Limpar seu rosto é fundamental para ter uma pele saudável sempre!

Limpar o rosto é o passo mais importante do skincare!

Não importa o quão extensa é sua rotina de skincare - aliás, ela não precisa ter dez mil passos, hein. Tudo começa com limpar seu rosto. Ter uma pele limpa é fundamental para que ela continue saudável e receba todos os benefícios do que você vai aplicar em seguida. Além disso, limpar seu rosto vai evitar poros entupidos (leia-se cravos e espinhas), normalizar sua produção de sebo e te ajudar a manter a pele viçosa. Pele limpa significa melhor absorção de tudo o que você passar nela.

Como limpar?

Nós já falamos muito sobre a importância de limpar o rosto, diariamente, duas vezes por dia. Mas como? Em movimentos circulares, com delicadeza. Vai fazer esfoliação? Mesmo assim, tem que limpar seu rosto antes, ou você vai acabar empurrando a sujeira para dentro da pele.

Existe algo como "limpar demais"?

Existe! Exagerar na limpeza pode acabar engatilhando o tão temido efeito rebote - que é quando tiramos tanto o óleo da nossa pele que ela compensa produzindo ainda mais. Por isso, foque sempre na limpeza de manhã e à noite, aumentando o número apenas se necessário.

Encontre um limpador certo para seu tipo de pele

Existe limpador para cada tipo de pele - ou para todos. Pesquise sempre antes de comprar, e procure sua dermatologista para te ajudar na escolha, e não use o mesmo sabonete que passa no corpo. Cada região da pele tem sua particularidade, lembra?

A limpeza mais básica consiste em dois passos: limpar e tonificar

Mas para que serve o tônico? Depois do limpador, é o tônico que vai retirar os resíduos que o sabonete não conseguiu remover (como por exemplo poluição e resquícios de maquiagem). "O tônico é importante porque complementa a limpeza da pele, ajudando a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e espinhas", explica a dermatologista Dra. Camila Rosa.

Além dessa limpeza profunda, o tônico tem a função de regular o pH da nossa pele e prepará-la para receber todos os ativos dos cosméticos que você vai passar em seguida.

E você sabia que há diferentes maneiras de aplicar o tônico?

Você pode usar ou a sua toalhinha (lembra de todos os seus benefícios?) ou seus dedos. Com os dedos, você pode usar pressão ou como se tivesse aplicando um creme. Com a toalhinha você promove uma esfoliação bem suave, enquanto com os dedos se certifica que o produto vai penetrar bem na sua pele. Os dois métodos são válidos e ótimos!

Importantíssimo: não pule nenhum dia!

Sabe aquela ideia de deixar "a pele descansar" e não passar nada nela por um dia? Esqueça. "Você ficaria um dia sem escovar os dentes para descansá-los? É a mesma coisa", já disse a dermatologista Dra. Carla Vidal.

Pense que todos os dias sua pele produz sebo. Todos os dias ela fica em contato direto com a poluição do ar, sofre os efeitos do stress, e daí por diante: "Nossa pele envelhece todos os dias. Esse envelhecimento cutâneo não vai parar se você suspender seus cuidados com a pele por 24 horas. Aliás, é o contrário: essa rotina de skincare não pode ser quebrada", alerta a dermatologista.

Pele linda é pele limpa e cuidada. Sempre!

vamos conversar?