bálsamo demaquilante

Limpeza dupla: pra tirar todas as suas dúvidas

Já ouviu falar sobre limpeza dupla mas não sabe o que é? Cola aqui que a gente vai te explicar tudinho e desmistificar algumas crenças que rolam por aí.

Limpeza dupla é uma daquelas práticas do skincare que quando a gente abraça, imediatamente se sente #quasecoreana ou #aloucadoskincare. Mas sabia que a limpeza dupla não é tão complexa assim? Na verdade, ela é bem fácil de entender e de integrar à sua rotina de skincare, se você quer expandi-la além do básico.

bálsamo demaquilante

Mas afinal, o que é limpeza dupla?

Se você já ouviu falar em limpeza dupla (ou double cleansing) e nunca entendeu ao certo o que é, a Julia Petit explica: "A limpeza dupla, falando de forma bem direta, é você usar o óleo para fazer uma pré-limpeza na pele. Esse óleo ajuda na remoção de células mortas e excesso de sebo da pele de um jeito diferente e mais suave do que uma esfoliação".

+ Os 4 níveis de limpeza: quem é você nessa fila do skincare?

A regrinha da limpeza dupla, em sua essência, é justamente essa: ela deve ter dois passos, sendo o primeiro um óleo de limpeza, como o nosso Bálsamo Demaquilante - que pode ser usado como cleansing oil, independente de você estar maquiado ou não - seguido pelo seu limpador favorito.

E por que o óleo entra na limpeza dupla?

O benefício dos óleos para a limpeza da pele é que eles retiram as impurezas que um limpador facial convencional não conseguiria remover totalmente, como maquiagem, por exemplo. No caso do Bálsamo Demaquilante, ele tira qualquer maquiagem, até às a prova d'água. Isso acontece por causa dos emolientes em sua fórmula (óleos), que dissolvem a rede de maquiagem que está formada em cima da sua pele. "Isso acontece porque eles são apolares - ou seja, eles se ligam a óleos, e maquiagens geralmente são uma rede de pigmentos em óleo - às vezes tem água, mas tem muito óleo. No caso de maquiagens à prova d'água, então, não há água na fórmula - por isso ela não sai tão facilmente", explicou Marcus Amaral, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento. Sabe aquela aulinha de química que nos ensinou que semelhante se liga a semelhante? É o caso aqui. O Limpador Facial entra na sequência para terminar a limpeza, retirando resíduos que podem ter permanecido na pele.

+ Cravos e espinhas: os melhores ingredientes para combater e prevenir

O mesmo acontece quando se fala em cravos. "Cravos são poros entupidos principalmente por óleo, que fica preto por oxidar na sua superfície. Como a base do Bálsamo Demaquilante é principalmente composta por óleos, ele consegue 'amolecer' os cravos e assim facilitar sua retirada", segue explicando Marcus. "Emolientes estão na fórmula, de novo, no sentido de amolecer, derreter. Aqui é igualzinho. Não é todo óleo que faz isso, há produtos comedogênicos que têm o efeito contrário."

Mas quem tem pele oleosa pode fazer limpeza dupla?

Quem tem pele oleosa foi ensinado a morrer de medo de inserir óleos em sua rotina de skincare, mas não precisa de tudo isso, viu? "Você tem que saber se o óleo que você vai usar é entupidor, antes de mais nada", ensina Dra. Denise Steiner. "Se você tem um veículo em óleo ou um óleo natural que não provoque o fechamento dos óstios, você pode usá-lo tranquilamente - não é proibido não!", afirma a dermatologista, completando que tudo na pele é questão de equilíbrio: "A pele tem uma necessidade de produção de óleo, então às vezes, se você já está dando esse óleo de fora para dentro, a pele entende que não precisa produzir mais".

+ Sabia que o Bálsamo Demaquilante hidrata enquanto demaquila?

Nosso Bálsamo Demaquilante foi dermatologicamente testado e é não-comedogênico: o óleo de macadâmia em sua fórmula, além de hidratar, não vai entupir seus poros - e, como te explicamos ainda vai te ajudar na remoção de cravos!

Só precisa fazer limpeza dupla quando a gente usa maquiagem?

É verdade que a limpeza dupla é ótima para retirar maquiagem, mas sabia que ela tem vários benefícios para a nossa pele mesmo quando não estamos usando nada além de nossos produtos de skincare? É que ela promove uma limpeza profunda e gentil com a sua pele, retirando sujidades que um limpador sozinho talvez não consiga.

+ A importância de remover o filtro solar diariamente

O Bálsamo Demaquilante remove o protetor solar e ainda potencializa a ação do limpador facial que você for usar na sequência, já que ele age na limpeza dos poros, desobstruindo o óleo, e deixando-os prontinhos para receber o próximo passo. Ou seja: você pode fazer a limpeza dupla mesmo quando não estiver usando maquiagem - e, se quiser, pode fazê-la diariamente também, uma vez ao dia.

+ A importância de demaquilar a pele

"Mas eu tenho acne, melhor não fazer limpeza dupla"

Na verdade, pode ser o contrário, viu? "Cravos são poros entupidos principalmente por óleo, que fica preto por oxidar na sua superfície. Como a base do Bálsamo Demaquilante é principalmente composta de óleos, ele consegue "amolecer" os cravos e assim facilitar sua retirada, dado que semelhante dissolve semelhante", explica Marcus Amaral. "Não é todo óleo que faz isso, temos produtos comedogênicos que têm o efeito contrário", complementa.

Ou seja: a limpeza dupla, feita com produtos não comedogênicos, pode ser uma boa aliada da pele acneica.

A limpeza dupla pode limpar demais minha pele e dar efeito rebote?

A gente já aprendeu que lavar o rosto duas vezes por dia é o suficiente, né? Mas e aí: a limpeza dupla não acrescenta mais uma lavagem? Não vai me dar efeito rebote? Não, pelo contrário: óleos não só ajudam a manter a hidratação da pele como não agridem sua barreira de proteção.

"Eu deixo meu Bálsamo Demaquilante no banho porque sou preguiçosa. Tem vezes que quero fazer a limpeza dupla só por ter usado o filtro solar ou por querer fazer aquela limpeza extra nos poros sem esfoliar".

Julia Petit

No Bálsamo Demaquilante, são os resíduos do óleo de macadâmia, com seus poderosos ômegas 7 e 9, que hidratam a pele sem entupir os poros, equilibrando sua barreira lipídica e entregando ainda uma ação antioxidante.

Tá, mas passar o Limpador em seguida ao Bálsamo Demaquialnte não vai tirar suas propriedades?

Não vai não! A ação do Bálsamo Demaquilante é a de remover a maquiagem. Em seguida, é importante completar a limpeza com o seu limpador, para eliminar o resto dos resíduos dos produtos de maquiagem, além da oleosidade natural que já estavam na pele.

Ana Sofia Barbosa, pesquisadora sênior da Sallve e responsável pelo desenvolvimento da fórmula do Bálsamo Demaquilante, explica que sua propriedades não são eliminadas ao se lavar o rosto em seguida: "Na nossa fórmula, temos os ômegas que ajudam a efetuar um efeito de reparação da pele, por funcionarem como uma leve camada hidratante mesmo após retirada dos resíduos com o limpador. A sujeira será retirada com a ação dos tensoativos; e os óleos são carreadores dos pigmentos da maquiagem. Ou seja, teremos uma dissolução dos pigmentos com o Bálsamo Demaquilante e uma limpeza de resíduos com os limpadores, o que irá ficar na pele será uma proteção lipídica". Carine Dal Pizzol, pesquisadora e gerente do time de P&D, complementa: "Vale lembrar que há moléculas, ingredientes e ativos, entre outros, que apresentam substantividade pela pele, cabelo e unhas, que têm afinidade e se ligam na pele. Os ativos do nosso Bálsamo Demaquilante são absorvidos por ela, eles não ficam apenas na superfície".

Na prática: como que a gente faz a limpeza dupla com o Bálsamo Demaquilante?

O Bálsamo Demaquilante deve ser aplicado sobre a pele seca, com as mãos (não precisa de algodão, tá?), em movimentos circulares. Aproveite o momento para fazer uma massagem facial bem gostosa no rosto, enquanto você limpa a pele e tira sua maquiagem ou filtro solar. Em seguida, passe um pouco de água no rosto e siga com seu limpador favorito. Após a limpeza dupla, você entra com seus passos seguintes: tônico, esfoliação, máscara, hidratantes... Mas lembre-se sempre: a limpeza é sempre o primeiro passo da rotina de skincare.

Abaixo, a Julia responde as dúvidas da nossa comunidade sobre o Bálsamo Demaquilante e te ensina direitinho a usá-lo.

https://www.youtube.com/watch?v=A-_Ivtx5V08&t=344s

Que tal inserir nosso Bálsamo Demaquilante na sua rotina de skincare? Ele remove toda a maquiagem, inclusive à prova d'água, limpando também os poros e ajudando a reduzir os cravos. O óleo de macadâmia em sua fórmula remove os resíduos sem ressecar a pele, arder os olhos ou embaçar a visão. E graças aos ômegas 7 e 9, ela também hidrata e recupera a barreira natural de proteção da pele.

Voltar para o blog