Mito ou verdade: hidratante corporal pode ser usado no rosto?

Mito ou verdade: hidratante corporal pode ser usado no rosto?

"A minha pele resolveu me mostrar que estava insatisfeita com aquela falta de cuidados". Gabi Olveira nos conta a experiência que viveu na sua pele.

A pressa do dia a dia, a praticidade de usar um item só ou até pra economizar com um produto... Vai pode confessar: você já usou o hidratante corporal no rosto?

É exatamente isso que a Gabi Oliveira @gabidepretas contou no nosso #jornadadapele no Instagram. Quando ela era adolescente acabava optando pela praticidade de um produto pra usar no corpo inteiro, inclusive no rosto. "Basicamente, o mesmo hidratante que eu passava no corpo, eu usava no rosto. E também, o mesmo sabonete que eu usava no corpo, eu usava no rosto".

Opa! Espera ai? Lembra a nossa conversa sobre o sabonete corporal x facial? Quando usamos o sabonete do corpo no rosto, podemos agredir a barreira cutânea, mudar o pH da pele e ainda ter como resultado o efeito rebote na oleosidade, além de vermelhidão, sensação de desconforto e até descamação.
Tem mais aqui: Mito ou Verdade: sabonete corporal pode ser usado no rosto? E se você está à procura de um produto específico para o rosto, pode experimentar o nosso Limpador Facial.

Hidratante corporal no rosto

A Gabi contou no vídeo que até os seus 24, 25 anos ela manteve essa rotina, em que o maior foco de preocupação era com a pele do corpo, que é mais seca, e estendia esse cuidado até o rosto, com o mesmo produto.

A pele do rosto é diferente da pele do corpo, que requer uma hidratação mais pesada. No rosto temos mais glândulas sebáceas, e de consequência, uma pele mais oleosa. O mesmo vale para o protetor solar: é preciso usar um específico para o rosto.

Gabi levanta ainda uma outra questão muito importante: a dos cuidados com a pele negra. "Existia também um grande mito de que por eu ter a pele mais escura e tal, eu não precisava disso. 'Ah, não precisa cuidar, a tua pele já é boa'. Então você não precisa se preocupar com isso, pode ir usando tudo o que você pensar. O que vier na sua mão você usa e pronto". Mas a pele negra pode ser mais oleosa e pode ser mais suscetível a algumas condições e, portanto, é claro que precisa de cuidados para que esteja sempre saudável.

"E tinha ainda um reforço de que não precisa usar protetor solar. Isso não é coisa que a gente precisa usar, porque a pele negra já tem proteção, então não precisa de protetor solar".

A Dra Kateen Conceição, especialista em pele negra, já explicou aqui que "a pele negra tem maior quantidade de melanina o que confere uma fotoproteção natural de 13.4, manchando com mais facilidade”. O que isso significa? A melanina tende a escurecer as regiões da pele que venham a sofrer qualquer agressão, como acne, queimaduras, por exemplo. Portanto, o protetor solar é sim um importante item da rotina de skincare.

"A minha pele resolveu me mostrar que estava insatisfeita com aquela falta de cuidados", disse Gabi no IGTV.

"A minha pele é seca e chegou num nível que descamava na zona T, de tão seca, de tão ressecada que estava. E foi nesse momento que eu pensei: ok Gabriela, você vai ter que procurar uma rotina".

A Gabi procurou uma dermatologista que a ajudou a montar uma rotina pensada ao seu tipo de pele. O nosso Antioxidante Hidratante faz parte dos cuidados diários, antes da aplicação do protetor solar. Se você tem dúvida se o sérum vem antes ou o óleo, veja aqui a ordem certa da rotina de skincare.

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta para manter a saúde da sua pele em dia! 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências

Voltar para o blog