Flacidez facial: o que causa, como prevenir e como tratar a pele

Com a queda natural da produção de colágeno e elastina, a pele acaba perdendo rigidez e sustentação

A flacidez facial é uma reclamação comum e uma preocupação contundente, principalmente, por volta dos 30 anos de idade. Se você pensou que tem a ver com a queda de produção de colágeno e elastina, que é o que dá sustentação e firmeza para a pele, você acertou. Mas não é só isso, não!

flacidez facial

O que causa a flacidez facial?

Além da queda de produção de colágeno e elastina, tem vários outros fatores que causam a flacidez facial. Primeiro, vamos falar do ponto de vista anatômico. Quem explica melhor é a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve:

"A gente tem o envelhecimento em camadas, que é como a gente chama na dermatologia. Temos o envelhecimento da pele, da gordura, do músculo e do osso. Então, com tudo isso, a atrofia do músculo, a perda da gordura facial e a reabsorção do osso, vamos ficando com o rosto mais plano, sem mais as projeções de sustentação da pele. A área dos olhos também vai ficando com mais olheiras por causa disso. São todos processos que acabam colaborando para um rosto mais flácido."

Além da questão anatômica, temos a questão do colágeno. A partir dos 25 anos, estima-se que a produção de colágeno caia 1% anualmente - nos primeiros anos da menopausa, porém, as mulheres sofrem uma queda ainda mais dramática, perdendo quase 30% da produção.

+ Pele madura: qual o melhor jeito de cuidar?

Isso impacta diretamente na renovação celular da nossa pele, que começa a ficar mais lenta. O resultado? Pele irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidos - o que abre caminho para as rugas e linhas de expressão

E ainda tem alguns outros fatores que contribuem para flacidez facial, segundo a Dra. Monalisa:

  • Genética;
  • Exposição solar (o mais importante, o que mais causa a perda de colágeno e elastina);
  • Alimentação não saudável;
  • Falta de hidratação;
  • Uso de algumas medicações;
  • Ganho e perda de peso;
  • Não beber água, entre outros.

A partir dos 25 anos, você já começa a perceber a flacidez facial?

Não necessariamente. Não é assim que você assoprar as velinhas dos 25 anos, que você vai perceber seu rosto ficando mais flácido, com mais rugas e linhas finas.

+ Glossário da pele: um dicionário para descomplicar

"Isso é muito genético. Apesar de depois dos 25 anos a gente começar a perder colágeno e elastina, não produzir mais, aquela ladeira abaixo. Aparecer realmente a flacidez, perceber a perda da firmeza da pele, é muito genético. Envolve tipo de pele, exposição solar, alimentação, cosméticos que usa. Então, não tem uma idade definida para perceber isso", explica a Dra. Monalisa.

É importante ressaltar: a pele negra demora mais para apresentar os sinais do tempo e isso tem uma explicação. A maior produção de colágeno e elastina garante uma pele mais firme, elástica e com menos tendência a linhas de expressão, vincos profundos e flacidez.

+ Mito ou verdade: a pele negra precisa de menos cuidados?

“Demoramos a envelhecer! Por possuir maior quantidade de Fibroblastos (responsáveis pela produção de colágeno e elastina) e por serem mais hiperativos, tende a envelhecer mais lentamente. O colágeno e a elastina são proteínas estruturais que conferem tônus e elasticidade a pele e outras estruturas do corpo", já nos contou por aquiDra. Katleen Conceição, especialista em pele negra. 

Como evitar e prevenir a flacidez do rosto?

Sim, temos boas notícias: dá para prevenir a flacidez facial. A Dra. Monalisa Nunes alerta que a prevenção vem muito do uso do protetor solar, que ela elenca como o passo mais importante.

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Além disso, ter uma alimentação adequada, hidratar a pele, massagem facial, evitar o efeito sanfona, usar produtos que estimulem a produção de colágeno e fazer procedimentos que estimulem a produção de colágeno.

Hidratação é aliada da firmeza e elasticidade

Quando a gente fala em firmeza e elasticidade da pele, também temos que falar de hidratação. Sem ela, fica muito difícil ter uma pele mais elástica e firme. A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, já nos explicou aqui o quanto a hidratação é importante para que a pele fique mais firme e uniforme, com menor aparência de linhas finas, por exemplo:

"O solo quando está ressecado começa a craquelar, diminuir de volume e você consegue ver aquelas rachaduras no chão. Quando você joga água, aquilo se uniformiza e ganha um certo volume. É mais ou menos isso que acontece na pele", explica.

