graus de acne

Quais são os graus de acne e quais os tratamentos para cada um?

Existem quatro graus de acne, que variam de acordo com a gravidade das lesões apresentadas na pele. Para cada tipo, um tratamento!

Temos aqui no blog da Sallve um Guia da Acne, que explica tim tim por tim tim o que é e como prevenir essa condição na nossa pele e que é uma realidade para tanta gente. Porém, hoje é o dia de aprofundar um pouquinho mais sobre os graus de acne e como funciona o tratamento para cada um deles.

graus de acne

Primeiramente, vamos recapitular! A acne é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas. As espinhas e os cravos costumam surgir com mais frequência no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Ela é mais comum na adolescência, mas pode aparecer em qualquer idade.

Quais são os graus de acne?

Para entender melhor a complexidade de cada tipo, é legal saber um pouco mais sobre algumas manifestações da acne:

Dito isso, vamos aos graus! Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a condição pode ser dividida em quatro tipos de acne, de acordo com a gravidade das lesões apresentadas na pele.  

  • Acne Grau 1: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
  • Acne Grau 2: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
  • Acne Grau 3: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
  • Acne Grau 4: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada.

Quais são os tratamentos para cada um dos graus de acne?

A acne é uma condição de pele que pode afetar e muito a autoestima, deve ser olhada com carinho e tratada por um profissional. Se você sofre com acne, é imprescindível procurar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento e qual o mais indicado para o seu tipo. Aliás, este profissional pode te ajudar até a encontrar um tratamento psicológico, se for o caso.

+ A acne atrapalha a sua vida profissional?

Por isso, chamamos a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, para contar um pouquinho mais sobre o tratamento para cada grau.

  • Acne grau I e II: Terapia tópica com retinóide tópico, ácido azelaico, peróxido de benzoíla, antibióticos tópicos, nicotinamida tópica.
  • Acne grau III e IV: Terapia tópica + oral (dependendo do caso), com antibióticos orais, espironolactona, isotretinoína, anticoncepcional.  

Quais são os cuidados com a pele com acne?

Os cuidados com a pele com acne são simples e podem ajudar muito o tratamento de cravos e espinhas: recomenda-se lavar o rosto duas vezes por dia, com um limpador específico para seu tipo de pele e não comedogênico. Não esfregue sua pele com força nem esprema suas espinhas - isso pode piorar ainda mais o quadro.

Outros cuidados cotidianos são não ficar tocando o rosto, manter os cabelos longe da face, evitar a exposição direta ao sol e a observação em torno da sua alimentação: alguns alimentos ricos em gordura ou ultraprocessados podem piorar o quadro. Ah, e sempre procure um dermatologista para te guiar no tratamento.

Há alguma rotina básica de skincare que ajude todos os graus de acne?

Sim, existe. A Dra. Monalisa indica que primeiro é necessário limpar o rosto com sabonete adequado para o seu tipo de pele. Em seguida, fazer uma hidratação adequada para a sua pele e, por fim, proteção solar - sempre!

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne.

linha-antiacne

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Tônico Renovador

E o que mais pode ajudar? O nosso Tônico Renovador, que pode ser super benéfico, principalmente, para os graus I e II de acne. A fórmula conta com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar. Além disso, hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros e uniformiza a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Graças aos extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

Vale lembrar… consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado?

Referência usada para este texto

Acne - SBCD

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog