Por dentro da fórmula: Protetor Solar FPS 60

Por dentro da fórmula: Protetor Solar FPS 60

Vamos conhecer melhor a fórmula do tão pedido (e querido) membro da família Sallve

Ele com certeza foi o produto mais pedido pela comunidade da Sallve e já é um grande querido. Por isso, nada mais justo do que conhecer melhor a fórmula do nosso Protetor Solar FPS 60, com todos os seus ativos, benefícios e mecanismos de ação.

fórmula protetor solar

O que faz a fórmula do Protetor Solar FPS 60?

O Protetor Solar da Sallve é um protetor solar diário para o rosto, que tem textura fluída, acabamento hidratante e é invisível na pele. Isso mesmo: sem whitecast para não deixar nenhum tom de pele esbranquiçado. Ele é multidefesa, protegendo não só contra a radiação UVA/UVB, mas também contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição, e tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da nossa pele.

+ Protetor Solar FPS 60: conheça o teste de Espectroscopia Raman

Além disso, ele é não-comedogênico, sem álcool e ainda deixa um toque macio na pele, sem esfarelar (ótimo para aplicar a maquiagem depois!). Agora, que tal conhecer melhor os ativos e os mecanismo de ação que fazem a fórmula do protetor solar ser tão incrível?

+ Como nosso Protetor Solar FPS 60 age contra a radiação solar?

Proteção contra radiação UVA/UVB

Como nosso Protetor Solar FPS 60 age em relação a radiação solar UVA e UVB? Como a gente já explicou por aqui, o nosso Protetor Solar é químico. Isso significa que ele tem alguns filtros químicos "que conseguem absorver a radiação solar e transformá-la em radiações de menor energia, que não vão prejudicar nosso corpo ou saúde”, explica Ana Sofia Barbosa, nossa especialista em Pesquisa e Desenvolvimento.

+ Benefícios do sol para a saúde: muito além da vitamina D

Segundo Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, é como se ele “basicamente sofresse no lugar da nossa pele”: “O protetor tem essas substâncias químicas que ficam na superfície e funcionam como se fosse uma pele artificial. O protetor faz uma camada na nossa pele e, quando o sol bate, a radiação solar reage nessa película onde estão as substâncias do protetor, em vez de reagir com a nossa pele”, aponta.

fórmula Protetor Solar

Como você sabe, nosso Protetor Solar tem FPS 60. O FPS mede especificamente a incidência de proteção da radiação UVB na pele. Ou seja, FPS 60 protege sua pele 60 vezes mais do que se você não estivesse usando proteção solar.

+ Verdades e mitos sobre Protetor solar

E qual o PPD? Para quem não sabe, ele mede a incidência de proteção da radiação UVA na pele. É basicamente a mesma coisa que o FPS, só que voltado para o UVA, que basicamente mede o escurecimento da pele. No caso do Protetor Solar da Sallve, o PPD é 25,5.

Dito isso, vamos conhecer os ativos que trazem ainda mais benefícios para o nosso protetor.

Carnosina: antioxidante e antiglicante

A Carnosina é um dipeptídeo, formado por uma combinação de aminoácidos. Nós já temos esse composto no nosso corpo, principalmente nos músculos e no nosso cérebro, mas também podem estar presentes na nossa pele

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Na fórmula do protetor solar, ela é biomimética, sintética, porém igualzinha a que já temos presentes no nosso tecido cutâneo. Naturalmente, nosso corpo já produz peptídeos que tem capacidade de restaurar nosso organismo contra danos causados pelo envelhecimentoestressepoluição e, claro, o sol.

A carnosina tem importantes funções antioxidantes antiglicantes. Como, Dona Sallve? A gente explica: um dos principais mecanismos do envelhecimento é a degradação de proteínas essenciais para que nosso corpo funcione. Há alguns fatores que fazem com que essas proteínas sejam destruídas, como o processo de oxidação pelos radicais livres ou pela glicação (ligação de proteínas com açúcar).

+ Pele negra precisa de protetor solar?

