Limpador Facial: o primeiro passo para os lindos poros

Limpador Facial: o primeiro passo para os lindos poros

Você sabia que os cravinhos são poros entupidos?

Pense em uma pele bonita, viçosa, saudável e sem todos aqueles pontinhos dos cravinhos brancos e pretos. Você se imaginou olhando de frente para o espelho? Não?! Então vamos entender como a gente pode ajudar a desobstruir os poros e ter uma pele com saúde?

Os poros

Pra começo de conversa, você deve saber que a nossa pele é repleta de poros, são cerca de cerca de 300.000 pequenos furinhos no rosto. Eles acumulam sebo, suor, poluição, resquícios de produtos comedogênicos, de maquiagem e até de protetor solar. Mas olha só, os poros fazem parte da estrutura da pele e essa história de "esconder os poros" faz parte de um padrão inatingível que não é real, que existe só nos filtros das redes sociais. A gente pode aprender a cuidar bem da pele para evitar a dilatação e desobstrui-los.

Portanto, um dos passos mais importantes em uma rotina de cuidados com a pele, é uma devida higienização da face de manhã e a noite.

Os cravinhos

O cravo (tanto o branco como o preto) é um poro entupido, sabia? A diferença de coloração entre os cravos brancos e os cravos pretos acontece por conta da oxidação. Aqueles escuros são os comedões abertos, ou seja, é a secreção de um poro mais largo, oxidado por ter mais contato com o ar. Já os cravinhos brancos, chamados também de comedões fechados, se tratam da secreção em poros mais estreitos, sem o contato com o ar.

A acne

Basta olhar de perto no espelho pra bater a vontade de espremer fora cada um daqueles tantos pontinhos do nosso rosto, não é? Mas olha só: é melhor manter a calma - e as unhas longe da nossa amada cútis. Porque é preciso seguir um procedimento (limpeza, esfoliação, vapor para abertura de poros e extração de comedões) para não acabar com uma inflamação que vai se transformar em uma espinha.

O que acontece é quando a gente espreme um cravo sem ter higienizado bem a pele e sem toda a preparação do procedimento feito por uma esteticista, a gente pode acabar por empurrar o sebo e as bactérias para o fundo do poro causando inflamação e uma espinha, que pode até evoluir para uma cicatriz.

A dermatologista Dra. Paola Pomerantzaff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) já nos explicou que “geralmente, os comedões pretos não evoluem para espinhas. Já nos comedões fechados (brancos) algumas bactérias podem se proliferar e se alimentar do sebo acumulado no local. A evolução nesses casos é a formação de uma ‘espinha’”, pondera a Dra. Paola. Um exemplo de ácaro que gosta desse ambiente é o Demodex folliculorum, que pode ser encontrado também em outros poros da pele. Porém, nos que estão entupidos, podem acabar ajudando em uma infecção, que pode gerar uma espinha, por exemplo. E como evita-lo? Com uma boa higienização.

O Limpador Facial ajuda a desobstruir os poros?

Tão importante quanto o hábito de manter a rotina e higienizar a pele diariamente, é a escolha do sabonete para o rosto. A gente já elencou aqui sete erros que você pode cometer ao limpar o rosto, lembra?

Portanto, vamos combinar: nada de um mesmo sabonete para o corpo todo, tá? O primeiro passo é a escolha de um produto eficiente, específico para a área do rosto e que não seja agressivo, como o nosso Limpador Facial!

https://www.youtube.com/watch?time_continue=41&v=ol_7C-cUFp8&feature=emb_title

Uma das estrelas da fórmula é o Extrato de Moringa, que une duas atividades: combina a capacidade de proteger as células da pele contra agressões por poluentes e também é eficaz na purificação da pele.

Ou seja, ele limpa a pele sem a agredir, sem deixar aquela sensação de repuxar, removendo as impurezas mas sem retirar a proteção natural e consequentemente, sem causar o chamado efeito rebote.

A fórmula conta ainda com mais ingredientes que amamos: a niacinamida (que controla a oleosidade e melhora manchas), phytoesqualano (que ajuda a repor a barreira lipídica da pele garantindo sua maciez) e o pantenol (poderoso hidratante com efeito cicatrizante). Uma fórmula que vai além da limpeza profunda e também reconstrói a nossa barreira cutânea e mantém a hidratação. Tudo para os lindos poros.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

A rotina de cuidados

Para completar a rotina com mais um aliado contra os comedões você pode usar o nosso Esfoliante Enzimático até duas vezes por semana em dias alternados. Saiba mais aqui como ele ajuda no combate aos cravos. Mas, se sua pele já estiver sensibilizada com acne inflamada, o ideal é evitar essa região, combinado?

A Dra Paola explica que a melhor rotina para quem sofre com cravos é: higienização adequada da pele, nunca dormir com maquiagem (para que não ocorra a obstrução de poros), e manter a produção de sebo controlada com produtos que não aumentem a oleosidade da pele. Lavar a pele até duas vezes ao dia, utilizar um tônico para complementar a limpeza, hidratar a pele com um produto não comedogênico. Esfoliante pode ser incorporado à rotina para manter a renovação celular e prevenir o aparecimento de novas lesões. O uso de um protetor solar que não aumente a oleosidade da pele também é importante".

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele.

O nosso Limpador Facial já faz parte da tua rotina de skincare?

Voltar para o blog