rotina de skincare para pele oleosa

O que acontece ao interromper o tratamento de manchas?

Há um ladro crônico no tratamento e isso deve ser levado em consideração!

rotina de skincare para pele oleosa

Lembra que nós já conversamos um pouquinho por aqui que o tratamento de manchas não é algo rápido e imediato? Ele precisa de tempo para apresentar os resultados esperados. Mas e se você decidir interromper o tratamento de manchas, esquecer ou parar de usar? Volta tudo? Fica pior?

+ Afinal, como as manchas se formam?

Para começar a ver resultados, você precisa de 30 a 60 dias, por conta do ciclo de renovação da pele. “Precisamos renovar a pele em uma velocidade maior, para que com a descamação (renovação) da pele, o excesso de pigmento no local da mancha saia junto com as células mortas. Esse processo é acelerado com os dermocosméticos, porém precisamos aguardar o tempo para esse processo ocorrer”, explica a Dra. Camila Rosa.

+ Manchas na pele: um alerta para procurar um dermatologista?

O que acontece se eu interromper o tratamento de manchas?

Porém, antes de mais nada, o ideal é que o tratamento não seja interrompido - e muito importante, o primeiro passo para quem sofre com manchas na pele é procurar um dermatologista: afinal, você precisa identificar o tipo das suas manchas e saber que tipo de produtos vão fazer bem para sua pele, além de descobrir o que causou seu aparecimento e tentar interromper esse processo desencadeante.

+ Sérum Antimanchas: uniformiza o tom, mas sem clarear a pele negra

Se você está realizando um tratamento para manchas, caso decida interromper o tratamento ou parar por algum motivo, não vai haver mais melhora no quadro das manchas. Mas elas vão piorar? Segundo a Dra. Camila Rosa, somente haverá uma piora se você mantiver o processo que desencadeia o aparecimento delas. Parar de usar o produto por si só não vai fazer com que nada piore de fato. O que é preciso saber é que, se você parar de usar o produto e mantiver os gatilhos que desencadeiam as manchas, aí sim: elas vão voltar. Se você tem manchas decorrentes da exposição solar, por exemplo, e após suavizá-las voltar a se expor sem proteção, elas vão voltar. Por isso, tratamento e prevenção caminham lado a lado.

O lado crônico do tratamento de manchas

Há ainda um lado crônico no tratamento de mancha, em que dependendo do tipo que você tem, talvez seja preciso lidar com elas por um longo período da vida. Isso significa que elas elas podem sumir e simplesmente voltar se você parar de cuidar? Talvez. Isso tudo depende do problema que você tem. Por isso, sempre repetimos, é importante consultar um especialista: “Tudo vai depender do tipo de mancha, da origem. São vários os fatores desencadeantes de manchas. Se eu os mantiver, não consigo melhora”, explica a Dra. Camila.

Vale lembrar que melasma, melanoses solares, hipercromias pós-inflamatórias e nevo de Ota, por exemplo, podem ser tratados para se obter uma pele mais uniforme. Mas não se esqueça: para cada caso existe um tratamento específico, e por esse motivo, é fundamental o diagnóstico correto.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Qual é o principal cuidado para não piorar manchas?

Essa é fácil: para não piorar suas manchas, além de seguir à risca o tratamento principal sugerido pelo seu dermatologista, há um ponto principal e inegociável: usar protetor solar!

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog