Como proteger a região dos olhos dos raios solares?

Como proteger a região dos olhos dos raios solares?

Dra. Monalisa Nunes comenta um hábito bem comum: o de esquecer de passar protetor solar em torno dos olhos - e ensina como fazê-lo.

 protetor solar na região dos olhos

Você já inclui o protetor solar na sua rotina de skincare diariamente, o ano inteiro, até dentro de casa, para curtir só os benefícios do sol, sem agredir a pele? Maravilha! Mas você já parou para observar se está passando o produto no rosto todo - todinho mesmo? 

7 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar

Vamos falar sobre proteger a região dos olhos?

É que em um estudo de 2019, os pesquisadores da Universidade de Liverpool descobriu que muita gente, ao passar protetor solar no rosto, não aplica o produto na região dos olhos - especialmente nas pálpebrasForam analisadas 84 pessoas (62 mulheres e 22 homens). Destas, 17% esqueceu de aplicar hidratante com FPS no rosto inteiro, contra 11% que não aplicou uniformemente o protetor solar. 

O resultado, segundo cientistas, é que a incidência de câncer de pele na região está aumentando: as pálpebras já correspondem a algo em torno de 5% a 10% dos casos globais dos diagnósticos da doença.

Protetor solar dentro de casa: preciso mesmo usar?

"A pele da região dos olhos é a mais delicada do corpo, então é ela que vai envelhecer mais rápido e sofrer mais facilmente os efeitos do sol. Por isso é tão importante protegê-la", explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, citando ainda os óculos escuros como outro fator de proteção essencial para a região, e indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas como passar protetor solar na região dos olhos?

"O correto seria aplicar em toda a região, mas algumas pessoas têm sensibilidade ao protetor solar em torno dos olhos, então não vão conseguir aplicar na pálpebra móvel, por exemplo", diz Dra. Monalisa, ensinando sua técnica: "Aplique ali abaixo da área dos olhos, logo no ossinho que inicia a bochecha, e vá subindo, para não chegar próximo dos olhos. Já na pálpebra superior, você pode passar perto da sobrancelha. Eu aplico no rosto todo, inclusive na pálpebra, sem nenhum problema, mas eu não tenho sensibilidade ao protetor solar ali. Isso varia de pessoa para pessoa. Mas sim, é muito importante proteger a região", afirma.

Ácidos e protetor solar: por que essa dupla é inseparável?

O importante, segundo ela, é ir passando e sentindo como você vai reagindo, e sempre tomar cuidado para proteger todas as áreas do rosto. Depois disso, é aproveitar o sol em qualquer lugar!

Proteção na Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 😉

Referências e estudos usados neste texto:

Skin cancer: Missing eyelids when using SPF moisturiser a 'risk'

Application of SPF moisturisers is inferior to sunscreens in coverage of facial and eyelid regions

Voltar para o blog