é obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

É obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

Você já ouviu que lavar o rosto duas vezes por dia é obrigatório. Já ouviu também que não se deve de forma alguma lavar de manhã. Mas o que é verdade, afinal? Duas dermatologistas respondem.

é obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

Você com certeza já ouviu muito que a gente tem que lavar o rosto duas vezes por dia: pela manhã e à noite, como um verdadeiro mantra imutável. Nos últimos tempos, porém, você também deve ter ouvido que na verdade não se deve lavar o rosto de manhã. Se procurar, na verdade, vai encontrar uma série de artigos no Google com títulos como "Parei de lavar meu rosto de manhã e minha pele nunca esteve tão linda!"

Se pesquisar mais um pouco, vai descobrir até famosas que juram que este é um dos segredos de sua pele incrível (entre elas Salma Hayek). Com tudo isso, nossa comunidade começou a perguntar: mas então, é obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia mesmo?

Para responder a esta pergunta, procuramos quem mais entende do assunto: dermatologistas, é claro.

"Não existe uma regra que diga que você tem que lavar o rosto duas vezes por dia. Ou uma que diga que não tem que lavar o rosto duas vezes por dia", explica a dermatologista consultora na Sallve, Dra. Liliana Bechelli Torloni. "Há sim ajustes e orientações específicas para cada paciente".

A explicação técnica

Em primeiro lugar, por que lavamos o rosto? Para retirar o excesso de células mortas, partículas de poluição e em muitos casos maquiagem: "Quem cumpre essa função com maior propriedade é o chamado agente tensoativo, que se liga às sujeiras e células mortas formando uma estrutura chamada de micela, que retira essas substâncias", explica a Dra. Liliana.

Mas se até algum tempo atrás a maioria esmagadora de limpadores do mercado tinham fórmulas agressivas, hoje há muitas opções mais suaves, que podem ser sem sabão ou com tensoativos menos agressivos - tudo associado a outros ativos, tais como agentes de hidratação para peles mais ressecadas ou de adstringência para peles mais oleosas.

Sendo assim, lavar o rosto duas vezes por dia não é uma recomendação que caiu por terra. Pelo contrário: hoje em dia é mais fácil seguí-la, com produtos mais suaves. Alô, Limpador Facial!

O que você passou à noite?

A dermatologista Dra. Juliana Piquet, por sua vez, acrescenta mais um fator que devemos levar em conta quando pensamos sobre lavar ou não o rosto pela manhã: "Se você usou um ácido à noite, é bem importante retirá-lo antes de sair na rua ou aplicar outros produtos na pele, como o filtro solar. O que você pode fazer, se quiser, é uma limpeza um pouco mais suave pela manhã." A água micelar, por exemplo, pode ser usada pela manhã para esta função? Pode sim!

O tipo de pele

A Dra. Liliane esclarece também que o tipo de pele não diminui este número de higiene do rosto duas vezes por dia. Para peles oleosas, não se deve exagerar além dele para evitar o efeito rebote. No caso das peles ressecadas, a recomendação também permanece, com um ajuste apenas no produto utilizado: com menos "detergência", mas ainda assim capaz de retirar a sujeira sem agredir a pele.

A conclusão?

Lavar o rosto duas vezes por dia não é o bicho-papão que começou a se propagar em fóruns especializados, sites de beleza e redes sociais. Com um limpador suave, seguir a indicação se tornou mais fácil. Lavar o rosto pela manhã tem uma função, à noite outra. É simples assim.

Você já conhece o nosso Limpador Facial? Com NiacinamidaExtrato de MoringaPhytoesqualano e Pantenol, ele promove uma limpeza profunda sem deixar a pele ressecada, controlando a oleosidade e reconstruindo a barreira de proteção da pele

Voltar para o blog