Linhas finas: melhores ingredientes para prevenir e tratar

Linhas finas: melhores ingredientes para prevenir e tratar

Ao começar a perder colágeno, a pele dá os seus primeiros sinais de envelhecimento com rugas e linhas de expressão. E o que funciona para prevenir e tratar as linhas finas?

Há uma infinidade de produtos nas lojas para combater rugas, linhas finaslinhas de expressão. O aparecimento delas começa por volta dos 30 anos, quando a pele começa a perder colágeno e sustentação, dando seus primeiros sinais de envelhecimento (no caso da pele negra ou oriental, porém, isso acontece mais lenta e tardiamente), e segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, radiação ultravioleta, excesso de consumo de álcool, o uso de cigarro e a poluição ambiental estão entre os fatores que aceleram o aparecimento destes sinais na pele

Um dos passos para quem quer prolongar a firmeza da pele é o filtro solar, produto indispensável, todos os dias (faça chuva ou faça sol, tá?!). Antes da proteção, vem outro fator super importante: a prevenção ou o tratamento. E é sobre isso que vamos conversar hoje.

O que funciona na prevenção?

Antes de mais nada, quando o assunto são os produtos antissinais, o importante mesmo é saber quais tipos de ingredientes realmente funcionam na hora de prevenir e disfarçar rugas e linhas ou marcas de expressão.

A vitamina C, por exemplo, é um importante antioxidante que atua na produção de colágeno da pele e ajuda a reverter danos causados pelos raios UV, como indica um estudo da Universidade de Oregon. No mesmo caminho, está a vitamina E, que também neutraliza o efeito oxidante dos radicais livres.

O resveratrol é um potente antioxidante e tem ação protetora contra a radiação ultravioleta: o polifenol, encontrado na casca e nas sementes de uva tem propriedades bioativas, como a eliminação de radicais livres, protegendo a pele do fotoenvelhecimento, do estresse oxidativo e também de doenças de pele (saiba mais sobre esse nosso grande aliado neste texto aqui).

A niacinamida é um antioxidante potente, com relação com a vitamina B3. Ela ajuda a reduzir a perda de água na pele e a melhorar a elasticidade, além de estimular a produção de colágeno.

O extrato de chá verde tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias: o chá verde pode ajudar a reduzir os danos causados ​​pelo sol, proteger a pele do câncer e diminuir a perda de colágeno. 

A cafeína é também um antioxidante: quando formulada em cosméticos e aplicada à pele, pode tornar as rugas menos definidas, especialmente os famosos "pés de galinha", próximos aos olhos( entenda como age e quais são os benefícios).

Outra estrela é a Carnosina, um ativo biomimético que, além de ser antioxidante, protege contra os danos da radiação IR, azul e visível, ajudando a preservar a estrutura da pele e prevenir a hiperpigmentação. Mas o ponto principal é que ele também é antiglicante, ou seja, age para proteger o colágeno, diminuir a produção de radicais livres e prevenir os sinais do tempo.

E é aqui que entra o nosso "tudão", o Antioxidante Hidratante. Usérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço. Ele combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes: carnosina, vitamina C a 10%, vitamina Eresveratrolniacinamida e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

O que funciona no tratamento?

O mesmo vale para o tratamento: é importante conhecer quais ingredientes podem realmente fazer a diferença na nossa pele antes de definir uma nova rotina de skincare. O papel da hidratação para quem quer tratar as linhas finas é o de reter ou repor suas moléculas de água, reforçando assim a barreira de proteção e mantendo-a mais firme. Afinal de contas, uma pele que retém mais água é naturalmente menos flácida.

Uma estrela que brilha pra valer quando o objetivo é tratar as linhas finas é o ácido hialurônico, um super hidratante para a pele que, ainda por cima, contribuiu para um aspecto mais radiante. Mas quando falamos de ácido hialurônico, precisamos ir mais fundo e falar de formas e pesos, porque isso significa que o ativo pode variar a sua funcionalidade:

Os de alto peso molecular (acima de 1000 kilodaltons) ficam na superfície da pele, enquanto os de baixo peso molecular são capazes de penetrar nas camadas mais profundas, podendo dessa forma até estimular a produção natural de ácido hialurônico (que começa a cair a partir dos nossos 25 anos) pela nossa pele. (quer saber mais? Temos um texto aqui que explica os pesos e formas do ácido hialurônico).

A combinação dos oito ácidos hialurônicos com três pesos diversos do nosso Hidratante Firmador te oferece diferentes funções: mantém a umidade da pele; sua hidratação superficial e prolongada; a manutenção da hidratação do estrato córneo (camada mais externa da pele); a hidratação interna e a geração de Aquaporina 3 (canais formados por proteínas que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e saída de água).

O Cogumelo Fu Ling já era usando na China Imperial como ingrediente da antiga medicina chinesa e também como tratamento para os sinais do tempo. Esse fungo com funções nutritivas, antioxidantes e anti-inflamatórias recupera a luminosidade da pele, aumenta a microcirculação e trata a redução de linhas de expressão. Isso porque uma das suas funções é induzir a produção do colágeno - proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. É que a partir dos 25 anos, o nosso corpo passa a diminuir a produção natural do colágeno, e a gente sente que a pele fica mais flácida e com mais sinais. Restituir a proteína para a pele é um passo gigantesco para tratar as linhas.

O Pantenol é um percussor da vitamina B5, ou seja, quando usado em cosméticos, ele é convertido na pele em ácido pantotênico, uma substância natural do nosso organismo. Ele exerce o papel de aumentar o nível de glutationa, considerada a rainha dos antioxidantes, nas células. O pantenol auxilia na cicatrização e renovação da pele; e tem propriedades anti-inflamatórias. Sua função é a prevenção dos sinais, mas quando formulado com o ácido hialurônico, ele cria uma super combinação para tratar as linhas de expressão.

O pantenol também pode ser encontrado nas fórmulas com os seguintes nomes: D-Pantenol, Butanamide, Dexpanthenol, Dexpanthenolum, d-Pantothenyl alcohol, Propanolamine, N-pantoyl-

Outros estrelas são os hidroxiácidos, tanto os alfa (como o ácido glicólico), como os betas (ácido salicílico, por exemplo). Eles são esfoliantes e removem a camada superior da pele, em que estão células velhas e mortas. Com isso, estimulam o crescimento de uma nova camada de pele, lisa e uniformemente pigmentada.

O retinol também é um ingrediente queridinho e que, comprovadamente, melhora rugas e marcas de expressão, como o bigode chinês. Porém, o melhor é usar a alternativa natural desse composto, como os chamados retinol-like, derivados de Psoralea corylifolia, Bidens Pilosa Extract ou Linum Usitatissimum. Eles têm as mesmas propriedades do retinol e as pesquisas indicam que são mais suaves para pele.

Seja para quem quer um aliado na pele jovem para manter o tão amado viço, ou para quem quer um boost para tratar a pele madura, é aqui que entra o nosso Hidratante Firmador. Ele potencializa a firmeza, hidrata profundamente, suaviza linhas finas, aumenta a luminosidade da pele. Tudo o que a gente quer, não é mesmo? 

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 

Tem algum ingrediente que dá mais resultado na sua pele? Alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Alguns estudos e referências consultados para este texto 

 Choosing Skin Care Products: Know Your Ingredients

Comparative study of the wrinkle reduction benefits of a cosmetic

Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging

Is Hyaluronic Acid All Hype?

The Roles of Vitamin C in Skin Health

Myth vs. Reality on Anti-Aging Vitamins

Niacinamide: A B vitamin that improves aging facial skin appearance.

An antiaging skin care system containing alpha hydroxy acids and vitamins

Hydroxy Acids, the Most Widely Used Anti-aging Agents

 

Voltar para o blog