+ Hidratar a pele: por que a hidratação é importante e como fazer

A Renata Ribon de Mello, pesquisadora sênior da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, ainda completa: "A pele devidamente hidratada preenche esses espaços 'vazios' entre as células, promovendo um bom equilíbrio. A nossa camada hidrolipídica, por exemplo, é constituída por água e secreções das glândulas sebáceas, isso ajuda a manter a nossa pele flexível e age como uma barreira. Sem a hidratação, tudo entra em desequilíbrio."

Ou seja, se não hidratamos a nossa pele, ela já tende a ficar sem elasticidade e firmeza, mesmo que você não tenha uma pele madura, por exemplo. "A hidratação é uma das funções principais para uma homeostase, que é o equilíbrio das funções internas. Nesse caso específico, o equilíbrio das células da pele", completa Renata.

+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?

Portanto, a hidratação é parte essencial e sua aliada quando o assunto é elasticidade e pele firme.

Qual melhor tratamento para flacidez do rosto?

Para tratar, geralmente, começa com uso de cosméticos, que contribuem para diminuir as rugas, linhas finas e a flacidez facial, estimulando a produção de colágeno. “A massagem facial também ajuda a tratar uma flacidez leve”, dá a dica a dermatologista.

Quando falamos em procedimentos feitos em consultório, temos alguns tratamentos com lasers, peelings, microagulhamento, ultrassom microfocado, que são os mais usados para corrigir a flacidez e as rugas.

E quais ingredientes de skincare são benéficos?

vitamina C, por exemplo, é uma grande estrela, por ser um importante antioxidante, que aumenta o colágeno da pele e ajuda a reverter danos causados pelos raios UV, ou seja, ótimo para deixar a pele mais firme, segundo uma pesquisa da Universidade de Oregon.

Outro queridinho é a Coenzima Q10, que é produzida pelo corpo, mas com a idade é comum que as pessoas sejam deficientes nessa produção. A sua falta gera uma incapacidade de produzir colágeno e elastina. Com isso, alô, flacidez!

+ Antioxidantes: ótimos aliados para amenizar a aparência da pele cansada

A Niacinamida é outro aliado, por se tratar de um antioxidante potente. Ajuda a reduzir a perda de água na pele e a melhorar a elasticidade, estimulando a produção de colágeno.

Ácido glicólico, que faz parte da família dos Alfa Hidroxiácidos, tem entre suas propriedades ser um excelente esfoliante, penetrando profundamente na pele ajudando a eliminar células mortas, melhorando a aparência e a textura da pele.

É claro que o ácido hialurônico não podia ficar de fora. Ele ajuda a reidratar a pele, preenchendo rugas e estimulando a produção de colágeno, dando uma força para recuperar a firmeza natural da pele. Uma ótima opção para combater o envelhecimento prematuro!

Família Sallve

Já conhecer o nosso Antioxidante Hidratante? Ele é um sérum-gel com Nano Vitamina C 10% que simplifica a sua rotina: hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros, previne linhas finas e melhora manchas, olheiras e bolsas nos olhos.

Na fórmula, ainda outros 5 antioxidantes (vitamina E, niacinamida nano cafeína, nano resveratrol e carnosina), aliados ao todo poder do ácido hialurônico.

E você sabia que, entre muitos benefícios, ele ainda aumenta a síntese de colágeno da pele? Pois é, tudo para ajudar a prevenir a flacidez e ainda ajudar a reduzir linhas de expressão e rugas.

Antioxidante Hidratante FPS 30

Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele.

Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e Carnosina. Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. A loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Só ele: previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, protege contra a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição oferece proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

antioxidante hidratante, antioxidante hidratante fps 30, protetor solar fps 60

Hidratante Firmador

O nosso Hidratante Firmador também pode contribuir quando o assunto é flacidez facial. Único sérum-gel com oito formas (e três pesos) de Ácido Hialurônico feito para agir em diferentes camadas da pele. Também conta com Pantenol, Cogumelo Fu Ling e Extrato de Tara para potencializar a firmeza e a hidratação.

Só ele hidrata profundamente por 48h, age em diferentes camadas da pele, dá um efeito tensor instantâneo, aumenta a luminosidade da pele, suaviza linhas finas e melhora a firmeza.

Protetor Solar FPS 60

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Alguns estudos e referências consultados para este texto

Conheça os processos de envelhecimento da pele e saiba como retardá-los

Flacidez de face e corpo: o que fazer?

A randomized, controlled comparative of the wrinkle reduction benefits of a cosmetic

Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging

Is Hyaluronic Acid All Hype?

The Roles of Vitamin C in Skin Health

Niacinamide: A B vitamin that improves aging facial skin appearance.

An antiaging skin care system containing alpha hydroxy acids and vitamins

Hydroxy Acids, the Most Widely Used Anti-aging Agents

Alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

 

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!