O que é glicação e como funciona a ação antiglicante do nosso Protetor Solar?

Tem tudo a ver com preservar o colágeno da sua pele <3

Ele chegou para a alegria da nossa comunidade, que pediu tanto por ele: sim, o Protetor Solar está entre nós e veio cheio de benefícios pensados para proteger a sua pele da radiação solar e dos danos da luz visível, da radiação infravermelha e também...da glicação!

Se você não faz ideia do que estamos falando, calma que a gente vai explicar direitinho como funciona a ação anti-glicante do nosso lançamento.

O que é glicação?

Para começo de conversa, precisamos pensar que um dos principais mecanismos do envelhecimento é a degradação de proteínas que são completamente essenciais para que nosso corpo funcione. Há alguns fatores que fazem com que essas proteínas sejam destruídas, como o processo de oxidação pelos radicais livres ou...pela glicação!

+13 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

De forma geral, a glicação é o processo em que uma molécula de açúcar se liga a uma proteína deixando-a instável. Com isso, ela perde sua função biológica no organismo, trazendo alguns danos.

Como talvez você possa imaginar, esses agentes glicantes podem ser encontrados na sua alimentação e o processo de glicação acontece o tempo todo no seu corpo. Por exemplo, quando você come um chocolate ou outros alimentos que contém alto índice glicêmico.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Ah, mas ninguém vai comer alimentos com açúcar nunca mais para não sofrer com o processo de envelhecimento precoce do corpo? Não é assim. O excesso de açúcar é uma questão, mas não é o único responsável pelo envelhecimento do seu corpo.

E a pele?

Notou que dissemos que a glicação é um ponto de atenção para todo o corpo? Sim, ela também causa o envelhecimento precoce dos músculos, dos vasos sanguíneos, dos órgãos, do nosso cérebro. O que acontece é que, na pele, esse envelhecimento fica muito mais visível e fácil de notar - oi, sinais do tempo!

+ Protetor Solar FPS 60: conheça sua defesa multifacetada

“Na pele, essa união da molécula de açúcar ocorre com as proteínas mais presentes nela, como o colágeno e a elastina. Isso faz com que essas proteínas sejam danificadas e quebradas. Por sua vez, causam flacidez e envelhecimento precoce”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Função antiglicante no Protetor Solar

Bem, a ação antiglicante em um cosmético tem como objetivo impedir a glicação aconteça. Ou seja, evitando que as moléculas de açúcar causem danos para as proteínas, como o colágeno e a elastina.

Na nossa poderosa fórmula, o ativo responsável por essa ação antiglicante é a carnosina. Ela é um ativo biomimético, ou seja, que seu corpo já produz. Esse peptídeo tem uma super ação antioxidante e também o benefício de ser antiglicante.

E como a carnosina age? Bem, ela basicamente não deixa essa ligação entre a molécula de açúcar e a proteína acontecer. Assim, ela age protegendo as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter sua pele mais firme.

E aí, que tal incluir o Protetor Solar na sua rotina?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para sua pele, ok? 😊

Artigos e referências usadas para esse texto

Reaction of glycation and human skin: the effects on the skin and its components, reconstructed skin as a model

Skin aging by glycation: lessons from the reconstructed skin model

Tem dúvidas ou sugestões? Fale com a Sallve, a gente adora trocar experiências?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!