joelhos e cotovelos ressecados

Joelhos e cotovelos ressecados: como cuidar dessas regiões

Como tratar joelhos e cotovelos ressecados? Aqui você tem todas as dicas para ficar com as regiões hidratadas e macias

Joelhos e cotovelos ressecados sempre são áreas citadas quando falamos de cuidados com a pele do corpo. Algumas vezes essas regiões ficam até esbranquiçadas, escurecidas ou acinzentadas, dependendo do tom da pele de cada um. Porém, o segredo é um só: hidratação, hidratação e mais hidratação. Mas por que essas regiões ficam sempre tão ressecadas?

joelhos e cotovelos ressecados

Joelhos e cotovelos: por que tão ressecados?

Lembra que te falamos aqui no blog que a pele do nosso corpo é diferente em cada região? Nosso papo aqui tem muito a ver com isso. As regiões dos joelhos e dos cotovelos têm mais elasticidade e estão em constante movimento. São áreas mais expostas a sofrerem agressões externas, como impacto, clima e atrito com roupas. Tudo isso por si só já favorece o ressecamento.

+ O excesso de hidratação pode ser um problema?

“Cotovelos e joelhos são mais ressecados, porque a camada córnea é mais espessa nessa região, e a epiderme toda é um pouco mais espessa. Então a pele é mais espessa e a camada superficial, que é impermeável (é só de queratina), também é mais espessa. E por quê? São áreas de atrito, que a gente precisa para atritar, como ajoelhar, se apoiar em estruturas e superfícies. A gente precisa que a pele dessa região seja um pouco mais resistente, mais rígida, para não ter fissuras, ferimentos e arranhões”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

joelhos e cotovelos ressecados

Como cuidar de joelhos e cotovelos ressecados?

A dica já foi dada no início do nosso papo, né? Para ajudar a pele dos joelhos e cotovelos a ficarem saudáveis, o segredo é a hidratação - e, de preferência, uma bem poderosa.

+ Barreira cutânea x barreira lipídica: qual a diferença?

Além disso, é importante pensar em produtos que ajudem a reparar a barreira cutânea, que é a camada mais exposta da pele e responsável por impedir a perda de água.

“O melhor jeito de melhorar ressecamento é hidratando sempre, com um hidratante potente, que tenha uma quantidade maior de óleos ou de manteigas para fazer aquele filme. Além disso, o ideal é evitar o atrito intenso nessas regiões. Se precisar, por exemplo, fazer muito exercício com joelhos no chão, é bom usar uma superfície para proteger, ou uma joelheira. A mesma coisa vale para os cotovelos: quem trabalha muito tempo apoiado, deve tentar proteger essa região”, aconselha Dra. Monalisa.

Hidratante Reparador

hidratante reparador

Você já conhece nosso Hidratante Reparador? Ele é um hidratante múltiplo, não comedogênico, que pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo, nutrindo e acalma peles secas e sensibilizadas, reparando danos e restaurando regiões extremamente ressecadas. Ele repara regiões ressecadas como mãos, cotovelos e pés, reduz a vermelhidão, previne o acinzentamento e descamação e deixa a pele luminosa e com toque macio.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Sua fórmula combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos como as ceramidas biomiméticas e pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele, o alfa-bisabolol com ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, a manteiga de karité, que hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água, e os eletrólitos, para garantir o balanço hídrico da pele.

Formulado especialmente para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele, nosso Hidratante Reparador é um cremão vegano, sem silicone, sem óleo mineral e sem crueldade.

Antioxidante Hidratante Corporal

joelhos cotovelos ressecados

Antioxidante Hidratante Corporal é o melhor do tratamento para a pele do corpo, em uma loção cremosa de rápida absorção.

Sua fórmula une compostos antioxidantes (Vitamina ECarnosinaextrato de café e o próprio óleo de semente de uva) a hidratantes como o Phytoesqualano, oferecendo uma série de benefícios com sensorial confortável e refrescante.

Além de oferecer hidratação prolongada, sua composição garante proteção de danos causados pela poluição, prevenção de sinais do tempo, melhora a circulação local e aumento da elasticidade. A Vitamina E, por ser um anti-inflamatório natural, também contribui para acalmar a pele, se tornando uma ótima pedida no pós depilação, por exemplo. Ela fica mais macia, mais hidratada e com zero sensação grudenta.

E aí: que tal inserí-lo na sua rotina?

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog