Temos aqui no blog da Sallve um Guia da Acne, que explica tim tim por tim tim o que é e como prevenir essa condição na nossa pele e que é uma realidade para tanta gente. Porém, hoje é o dia de aprofundar um pouquinho mais sobre os graus de acne e como funciona o tratamento para cada um deles.

Primeiro, vamos recapitular! A acne é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas. As espinhas e os cravos costumam surgir com mais frequência no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Ela é mais comum na adolescência, mas pode aparecer em qualquer idade.
Quais são os graus de acne?
Para entender melhor a complexidade de cada tipo, é legal saber um pouco mais sobre algumas manifestações da acne:
- Comedões ou cravos: causados pelo entupimento da saída dos folículos com sebo;
- Pápulas: pequenas lesões sólidas, elevadas, endurecidas e avermelhadas, conhecidas também como espinhas internas;
- Pústulas ou espinhas: pápulas com pus;
- Nódulos e cistos: são lesões ainda maiores que as espinhas, que acabam se expandindo por camadas mais profundas da pele.

Dito isso, vamos aos graus! Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a acne pode ser dividida em quatro tipos, de acordo com a gravidade das lesões apresentadas na pele.
- Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
- Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
- Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
- Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada.
Quais são os tratamentos para cada grau?
A acne é uma condição de pele que pode afetar e muito a autoestima, deve ser olhada com carinho e tratada por um profissional. Se você sofre com acne, é imprescindível procurar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento e qual o mais indicado para o seu tipo. Este profissional, aliás, pode te ajudar até a encontrar um tratamento psicológico, se for o caso.
+ A acne atrapalha a sua vida profissional?
Por isso, chamamos a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, para contar um pouquinho mais sobre o tratamento para cada grau.

- Em comum a todos: controle da ansiedade e do estresse, alimentação balanceada, cosméticos adequados para o tipo de pele e não comedogênicos, e limpeza da pele.
- Acne grau I e II: Terapia tópica com retinóide tópico, ácido azelaico, peróxido de benzoíla, antibióticos tópicos, nicotinamida tópica.
- Acne grau III e IV: Terapia tópica + oral (dependendo do caso), com antibióticos orais, espironolactona, isotretinoína, anticoncepcional.
Há alguma rotina básica de skincare que ajude todos os graus de acne?
Sim, existe. A Dra. Monalisa indica que primeiro é necessário limpar o rosto com sabonete adequado para o seu tipo de pele. Em seguida, fazer uma hidratação adequada para a sua pele e, por fim, proteção solar - sempre!

E o que mais pode ajudar? O nosso Tônico Renovador, que pode ser super benéfico, principalmente, para os graus I e II de acne. A fórmula conta com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar. Além disso, hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros e uniformiza a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Graças aos extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.
Assim como o Tônico, o Sérum Antiacne também pode beneficiar os graus I e II com muito sucesso. Ele é um poderoso secativo, mas é muito mais do que isso. Ele ajuda a tratar e prevenir a acne. Na fórmula, o ácido salicílico, em sua concentração máxima de 2%, um BHA que desentope os poros; melaleuca com o 4-terpineol, que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios, sem irritar a pele; a niacinamida e o extrato de buchu que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.
Vale lembrar… consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado?
Referência usada para este texto
Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!