Geladeira de skincare: as beauty fridge funcionam mesmo?

Geladeira de skincare: as beauty fridge funcionam mesmo?

Você certamente já viu pela internet as beauty fridge, geladeiras de beleza. Nós por aqui ficamos tentadas. Mas e aí, vale a pena comprar uma? A Sallve te ajuda a decidir.

Ah, o verão brasileiro: todos os anos ele chega surpreendendo um total de zero pessoas com suas temperaturas que parecem derreter asfaltos e desafiar a durabilidade de qualquer base longa duração que seja. Mas será surpresa ou falta de memória nossa? Não importa: o calor está aí e nossa comunidade vem há semanas nos perguntando sobre as beauty fridge - aquelas geladeiras de skincare fofíssimas que muitos usam para guardar seus cosméticos.

geladeira de skincare

Pra que serve a geladeira de skincare

A ideia é ótima: um lugarzinho longe da exposição solar constante e em uma temperatura pensada para uma maior durabilidade da fórmula dos seus cosméticos. Isso sem falar na ideia daquele rolinho de jade ou gua sha geladinho no seu rosto... Delícia, né? Especialmente no calor.

Em geral, produtos armazenados entre os 10ºC e 15ºC da geladeira de skincare se beneficiam pois, além de ficarem refrigerados automaticamente, ficam ao abrigo da luz. É uma proteção dupla, com um mecanismo muito parecido com o das as adegas climatizadas, que guardam vinhos entre 12ºC e 14ºC.

Dermatologistas, inclusive, vêem a temperatura da geladeira de skincare como positiva para inibir a proliferação de fungos e bactérias nos cosméticos após abertos. Fora a sensação de geladinho no rosto, que pode sim ajudar com inchaço.

Geladeira de skincare x geladeira convencional: é a mesma coisa?

Não. A geladeira convencional tem temperaturas médias ajustáveis que vão de no mínimo 2ºC até 10ºC, no máximo, o que pode influir diretamente na textura dos seus cosméticos: abaixo de 10ºC, alguns produtos como óleo, tônicos, filtros em spray, podem sofrer com o que chamamos de cloud point (ponto de névoa), que é quando alguns componentes podem iniciar uma precipitação. Imagina um azeite de oliva que possui cadeias insaturadas, boas para pele. Em temperatura mais baixas, elas começam a solidificar (como acontece com a manteiga). Já temperaturas abaixo de 5ºC podem cristalizar filtros solares, precipitar o ácido salicílico no tônico, cristalizar cafeína nos produtos, formar uma gotinha de água em sérum, alterar a textura em gel ou maquiagem.

E as fórmulas da Sallve?

Com as temperaturas tão altas, nossa comunidade vem nos perguntando muito sobre a geladeira de skincare. O calor excessivo (recebemos relatos de termômetros batendo os 47°C!) afeta as fórmulas da Sallve? 

"Recomendamos que os nossos produtos evitem exposição à luz / luz solar e calor excessivo", explica Carine Dal Pizzol, gerente do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve, listando ainda entre os cuidados indicados pela Sallve manter todas as embalagens sempre fechadas. "No entanto, quando desenvolvemos nossos produtos, passamos por rígidos testes de estudos de estabilidade garantindo que o produto resiste as variações de temperatura. Assim, podemos garantir que se o seu produto ficou uns dias em um ambiente não muito favorável, ele continuará eficaz. Mas se o produto ficar por muitos dias em um ambiente com calor excessivo, ele poderá perder suas características iniciais", ela continua.

Mas qual é essa janela de tempo que pode alterar a mudança na textura dos cosméticos? Carine risca o limite em algo em torno de 20 dias em uma temperatura elevada (acima de 40°C): "Dependendo dos ativos cosméticos incorporados, o produto pode sofrer variações de textura. Por isso, é aconselhável não deixar seus produtos no banheiro e em lugares que incidem sol constante e calor excessivo por um longo período", aconselha.

A geladeira de skincare é fundamental?

Carine explica que embora todos os produtos da Sallve, como o Sérum Antiacne e o Antioxidante Hidratante, possam ser armazenados na geladeira de skincare, ela não é fundamental: "Não há necessidade guardar os nossos produtos na geladeira para que eles se mantenham com as características iniciais. Basta ter o cuidado de não o expor a altas temperaturas e incidência de luz solar por um período prolongado". 

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, concorda: "A geladeira de skincare não é necessária, ela é um extra. Até porque a indústria farmacêutica já pensa em formular os produtos para a temperatura ambiente do Brasil, que é onde a maioria das pessoas vai armazená-los", explica.

Ela segue dizendo que embora não seja essencial, o acessório tem suas vantagens: "O bacana da geladeira é que ela mantém uma temperatura que é de fato mais apropriada para a duração dos produtos e os deixa fora do abrigo da luz. Então a maioria deles vai ter uma longevidade. Mas não é algo extremamente essencial", ela encerra.

Você não precisa ter a geladeira de skincare? Não. Mas se puder e quiser, bacana - especialmente para seus produtos de vitamina C pura e outros antioxidantes, que podem ficar instáveis quando expostos à luz, principalmente quando não são nanoencapsulados.  

Voltar para o blog