8 ingredientes básicos e facilmente encontrados em produtos cosméticos

8 ingredientes básicos e facilmente encontrados em produtos cosméticos

Já ouviu falar em Álcool Cetoestearílico? E na Glicerina?

Apaixonados por rótulos e listas de ingredientes de cosméticos, esse momento é de vocês! Hoje vamos desvendar alguns nomes que estão sempre por aí, nos mais variados produtos de skincare (inclusive aqui na Sallve!) e muita gente sempre quis saber o que de fato fazem nas fórmulas. Alguns são ingredientes básicos, que estão por lá para estabilizar a fórmula, corrigir o pH e até ajudar na hidratação.

ingredientes básicos

Composição dos cosméticos

Para começo de conversa, vamos lembrar que os cremes, séruns e tônicos maravilhosos que você tem na sua casa não são formados só por princípios ativos, substâncias responsáveis pela ação do produto, como uma Vitamina C, o Ácido Hialurônico, o Retinol, e assim por diante.

+ Extração de origem animal? Nada disso: conheça mais sobre os ingredientes veganos da Sallve

Há também o que chamamos de veículos ou excipientes, que são parte da formulação em que são misturados os princípios ativos, tendo como finalidade dar forma, consistência ao produto. Já os coadjuvantes técnicos ou adjuvantes são substâncias que tem como função garantir que a formulação seja estável, sem alterações de ordem química, física ou microbiológica.

+ Quem faz os produtos da Sallve? Conheça nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento

Isso sem falar nos corretores de pH, que corrigem a fórmula para uma faixa compatível com a formulação e a região a ser aplicada. E os conservantes, que protegem a formulação de contaminação. Também pode haver corantes e pigmentos, essências, quelantes, antioxidantes...é, muita coisa!

ingredientes básicos

8 ingredientes básicos

Com tantos nomes desconhecidos nas listas de ingredientes, conhecer alguns que sempre aparecem nas fórmulas pode ser interessante. Afinal, informação é um bem precioso.

+ Simbologia: reconheça os cosméticos sem testes animais, veganos e bio

Por isso, atenção na lista de 8 ingredientes básicos que sempre (ou quase sempre) aparecem nas fórmulas dos seus queridinhos de skincare:

  • Água (Aqua): é o veículo mais utilizado na produção de cosméticos. Afinal, ela costuma não reagir com os demais componentes da formulação, tem elevado grau de pureza, baixo potencial de irritação, baixo custo e é de fácil manuseio. Para formulações cosméticas, a água passa por diversos tratamentos antes de ser utilizada.
  • Álcool Cetoestearílico (Cetyl Alcohol): é uma mistura de álcoois graxos. Nas formulações, ele é um emulsionante. E o que isso quer dizer? Emulsionantes são ingredientes usados para fazer a união do óleo em água, por exemplo. Ajudam a dar homogeneidade ao cosmético.
  • EDTA (Ethylenediaminetetraacetic Acid): é um agente quelante, ou seja, auxilia na estabilidade da formulação, evitando problemas como mudança de cor, cheio e aparência. Atuam complexando e inativando íons metálicos, como Cálcio, Ferro, Cobre e Magnésio, provenientes da água ou de matérias-primas da fórmula.

+ 5 ingredientes que não vão sair do radar do skincare em 2021, segundo dermatologistas

  • Gluconato de sódio (Sodium Gluconate): é um sal de sódio obtido a partir do ácido glucônico, que vem da fermentação da glucose de milho. Na fórmula, assim como o EDTA, tem função de ativo quelante (ou sequestrante), auxiliando na estabilidade da fórmula.
  • Ácido cítrico (Citric Acid): é um ácido orgânico encontrado nos citrinos, como limão e laranja. Ele tem diversas funções, mas nos cosméticos é muito utilizado como corretor de pH, mais precisamente como redutor de pH até a faixa ideal.
ingredientes básicos
  • Hidróxido de sódio (Sodium Hydroxide): é um corretor de pH, mais precisamente para elevar o pH até a faixa ideal.
  • Propanediol: é um umectante, derivado da glucose de milho. Tem alto poder de hidratação, atraindo água para o estrato córneo. Ele também atua como solvente e ainda melhora a absorção de outros ativos.
  • Glicerina (Glycerin/Glycerol): esse talvez seja o nome mais conhecido da lista. Em formulações de cosméticos, ela pode ter origem animal ou vegetal ou ainda ser sintética, reproduzida em laboratório. ,Ela tem forte afinidade pela pele e, por isso, é muito bem aceita por ela. É um umectante, ou seja, retém a hidratação natural da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea. Tem baixo peso molecular, conseguindo então penetrar mais profundamente nas camadas da pele, para onde leva toda essa hidratação. Ela também é um excelente solvente para vários ingredientes insolúveis em água.

Artigos e referências usados para este texto

Cosmetologia I

Cosméticos: a química da beleza

O poder dos quelantes: componentes eficazes que auxiliam na estabilidade de suas formulações

O que é um princípio ativo?

pH de cosméticos: você dá importância a esse fator?

Voltar para o blog