Transformando o home office em um momento de autocuidado

O home office não apenas é inevitável, atualmente ele é essencial. Mas o momento pode ser de descoberta e autocuidado, olha só!

Foto: Jealous Weekends

O momento é sério, e as medidas tomadas por líderes políticos do mundo inteiro vêm reforçando cada vez mais: é hora de ficar em casa. Pela sua saúde, por respeito ao próximo e para que toda essa epidemia seja controlada o quanto antes.

Ao mesmo tempo, confinar-se em casa pode mexer com outro lado da nossa saúde - a mental. É fácil uma situação que inibe qualquer contato humano ou uma vida normal dar espaço a ansiedade, pânico e depressão. Sim, a situação é séria: mas não precisa ficar em pânico. A gente tem é que se cuidar e cuidar do próximo.

Mas e se a gente usar todo esse momento para promover uma verdadeira revolução de autocuidado? Com a gente, com o nosso redor, nossa casa, nossa pele, nossa cabeça? Há quem veja isso como um grande restart, que vai nos conectar com o que andava tão adormecido. É uma onda de positividade que a gente adora e que adota por aqui também.

Como fazer isso?

Aqui, o time Sallve compartilha suas dicas para transformar o momento atual em uma chance única de se cuidar.

Maquiadíssima em casa sim!

"Eu nunca vou maquiada para o trabalho, mas hoje estou maquiadíssima no home office", diz Paula, que relembra que nada como um bom make para animar o trabalho em casa.

Mantenha a rotina - e esqueça o pijama!

Já a Gabriela fez questão de manter sua rotina diária, a mesma de quando precisa sair para trabalhar: "Eu não funciono de pijama, então acordei e fiz tudo como se fosse sair de casa, como toda minha rotina de skincare. Tomei um super café da manha com o marido, fiquei com os meus cachorros, tomei café na varanda no sol... Aproveitei mesmo a manhã antes de dar o start no meu dia trabalhando. O resultado? "Quando chegou a hora de começar, eu já tava super ligada."

Quem também reforça a ideia é o Luis Felipe: "Tomo banho e me visto como se fosse sair para trabalhar. Não abro mão da minha rotina matinal."

Quem aponta as vantagens é a Marilís: "Dá para tomar um café caprichado sem tanta pressa e trabalhar fazendo skincare. É importante tirar o pijama mesmo!"

Crie um espaço de trabalho dentro de casa

Essa foi outra medida que a Gabriela adotou em sua casa: "Montei um escritório. Água do lado, caderno, lápis colorido... Tudo que tenho na mesa da Sallve. Fiz papos com meu time e com meus pares para começar a semana mega alinhada e fiz combinados de como vamos seguir os trabalhos neste período."

Saiba a hora de parar

Este é um desafio para o Luis Felipe: "Como estou conectado, as horas passam e não saio da frente do PC à noite.

Para se policiar, Gabriela dá sua dica: "Pode ser uma boa colocar na agenda um horário de parar e se comprometer a fazer exercícios em casa mesmo. Ou cozinhar!"

Mudar de ambiente também ajuda: "Quando acabo os trabalhos do dia, eu troco de ambiente! Trabalho no quarto, então vou direto pra sala ou para cozinha se tiver com fome (kkkk!), mas evito voltar pro quarto", conta Antonella, que vê em seus gatos uma ótima chance de parar a cada duas horas: "Além de ser uma terapia para mim, dou atenção para eles."

E saiba a hora de fazer uma pausa também

"Trabalhar em home office não é uma condição temporária na minha vida, o faço há dez anos e precisei encontrar um equilíbrio para trabalhar bem. O meu maior desafio foi controlar o tempo de trabalho", conta Adriane. "Ao contrário do que se pode pensar no início, o tempo voa em home office e se trabalha muitos mais e sem se dar conta. Com o tempo aprendi o quanto é importante uma pausa - você pode estabelecer o tempo, como por exemplo, a cada duas horas - para se alongar, caminhar um pouquinho ou simplesmente tomar um café enquanto olha pra fora da janela."

Ressignifique seu tempo

Sabe aquele tempo todo que você passaria no transporte público? "Uso ele para fazer outras coisas. Assistir algum conteúdo, ler um livro, jornal, ou alguma matéria", sugere Gui.

Respirar é preciso

É importante manter-se informado, mas em meio à tanta informação e notícias trágicas, é essencial dar um respiro: "Tire um tempo do seu dia para isso, e se cuide!" Esta é outra dica essencial do Gui.

Reorganize sua casa

Já que você vai passar tanto tempo em casa, vai ser inevitável você ficar com vontade de reorganizá-la. A Carolina Merino já começou seu processo: "Eu praticamente não fico em casa durante a semana por causa da rotina, então meu quarto não era um ambiente muito a minha cara, porque eu não tinha tempo nem motivação pra organizar e decorar. Porém, agora estou olhando para o espaço com mais carinho, já que vou passar mais tempo aqui. Também estou aproveitando para testar maquiagens que no dia a dia não faço. Hoje o tema foi Carnaval!

Carolina Merino linda e maquiadíssima em seu home office.

A Jessica também já usou esse tempo para reorganizar sua casa: "Isso me estimulou a criar um lugar próprio pra trabalhar, que eu não tinha. E prestei atenção em como me sinto, onde seria confortável passar o dia, como manter agua sempre perto pra não esquecer e também que preciso me levantar de vez em quando. Foi gostoso organizar esse lugar pra mim", conta.

E reorganize também seus hábitos!

Jessica estendeu a ideia para hábitos que ela sempre quis colocar em prática: "Vou aproveitar pra fazer vingar hábitos que eu não adotava por conta da correria, como preparar meu café direito, não correr para o celular logo cedo, até porque vou passar o dia só de frente pra tela."

Entre os novos hábitos... Cozinhar!

"Eu não sei cozinhar muito bem, mas nesse período de reclusão estou redescobrindo a minha cozinha e fazendo receitas fáceis que pego no Google e inventando algumas coisas. Estou adorando de verdade! Tomara que pegue o embalo e siga assim quando esse período passar", diz Taynann.

Ainda sobre cozinhar, a Nathália conta que seu autocuidado tem sido voltar a cozinhar para manter uma alimentação boa, que mantenha seu corpo forte: " Os exercícios físicos seguem feitos mesmo que na sala de casa."

Pequenos prazeres

Sabe o que mais a Maria Carol vem gostando em seu esquema de home office? "Adoro trabalhar ouvindo música, então hoje a música aqui está rolando sem fone de ouvido!"

Troque o digitar por uma ligação

Você vai passar seu dia quase inteiro digitando. Então, ao invés de só digitar, que tal ver com a sua melhor amiga uma hora para fazer uma ligação com vídeo só para dar uma relaxada? "Morando fora, isso já é rotineiro para mim", conta a Mari. "Já cansei de marcar drinks com as amigas à noite via Skype. É bom que depois de umas tacinhas de vinho você já pula direto para cama!"

"Acho que a conversa com amigos, familiares e colegas de trabalho - mesmo à distância - tem sido reconfortante e tem feito bem para a mente. Não sei se isso é uma forma de autocuidado, mas pra mim é", conta Nathália.

Ou um podcast!

"Eu sou muito muito do social e gosto de conversar! A minha maior dificuldade é não ter pessoas por perto", diz Antonella. "Então tenho gostado ainda mais de ouvir podcasts! Sinto que tem gente comigo, sabe? Eu amo o “É nóia minha?” e o “Um milkshake chamado wanda”. Fico rindo sozinha enquanto escuto e não atrapalha o meu trabalho - que é 100% visual, né!"

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading