzidos pelo estresse excessivo só serão, de fato, combatidos, se a causa inicial for controlada: o estresse. "Pratique uma alimentação saudável e balanceada, aumente a ingestão de líquidos e a prática de exercícios físicos, com o intuito de trazer relaxamento e bem-estar – além de melhorar o sono. Em todo caso, o acompanhamento profissional é indispensável, tanto com um profissional que cuide da saúde mental quanto com o que trata as ocorrências dermatológicas", finaliza a Dra. Paola.

Estresse pode favorecer aparecimento de fios brancos?

É, amigos e amigas, isso realmente é verdade: o estresse pode mesmo propiciar o aparecimento dos cabelos brancos, que tem gente que ama e assume e gente que prefere nem pensar nisso.

"Um estudo recente por pesquisadores de Harvard mostrou que o estresse propicia o surgimento de fios brancos, pois com o estresse há a maior liberação de noradrenalina que propicia danos relacionados ao estresse oxidativo dos melanócitos, as células responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor aos fios", afirma a Dra. Kédima.

Vale lembrar… consultar um (a) médico especialista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, ok? ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog