Home office: driblando a preguiça e o tédio com a beleza

Home office: driblando a preguiça e o tédio com a beleza

Sabe como deixar sua jornada em home office mais animada? Com um bom batom colorido ou sombra ousada!

Foto: Ella Jardim/ Unsplash

Trabalhar em esquema home office pode ser uma delícia: tem flexibilidade de horário, tem aquele dia em que a preguiça bate mais e você pode trabalhar até de pijama se quiser - que maravilha não precisar se preocupar com roupa de trabalho, né? Ou aquele dia em que você não está muito para conversa e não precisa enfrentar um escritório cheio. 

Ao mesmo tempo, o formato tem suas armadilhas: sim, trabalhar de pijama pode soar um paraíso, mas ao mesmo tempo pode diminuir (e muito seu ritmo), enquanto a falta de rotina e um ambiente de trabalho com mais pessoas pode sugar a inspiração e seu gás e dar até um certo sentimento de solidão e isolamento.

Muitas dicas já foram proferidas para te ajudar a deixar sua jornada de home office mais produtiva: looks confortáveis mas não com cara de pijama, um ambiente na sua casa dedicado unicamente a se tornar seu escritório, reuniões mesmo que esporádicas em diferentes horários do dia em cafés ou restaurantes, tomar banho logo de manhã cedo e seguir um ritmo de trabalho semelhante ao que seria em um escritório...

Já segui todas essas dicas: há quase 13 anos trabalhando em formato home office, volta e meia me vi obrigada a movimentar minha rotina por sentir que estava entrando em uma onda de tédio sem fim. De um simples computador em um quarto de hóspedes, transformei o ambiente em um escritório só meu para, depois de alguns anos, preferir a liberdade de um laptop aberto em qualquer cômodo da casa. Tudo varia e muda de tempos em tempos. Se tem algo positivo - e do qual você deve tirar muito proveito em trabalhar em casa, é justamente a falta de uma rotina maçante ditada por fatores e convenções externas.

Mas você já parou para pensar que todo aquele gás que um bom batom vermelho te dá logo antes de sair de casa pode também funcionar para animar seu home office? Aqui entre o time da Sallve que trabalha de casa em seus laptops, esta é a regra mais básica para movimentar os dias de trabalho: nossas reuniões via Skype sempre contam com delineados novos, sombras coloridíssimas, batons em tons bem saturadas e, claro, trocas de dicas sobre como fazer cada um deles.

Como aquela trilha sonora infalível que te faz despertar mesmo quando o dia lá fora está chuvoso, experimentar seus batons mais coloridos simplesmente para ficar em casa traz ensinamentos bem além de usar a beleza como gatilho para um dia de trabalho menos monótono, como a sensação de que qualquer momento de qualquer dia pode ser uma festa particular, de uma pessoa só. 

As sombras coloridas que você ainda não conseguiu combinar muito bem em suas pálpebras viram ensaio perfeito pré-fim de semana, e a base que você ainda não sabe se dura o dia inteiro pode ser testada para você sentir se vai acumular nos poros. Foi assim, aliás, que comecei a usar batom vermelho, com quase 27 anos: começando com um Ruby Woo da MAC todos os dias, sem que ninguém me visse. Eu me acostumei primeiro, e depois, confiante, saí rumo à dominação mundial (risos!).

Isso sem falar nas tantas máscaras que a gente pode revezar entre uma ou outra entrega de trabalho ou resposta de email.

Maquiagem tem dessas coisas: transforma qualquer banalidade em festa total, qualquer dia em acontecimento, faz com que a gente descubra coisas novas em nós mesmas sempre. Duvida? Passe seu batom favorito antes de se sentar em frente ao computador amanhã e veja como o dia vai correr com mais entusiasmo. 

Voltar para o blog