Quando nossas proteínas são degradadas, isso também se reflete na nossa pele. Há o aparecimento de rugas, linhas finas, sinais do tempo mesmo. A carnosina tem uma super ação antioxidante porque combate o radical livre hidroxil, que é um grande “destruidor” de proteínas. Com isso, ela consegue proteger contra os danos causados pelas radiações UV (alô, sol!), infravermelhaluz azul e visível, regulando ainda a síntese de MMPs (enzimas que degradam a matriz extracelular, degradando colágeno) e de melanina também.

E o benefício de ser antiglicante? A glicação é quando uma molécula do açúcar se liga com a nossa proteína e degrada ela. E como a carnosina age nesse caso? Bem, ela basicamente não deixa essa ligação entre a molécula de açúcar e a proteína acontecer. Assim, ela é antiglicante. Age protegendo as fibras de colágeno e elastina.

fórmula protetor solar

Vitamina E: combate aos radicais livres

A Vitamina E (ou tocoferol) é um componente natural da pele saudável, que também pode ser encontrado em diversos alimentos, como alguns peixes (salmão), verduras e legumes de cor verde, óleos vegetais (girassol e canola), nozes, avelãs, sementes de girassol, entre outros.

+ Protetor solar dentro de casa: preciso mesmo usar?

A Sallve é vegana e cruelty-free, portanto em suas fórmulas nada de vitamina E de fonte animal. O tocoferol que usamos por aqui é de origem vegetal, obtido por meio de soja não transgênica.

O material de partida para a fabricação de tocoferóis é um "destilado desodorizante", obtido por destilação a vapor de óleo vegetal bruto (principalmente óleo de soja).

+ Extração de origem animal? Nada disso: conheça mais sobre os ingredientes veganos da Sallve

Sem dúvida, o benefício mais conhecido e amplamente estudado da vitamina E é o de combater os radicais livres, que são resultado de estressores ambientais diários, como a exposição solar e a poluição. Assim, o composto ajuda a proteger a pele contra esses danos, prevenindo o envelhecimento precoce.

Ajuda também a suavizar sinais e linhas finas, além de atuar como um inibidor na produção de colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, que por sua vez é responsável por dar firmeza para a nossa pele, junto com a elastina.

+ Qual é a ordem de uso de todos os produtos da Sallve?

A vitamina E ainda tem benefícios hidratantes e ajuda a fortalecer a barreira natural da pele. Por ser um anti-inflamatório natural, também pode contribuir para acalmar peles supersensíveis.

fórmula protetor solar

Além do front: frutas cítricas, babosa e brócolis

Além da carnosina e da vitamina E, o Protetor Solar FPS 60 ainda conta com uma combinação de ativos que protegem diretamente contra os danos da poluição. Olá, extratos de frutas cítricas, babosa e brócolis!

+ Maquiagem x protetor solar: as principais dúvidas sobre essa relação

“Nossos ativos foram escolhidos para termos essa proteção multifacetada, não só uma proteção do sol. É por isso que ele se torna um protetor solar diário, para você usar todos os dias, durante o dia, mesmo em casa, mesmo nublado”, conta Ana Sofia Barbosa, nossa pesquisadora.

  • Extrato de frutas cítricas: bioflavonóides de cítricos, que são poderosos antioxidantes e atuam diretamente no combate aos radicais livres. Eles não podem ser fabricados pelo nosso corpo, mas podem ser adquiridos por meio de alimentação ou uso tópico.
  • Extrato de babosa: a Aloe Vera é velha conhecida de muita gente. Na fórmula do protetor usamos o extrato da folha da Aloe Barbadensis. Contém polifenóis com fortes propriedades antioxidantes.
  • Extrato de brócolis: o brócolis é uma fonte abundante de sulforafano, um poderoso antioxidante, que também tem como função conhecida estimular a produção de enzimas que ajudam a eliminar as toxinas e do organismo. A conhecida função detox.

A combinação desses extratos de frutas cítricas, brócolis e babosa melhora o processo de desintoxicação das células da pele, ativando diretamente enzimas antioxidantes, que ajudam a decompor as toxinas e proteger contra os danos do estresse oxidativo.

E aí, que tal incluir o nosso Protetor Solar FPS 60 na sua rotina diária?

Voltar para o blog