Livros, documentários e filmes para se informar sobre questões raciais: as dicas de Gabi Oliveira

Livros, documentários e filmes para se informar sobre questões raciais: as dicas de Gabi Oliveira

Gabi de Pretas reúne uma série de dicas - entre livros, documentários e seriados -, para quem quer se informar mais sobre racismo e brutalidade policial.

Divulgação / Netflix

Com os mais recentes acontecimentos envolvendo brutalidade policial nos Estados Unidos e aqui no Brasil, nunca se viu tanta gente querendo aprender mais e mais do que nunca. Querendo ouvir mais, absorver mais, ampliar mais seu olhar, abrir mais sua mente e se engajar de fato em uma luta contra a desigualdade, contra o racismo.

Com o intuito de ajudar quem busca por cada vez mais informação, Gabi Oliveira preparou uma lista de títulos para quem quer se informar mais não só sobre questões raciais, mas também sobre a violência policial e como tudo isso afeta a nossa sociedade inteira: "Desigualdades, inclusive a racial, são prejudiciais para toda nossa sociedade. Todas e todos nós somos afetados diretamente com essas desigualdades. Nós pessoas negras sofremos de forma mais direta, mas os reflexos chegam para todas e todos nós."

“O que é Racismo Estrutural?”, de Silvio Almeida

"Racismo Estrutural é um termo que a gente tem visto muito por aí, mas sem muito aprofundamento. Nesse livro, a gente consegue ter uma noção mais aprofundada de como o racismo está em todas as instâncias na nossa sociedade e como ele afeta a vida de todas e todos nós, prejudicando negros e indígenas e privilegiando pessoas brancas", apresenta Gabi sobre o título lançado em 2018 e que conta com coordenação de Djamila Ribeiro.

Foto: Letramento/ Divulgação

Mais uma dica da Gabi sobre o mesmo tema? O vídeo "O que é racismo estrutural", do Canal Preto. Assista abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=lryL8ZAMq-E

“Porque não converso mais com pessoas brancas sobre raça?”, de Reni-Eddo Lodge, com apresentação de Gabi Oliveira

"Eu sei, esse título assusta um pouco, mas eu considero esse um livro essencial pra pessoas que estão realmente dispostas a ouvir o que as pessoas negras tem a dizer", diz Gabi. "É um livro desconfortável? É, mas é necessário! E o conteúdo dele é bem diferente do que o título sugere, já que traz uma conversa franca sobre raça e o desconforto de pessoas negras numa sociedade racista."

Reprodução

Black Lives Matter/ Vidas Negras Importam

Gabi explica que, muito mais do que uma hashtag, #blacklivesmatter ou #vidasnegrasimportam é um movimento de reação a anos de opressões enfrentadas pela população negra. Sendo assim, após as dicas de materiais de conhecimento mais básico, ela segue para materiais que abordam o tema de violência policial e seletividade penal: "Este é basicamente um conceito que mostra como pessoas negras são tratadas de formas diferentes pela justiça", diz Gabi.

Olhos que Condenam" (Netflix)

"A série conta a história de cinco adolescentes negros que foram incriminados por um crime de estupro que eles não cometeram. Eles foram condenados, passaram anos na prisão e só foram inocentados por uma sorte do destino", diz Gabi.

13a Emenda (Netflix)

Como Gabi apresenta, o seriado mostra como a legislação criada para teoricamente combater a venda de drogas criou uma nova segregação nos EUA: "Se você tem resistência a esse debate, este é um bom ponto inicial para ampliar a sua visão. O documentário é baseado no livro 'A Nova Segregação', que eu também já li e super indico."

Auto de Resistência (Amazon Prime)

O documentário brasileiro está disponível para streaming na Amazon Prime: "Ele mostra como os jovens negros e pobres das comunidades do Brasil estão sendo dizimados e suas famílias não têm onde buscar justiça, porque é o próprio estado que os matou."

Gabi encerra sua lista de indicações que são um excelente ponto de partida para disseminar informação com um lembrete: "Sem desconforto não temos mudanças."

Assista o IGTV da Gabi no nosso canal abaixo:

Voltar para o blog