Garrafa d'água com cristal: é moda ou faz alguma coisa?

Garrafa d'água com cristal: é moda ou faz alguma coisa?

Já adiantamos que bom mesmo é beber bastante água todos os dias

Se você tem uma conta no Instagram, já deve ter se deparado com a belíssima garrafa de água que tem um cristal dentro. Que é linda, provavelmente, pouca gente discorda, mas se ela faz alguma coisa de especial, traz algum benefício, é dúvida de muita gente.

As garrafas, além de super instagramáveis, prometem inúmeros benefícios para o bem-estar, como propriedades para melhora da imunidade, equilíbrio da mente, além de diminuir a ansiedade e alterações de humor, entre muitos outros pontos, dependendo da pedra escolhida.

Benefícios do cristal?

Você pode acreditar ou não em tudo isso, mas a questão é que tem um ponto que é inegável: tomar água só traz benefícios para a saúde e, se a garrafa com o cristal, te ajuda a beber uma maior quantidade de água, talvez ela realmente te traga mais benefícios que você pensa. Apesar disso, é claro que a dúvida persiste: será que esses benefícios realmente existem ou as pessoas estão ganhando apenas as vantagens da hidratação?

"Dependendo da idade e do sexo, nosso corpo pode variar de 50 a 75% da água. Certificar-se de que você está bem hidratado manterá seu corpo funcionando bem, incluindo sua atividade metabólica. Eu encorajaria qualquer consumidor a pensar criticamente e considerar se as melhorias em energia e bem-estar advêm do fato de beber a própria água. Se beber água de uma garrafa de água de cristal o encoraja a beber mais água, aproveite”, afirmou a nutricionista norte-americana Martha Lawder ao Byrdie.

Kate Denniston, uma médica naturopata de Los Angeles, também não viu nenhum estudo que comprove benefícios físicos à saúde ao beber água com infusão de cristais, mas diz que isso não significa que benefícios são inexistentes. "Há muita coisa que não sabemos. Se alguém pensa que está obtendo benefícios de saúde ao beber água com infusão de cristal, provavelmente está", afirmou, apontando o poder do efeito placebo, observando que estudos mostram que os placebos podem realmente causar mudanças mensuráveis ​​nas vias de sinalização neurobiológicas.

O médico John Morton, de Yale, concorda: "Não há nenhuma ciência por trás da tendência das garrafas de água de cristal, mas há muitas pesquisas que mostram a importância da hidratação para viver um estilo de vida saudável e impedir o ganho de peso".

Em outras palavras, se você acha que beber água dessa garrafa está te trazendo benefícios e te ajudando a beber mais água, vá em frente! "A melhor garrafa de água é aquela que incentiva você a ingerir entre seis a oito copos de 250 ml por dia e é livre de BPA, porque o BPA é um desregulador endócrino conhecido", completou John Morton ao Byrdie.

Cuidados com o cristal

Mas a garrafa pode trazer algum mal? Na verdade, não! Mas é importante observar alguns pontos. Primeiro, garantir que a garrafa esteja segura e que o cristal não possa representar perigo.

Além disso, é bom ficar atento que ao saborizar a água com frutas cítricas, por exemplo, pode trazer problemas, já que alguns cristais são mais propensos a lixiviação (extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha) em água ácida, o que pode ser prejudicial à saúde quando consumido em grandes quantidades.

Os cristais são uma composição de elementos. O quartzo, por exemplo, é feito de silício e oxigênio, geralmente, bastante seguro. “A maioria dos elementos promove a saúde do corpo em pequenas quantidades, mas alguns podem ser tóxicos em grandes quantidades, como mercúrio, ferro, cobre, chumbo, alumínio e arsênico", alerta Kate Denniston, médica naturopata.

"O silício é realmente um mineral muito importante para a integridade da pele e para a saúde geral. Ajuda a criar colágeno, que mantém a pele elástica e rechonchuda, a apoiar o tecido conjuntivo nas articulações e vasos sanguíneos, reduzindo o risco de lesões e mantendo os vasos sanguíneos fortes e flexíveis. O silício também é importante para a saúde óssea e pode reduzir o risco de osteoporose em mulheres na pós-menopausa", contou ainda Denniston. 

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog