7 dicas de maquiagem da Julia Petit para você testar em casa

7 dicas de maquiagem da Julia Petit para você testar em casa

Nossa Ruiva dá sete dicas que podem atualizar tudo o que você já tem na sua gaveta. Bora?

Maquiagem é mesmo um buraco negro: quando a gente gosta, é difícil se controlar. Mas precisa mesmo ter tanta coisa? A resposta, claro, é não. Dá muito bem para você brincar com o que já tem em casa e conseguir os mais diversos resultados, até atualizando sua base opaca de alguns anos para o viço tão desejado dos dias de hoje? Para mostrar isso, reunimos sete dicas de maquiagem da Julia Petit para você testar já sem necessariamente precisar comprar nada novo.

Vamos? Então cola aqui e só vem:

1- Para variar a aplicação com os dedos

Todo mundo já sabe que dá muito bem para trocar os pincéis pelos dedos, né? Mas sabia que ainda com os dedos, dá para alternar o efeito que você quer? "Quando você pressiona você tem mais pigmentação. E se for um produto com brilho, pressionando você tem muito mais brilho. Já quando você esfrega, você tem um efeito mais esfumado", ensina Julia.

Aproveitando: você sabe como lavar adequadamente seus pincéis de maquiagem?

2- Para ter o efeito do blush cremoso quando você só tem blush em pó

"Se você quer o efeito do blush cremoso - aquele mais iluminado, de hidratação, minha sugestão é passar seu blush normal e depois passar um hidratante por cima, em batidinhas. Você vai ficar com aquela textura do blush cremoso mesmo tendo aplicado o blush em pó", diz Julia.

3- Para cílios mais pesados quando você só tem rímel levinho

Julia começa comentando aquela infalível: passar uma camada de rímel, e em seguida uma camada de pó, com pincel mesmo. Sua ressalva? "Pode empelotar", ela avisa. Para quem quer fugir do empelotado, a dica da nossa Ruiva é guardar o aplicador de outros rímeis que você possa ter em casa e esteja prestes a jogar fora. "É só você lavar e guardar. Cada escovinha vai fazer um efeito diferente. Então se você tinha um rímel super pesadão, grossão, provavelmente era a escova dele que dava esse efeito. Então vale a pena guardar as escovinhas de todos os seus rímeis, porque só ela já vai fazer diferença na aplicação e no resultado."

4- Se você quer mudar o acabamento da base que já tem em casa

Tem base bem mate em casa e queria um resultado mais viçoso? A dica da Julia é misturá-la com um pouquinho de hidratante ou óleo para um acabamento mais brilhante. "Mas antes de mais nada", ressalva Julia, "antes de se preocupar em mudar o acabamento da sua base, você tem que preparar bem a sua pele, deixar ela bem hidratadada e elástica. Então se sua base for mais pesada, você usa só um pouquinho dela e vai espalhando no rosto, ou pode usá-la só nos pontos que você mais precisa, como laterais do nariz, olheiras, uma ou outra manchinha, sempre espalhando-a bastante para um efeito natural."

(Quer pele ainda mais viçosa? É só relembrar da dica de Lucy Boynton e sua maquiadora, Jo Baker, que usam um bom cremão como iluminador!)

5- Os multiusos da Ruiva

A gente já sabe: batom pode virar blush, blush cremoso pode virar batom e daí por diante, né? Nessa lista, Julia dá mais algumas dicas de maquiagem: pense que toda sombra pode ser também delineador. Você pode fazer laminha com ela e usar qualquer sombra que tiver em casa como delineador. Já seu batom brilhoso você pode misturar com uma sombra para deixá-lo mate. Um delineador em pasta, por sua vez, daqueles coloridos, você pode aplicar com um pincel fofo na pálpebra, e vai ter uma sombra bem pigmentada que vai durar muito", ensina. "Acho que um delineador não é só um delineador, ele pode ser super uma sombra.

A mesma coisa vale para o contorno: "Dependendo do tom, ele pode tanto servir como base para o blush, aplicado com um pincel fofo. Você consegue fazer um bronzer mais frio, fica bem bonito, e usá-lo como sombra também, contornos têm sombras ótimas para isso!"

6- Se você tem pó compacto mas não usa há anos

Com essa febre das peles bem viçosas e naturais, não teve jeito: os pós faciais foram parar lá no fundo da gaveta, né? A Julia, porém, tem ótimas dicas de maquiagem para inserí-lo de novo na sua maquiagem sem pesar.

"A gente não usa mais pó no rosto todo, fica muito pesado - a não ser que seja uma maquiagem propositalmente pesada. Mas se não é para fazer de fato um baking, hoje em dia usamos pó localizado só onde a gente precisa controlar brilho ou oleosidade", diz Julia. Como aplicar? Troque o clássico pincel grande de pó por um bem gordinho de sombra e você pode passar na lateral do nariz, às vezes logo acima das maçãs do rosto onde poros aparecem mais, se você quiser tirar um pouquinho o brilho no centro da testa...", lista a Ruiva. "Você usa bem pontualmente mesmo onde quer tirar brilho e deixa o resto sem, como as maçãs do rosto, a têmpora, as laterais da testa, o queixo, a ponta do nariz... Assim você mantém o brilho natural da pele e elevar alguns pontos do rosto, sem ficar com o rosto todo mate."

7- Se você quer dar vida longa ao seu glitter de Carnaval - mesmo sem bloquinho

Ama glitter mas nem sempre quer o efeito bloquinho (que, para deixar claro, nós amamos)? Aquele mesmo, bem carregado, que a gente ama? Não precisa comprar mais: "Gosto muito de usar glitter para dar brilho em alguma sombra metálica ou até fosca, passando um primer por cima da sombra e aplicando o glitter em seguida", explica Julia, dando mais dicas de maquiagem para testar com o que você já tem em casa.

"Também gosto de usar glitter como delineador. Você usa o delineador em pasta ou daqueles que demoram um pouco mais para secar, aí você passa o glitter por cima com um pincelzinho, para fixá-lo", ela segue. "Se o seu delineador seca rápido, você pode pegar um pouquinho de colas de cílios, aplicar levemente por cima e passar o glitter."

A máxima da Julia? "Glitter dá pra usar o ano todo!" Concordamos ou concordamos? Para remover o glitter? Nosso Bálsamo Demaquilante remove tudo - e sim, até glitter!

Que tal inserí-lo na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog