Tatuagem: como cuidar e manter com o Hidratante Reparador

Tatuagem: como cuidar e manter com o Hidratante Reparador

O novo membro da Sallve chegou para hidratar, acalmar e até auxiliar na cicatrização

Se você é do time dos tatuados, talvez já tenha cruzado com algum tatuador que indicou passar cremes com pantenol (percussor da vitamina B5) durante o período de recuperação da pele. É que o ativo é conhecido por suas propriedades reparadoras e renovadoras da pele. O nosso Hidratante Reparador, que também tem pantenol em sua fórmula, também pode auxiliar peles recém-tatuadas e até a mantê-las bonitas por mais tempo, sabia? Porém, o papo é mais amplo que isso. Chega mais!

tatuagem

O que acontece com a pele quando fazemos uma tatuagem?

O primeiro ponto dessa conversa é entender melhor o que acontece com a nossa pele quando fazemos uma tatuagem. Em uma explicação geral, a tatuagem é um procedimento que injeta pigmento na derme (camada intermediária da pele).

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

“Nesse processo, temos a agressão da perfuração em si e da introdução de um ‘corpo estranho’ à pele, o pigmento. A pele, então, recruta células inflamatórias que vão fazer todo o processo de recuperação e cicatrização da pele e da barreira natural de proteção”, explica a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

O processo de cicatrização da pele após a tatuagem

Depois que a pele sofre essa injeção de pigmento e você tem o tão sonhado desenho eternizado na pele, vem o processo de cicatrização. Ele é bem importante, e aqui a gente indica que você escute o que o seu tatuador tem a ensinar. É ele que conhece a tinta que escolheu usar e como ela reage na pele, portanto, é importante ouvi-lo sobre como cuidar da tattoo nesse período que vem em seguida.

+ Barreira cutânea x barreira lipídica: qual a diferença?

“Não existe um consenso em relação ao melhor tipo de produto para cicatrizar tatuagens. Os tatuadores divergem muito de opinião e não há estudos clínicos voltados para isso na literatura. Contudo, o que vejo na prática, com experiência clínica e conversa com tatuadores, é que o melhor tipo de produto é um hidratante que vá diminuir a inflamação, manter a pele hidratada e permitir uma cicatrização mais confortável para o paciente”, afirma a Dra. Monalisa.

Como a pele pode ficar bastante sensibilizada e inchada após a tatuagem, muitos tatuadores indicam de fato que seus clientes usem ativos hidratantes, que auxiliem na cicatrização e acalmem a pele, como o pantenol. Mas não é um consenso: a tatuagem precisa da inflamação do tempo da pele para que haja um processo natural de cicatrização, assim, não há perda de pigmento.

“Você não quer reparar a pele muito rápido. Se a pele estiver muito forte, muito perfeitinha, ela pode conseguir fagocitar (“comer”) o pigmento que está na derme. Por isso é importante que a pele faça as coisas por ela mesma, para que o resultado final da tatuagem fique melhor. Alguns tatuadores preferem vaselina ou óleo de coco, algo mais simples, só para manter a pele hidratada, deixando a pele fazer o processo natural”, aponta a especialista.

Hidratante Reparador e o pós-tatuagem

Tatuagem

E o Hidratante Reparador pode ajudar a deixar a pele mais confortável após a tatuagem? Sim, pode, mas como dissemos: converse com seu tatuador.

Do ponto de vista dermatológico, Dra. Monalisa explica um pouco sobre os motivos dele ser bacana para reparar a pele após esse processo: “por ser um potente hidratante, que vai ajudar a restaurar a barreira de proteção da pele, e por possuir ação calmante e anti-inflamatória, o Hidratante Reparador é um excelente produto para recuperação de tatuagem.”

A tatuagem e a hidratação da pele

Será que hidratar a pele faz com que as cores das tatuagens durem mais tempo? Quem responde é a tatuadora Brisa Issa: "São vários fatores que interferem na durabilidade de uma tatuagem. Tem a ver com a aplicação do tatuador, a qualidade dos pigmentos que ele usa e como a pessoa vai cuidar da tattoo durante a cicatrização e depois desse período", ela começa, indicando como um dos principais cuidados proteger seus desenhos do sol. "Por isso que para quem toma muito sol a gente sempre indica tatuagens em preto e cinza".

Mas e a hidratação, após o período de cicatrização, pode fazer com que a tatuagem dure mais? "Uso hidratante no corpo todo diariamente e minhas tatuagens estão lindas", conta Brisa, que tem uma enorme coleção de anos.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Julia Petit completa: "É que uma pele mais hidratada é uma pele com uma textura mais uniforme, uma pele mais viçosa, que não fica cinzenta. Então se você tem uma tatuagem, esses fatores fazem mesmo com que ela fique mais bonita, que apareça mais mesmo. Quando passo o Hidratante Reparador nas minhas tatuagens, as cores ficam mais vivas", conta. "Não é que hidratar vá fazer com que os pigmentos durem por mais tempo, mas hidratar vai sim deixar a sua tatuagem mais bonita na pele, porque a pele está mais bem cuidada".

O Hidratante Reparador é um hidratante múltiplo, não comedogênico, que pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo, nutrindo e acalmando peles secas e sensibilizadas. Ele repara regiões ressecadas como mãos, cotovelos e pés, reduz a vermelhidão, previne o acinzentamento e descamação e deixa a pele luminosa e com toque macio.

Sua fórmula combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos como as ceramidas biomiméticas e pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e reparação da barreira da pele, o alfa-bisabolol, que tem ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, a manteiga de karité, que hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água, e os eletrólitos, para garantir o balanço hídrico da pele.

E aí? Que tal inserir o Hidratante Reparador na sua rotina?

Voltar para o blog