graus de acne

Quais são os graus de acne e quais os tratamentos para cada um?

Existem quatro graus de acne, que variam de acordo com a gravidade das lesões apresentadas na pele. Para cada tipo, um tratamento!

O que você vai ver por aqui

  • A acne é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas
  • Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a condição pode ser dividida em quatro tipos de acne, de acordo com a gravidade das lesões apresentadas na pele
  • Uma especialista explica o tratamento de cada grau de acne e explica se há uma rotina de cuidados que ajude em todos os graus

Temos aqui no blog da Sallve um Guia da Acne, que explica tim tim por tim tim o que é e como prevenir essa condição na nossa pele e que é uma realidade para tanta gente. Porém, hoje é o dia de aprofundar um pouquinho mais sobre os graus de acne e como funciona o tratamento para cada um deles.

graus de acne

Primeiramente, vamos recapitular! A acne é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas. As espinhas e os cravos costumam surgir com mais frequência no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Ela é mais comum na adolescência, mas pode aparecer em qualquer idade.

Quais são os graus de acne?

Para entender melhor a complexidade de cada tipo, é legal saber um pouco mais sobre algumas manifestações da acne:

Dito isso, vamos aos graus! Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a condição pode ser dividida em quatro tipos de acne, de acordo com a gravidade das lesões apresentadas na pele.  

  • Acne Grau 1: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
  • Acne Grau 2: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
  • Acne Grau 3: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
  • Acne Grau 4: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada.

Quais são os tratamentos para cada um dos graus de acne?

A acne é uma condição de pele que pode afetar e muito a autoestima, deve ser olhada com carinho e tratada por um profissional. Se você sofre com acne, é imprescindível procurar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento e qual o mais indicado para o seu tipo. Aliás, este profissional pode te ajudar até a encontrar um tratamento psicológico, se for o caso.

+ A acne atrapalha a sua vida profissional?

Por isso, chamamos a Dra. Monalisa Nunes para contar um pouquinho mais sobre o tratamento para cada grau.

  • Acne grau I e II: Terapia tópica com retinóide tópico, ácido azelaico, peróxido de benzoíla, antibióticos tópicos, nicotinamida tópica.
  • Acne grau III e IV: Terapia tópica + oral (dependendo do caso), com antibióticos orais, espironolactona, isotretinoína, anticoncepcional.  

Quais são os cuidados com a pele com acne?

Os cuidados com a pele com acne são simples e podem ajudar muito o tratamento de cravos e espinhas: recomenda-se lavar o rosto duas vezes por dia, com um limpador específico para seu tipo de pele e não comedogênico. Não esfregue sua pele com força nem esprema suas espinhas - isso pode piorar ainda mais o quadro.

Outros cuidados cotidianos são não ficar tocando o rosto, manter os cabelos longe da face, evitar a exposição direta ao sol e a observação em torno da sua alimentação: alguns alimentos ricos em gordura ou ultraprocessados podem piorar o quadro. Ah, e sempre procure um dermatologista para te guiar no tratamento.

Há alguma rotina básica de skincare que ajude todos os graus de acne?

Sim, existe. A Dra. Monalisa indica que primeiro é necessário limpar o rosto com sabonete adequado para o seu tipo de pele. Em seguida, fazer uma hidratação adequada para a sua pele e, por fim, proteção solar - sempre!

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne.

linha-antiacne

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Tônico Renovador

E o que mais pode ajudar? O nosso Tônico Renovador, que pode ser super benéfico, principalmente, para os graus I e II de acne. A fórmula conta com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar. Além disso, hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros e uniformiza a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Graças aos extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

Super Ácido Salicílico 2%

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Vale lembrar… consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado?

Referência usada para este texto

Acne - SBCD

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog