Hidratar: um passo importante para manter a pele saudável

Hidratar: um passo importante para manter a pele saudável

Entenda por que é tão importante manter a pele muito bem hidratada. É assim que você garante uma cútis mais macia, protegida e resistente.

Você já deve ter perdido as contas de quantas vezes já ouviu falar que precisa hidratar a sua pele. Com certeza não foi uma, nem duas vezes, né?! Porém, já parou para pensar o motivo dessa função ser tão importante para sua rotina de skincare? Estamos aqui para esclarecer!

O que é?

A hidratação nada mais é do que a reposição ou retenção de moléculas de água no organismo. Pode ser feito por meio da ingestão de água ou, é claro, pelo uso de hidratantes. Assim, sua pele fica mais macia, protegida e resistente.

Crédito: Jessica Felicio/ Unsplash

"Precisamos hidratar toda a pele e não só a pele do rosto. No entanto, a hidratação do rosto possui uma maior relevância já que é o local do corpo que está em contato com o meio externo, sem proteção. A pele do rosto, pescoço, colo e mãos são as que necessitam mais da hidratação, já que precisamos protegê-las dos fatores externos, como radiação ultravioleta, poluição e da baixa umidade relativa do ar", contou o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro.

O que acontece se não hidratar?

Uma pele que não retém ou repõe suas moléculas de água apresenta alguns problemas, que ninguém quer ter. “Ela se torna mais sensível, suscetível a descamação e com maior sensibilidade, o que pode levar ao agravamento de doenças pré-existentes ou surgimento de lesões na pele”, alertou o dermatologista Dr. Damiê De Villa.

Quando não hidratamos, a cútis acaba perdendo a sua barreira de proteção, ficando muito mais sensível a radiação ultravioleta, fazendo com que ela “queime” com maior facilidade, por exemplo. Além disso, ela também fica mais exposta aos poluentes, contribuindo para um envelhecimento precoce.

Crédito: Alexej Simonenko/ Unsplash

Ah, vale lembrar: clima frio e seco, exposição solar, água quente demais no banho e até alguns medicamentos podem levar a desidratação da pele. Por isso, atenção redobrada!

Todo tipo de pele precisa de hidratação?

Sim! Todo mundo precisa hidratar a pele, inclusive quem tem a do tipo oleosa, ok? Nada de pular o esquecer essa etapa.

Aliás, muito se engana quem pensa que passar aquele hidratante no rosto vai causar mais acne. É só se atentar aos ingredientes, preferir os de textura leve e não gordurosa, e sempre consultar o seu dermatologista.

Crédito: Noah Buscher/ Unsplash

“É possível a pessoa ter uma pele oleosa e desidratada, já que oleosidade tem relação com a quantidade de produção de sebo a partir da glândula sebácea, enquanto a hidratação significa a quantidade de água que tem dentro da célula”, explicou o Dr. Alberto Cordeiro.

Quais os melhores ingredientes?

Há muitos ingredientes conhecidos por seu poder de hidratação. Já citamos alguns aqui no blog da Sallve em outros conteúdos, mas não custa nada repetir. São eles: o Pantenol, a Glicerina, as vitaminas C e E, o Resveratrol, o Ácido Hialurônico, Ureia, entre outros.

Crédito: Pexels

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Por sinal, você já conhece o nosso Antioxidante Hidratante com nano vitamina C a 10% + ácido hialurônico? Só vem!

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog