manchas de pele e sol

10 mitos e verdades sobre manchas de sol na pele

Conversamos com especialistas para desvendar algumas dúvidas, mitos e verdades

Manchas e sol têm tudo a ver. Afinal, a exposição solar é uma das principais causas do aparecimento de manchas e de seu agravamento.  Porém, tem muito mito (e muita verdade) nesse assunto. Para ninguém mais ficar com dúvida, conversamos com especialistas para esclarecer as principais questões em torno de manchas de sol na pele. Tá preparado? Então, vem!

manchas de pele e sol

Revisão rápida: como se formam as manchas na pele?

As manchas e formam por conta de um desequilíbrio. “A mancha não é algo natural da pele. É normal, sim, a gente ter diferentes tons no rosto, mas a mancha propriamente dita é uma desregulação, que pode acontecer por vários fatores”, alerta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Manchas: para cada caso existe um tratamento específico

Um dos fatores mais comuns é a exposição solar, mas elas também podem surgir por conta de irritações, inflamações, alterações hormonais e até a genética (como as sardas, por exemplo). Também há diferentes tipos e formações de manchas (e nós já falamos um pouco sobre elas aqui no blog!).

Mas como elas se formam de fato? “A formação vem de uma irritação do melanócito. Toda vez que o melanócito (célula de defesa) se sente ameaçado ou irritado - seja por sol excessivo, uma irritação, um arranhão, uma batida -, temos como reflexo essa produção exacerbada de melanina. É mais ou menos assim que as manchas se formam”, explica a Dra. Monalisa Nunes.

+ Afinal, como as manchas se formam?

Mitos e verdades sobre manchas de sol na pele

Como a exposição solar é a principal causa, nada mais natural do que fazer um breve mitos e verdade para ninguém mais ficar com dúvida, né?

  • Manchas de sol na pele só surgem quando você fica muito tempo se bronzeando.

É mito. “Você pode ter manchas de sol na pele que são adquiridas mais lentamente, com exposições crônicas ao sol. Isso, na verdade, é o mais o comum. Não é tão comum que você pegue um sol e tenha automaticamente uma pinta, por exemplo. É muito mais comum aquelas pessoas que tiveram exposição solar crônica, que depois dos 40 anos começam a ter aquelas pintinhas que a gente chama de lentigo solar”, explica a Dra. Monalisa Nunes.

+ Bronzeamento saudável: isso existe mesmo?

  • Se você passar protetor solar, não corre o risco de ficar com a pele manchada por causa do sol.

Não é bem assim. “Se você passar o protetor solar, o risco de você ficar com a pele manchada é muito menor. Não quer dizer que você vai evitar completamente se você tiver uma exposição solar muito intensa. Tem que ter prudência e bom senso. Uma coisa que pode deixar a pele com aspecto de manchado, mas é só um bronzeamento digamos assim não uniforme, é quando a pessoa passa o protetor solar de uma forma aleatória. Não passa uniforme. Ela vai ter ‘exposições diferentes’ em uma mesma área. Então, fica marca de dedo, marca de roupa, mas isso não quer dizer que é uma mancha. É só um bronzeamento não uniforme”, diz a médica.

+ Verdades e mitos sobre Protetor solar

Aqui ainda vale lembrar que mesmo usando protetor solar, você continua se bronzeando. O ideal é pegar sol devagar e se expor sempre com o filtro solar. A Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, já nos explicou aqui como tudo funciona:

“Quando falamos em FPS 30, por exemplo, quer dizer que: quando ele é aplicado na pele, ela demora 30 vezes mais para sofrer o dano. Para ficar mais fácil de entender: se uma pessoa se expõe ao sol sem protetor por 10 minutos e a pele fica vermelha, ela precisaria se expor por 300 minutos para ter o mesmo efeito caso aplicasse um protetor 30. O protetor também deve proteger contra a radiação UVA, que é a responsável pelo bronzeamento tardio, envelhecimento e câncer da pele. A menção a esse tipo de proteção é pelo PPD ou está escrito no produto proteção contra UVA. Então, o protetor diminui o bronzeamento, mas não impede completamente.”

+ Qual é a relação entre o bronzeamento e o aparecimento de manchas?

  • Manchas podem aparecer no primeiro dia de exposição solar.

Sim, é verdade. A Dra. Roberta Padovan inclusive já nos contou por aqui: "Para as manchinhas de sol aparecerem, basta um dia de exposição sem protetor solar", alertou.

  • Manchas de melasma pioram com a exposição ao sol.

Pura verdade! O melasma é uma condição crônica que causa hiperpigmentação (escurecimento da pele por aumento da produção da melanina) de algumas áreas da pele expostas ao sol.

“O melasma está diretamente ligado a exposição solar. Diretamente. Pegou um sol errado, pode voltar com a mesma intensidade que era antes de qualquer tratamento”, analisa a Dra. Monalisa Nunes.

+ Jornada da pele com melasma - por Cassandra Velloso

  • A combinação limão e sol causa manchas na pele.

Verdade. Inclusive, o quadro de manchas causadas pelo limão tem até um nome complicado: fitofotodermatose. Ele acontece pela combinação do contato com uma planta/fruta fotossensibilizante e exposição solar. O exemplo mais típico de todos é a queimadura provocada pelo limão, que são aquelas lesões avermelhadas.

Segundo a SBD, o que acontece é o seguinte: “Os agentes responsáveis contêm furocumarinas (psoralênicos) que podem estar presentes em alimentos, perfumes, aromatizantes e cosméticos. As furocumarinas nos alimentos são encontradas nas frutas cítricas (limão, tangerina, lima), cenoura, figo, salsinha, arnica, hibisco, arruda, canela e mama-cadela, planta usada no tratamento do vitiligo. Manifesta-se por lesões avermelhadas, frequentemente com formato linear em regiões de pele descobertas pelas roupas, podendo até formar bolhas. Esses sintomas surgem entre 24 e 48 horas após o contato com a seiva da planta e a exposição solar.”

+ Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

  • Pele negra não fica com manchas causadas pelo sol.

Mito! Muito pelo contrário, sabia? “A pele negra mancha mais facilmente no sol do que a pele branca. A pele branca fica mais queimada, então, tem aquele processo de queimadura e pode cronicamente aparecer mais sardinhas, mais pintas, digamos assim, coisas mais genéticas”, aponta a Dra. Mona.

+ Tudo sobre manchas em pele negra

“Aquelas manchas de sol, manchas de espinha porque se expôs ao sol demais, ou mancha em alguma ferida, alguma área inflamada, a pele negra tem mais chance de ter por conta da melanina, que toda vez que sua produção é estimulada por alguma ação inflamatória, você tem um aumento da melanina naquela área”, explica.

  • Usar cosméticos com ácidos pode causar manchas em caso de exposição solar.

Aqui é preciso ter cuidado. Ácidos realmente podem causar manchas se você se expuser ao sol sem fotoproteção. A Dra. Monalisa Nunes explica: “Não são todos, mas alguns tem relação direta com a fotossensibilidade, como é o caso dos retinóides. Já alguns ácidos não têm uma relação direta com o sol, porém por deixar a pele mais sensibilizada, em muitos casos você pode manchar a pele mais facilmente.”

Já te contamos aqui: protetor solar é ainda mais indispensável quando usamos ácidos na pele.

  • Manchas de sol sempre desaparecem sozinhas.

Nem sempre. “Têm manchas que não desaparecem sozinhas e, inclusive,manchas de sol que não são possíveis de resolver, que tem pouquíssimos tratamentos, como as que chamamos de acrônicas, aquelas manchas brancas de sol. E tem manchas que são mais difíceis de resolver, como os lentigos solares, que são aquelas manchinhas na pele de idosos, principalmente. E, algumas manchas, você consegue uniformizar com cosméticos”, aponta.

+ Como passar protetor solar corretamente (e reaplicar também)

Abusou do sol, alguma mancha mais persistente apareceu, tem dúvidas? O ideal é sempre procurar um dermatologista. Manchas são assunto sério, ok?

  • Tratamento de manchas não funciona sem proteção solar.

Também é verdade. Dra. Monalisa Nunes fala mais aqui: “A exposição solar é um fator desencadeante da produção de melanina de maneira desequilibrada. Não faz sentido tratar manchas e não passar protetor. Na verdade, o primeiro tratamento para mancha é o protetor solar, porque só de você proteger a pele do sol, você já ajuda a uniformizar o tom da pele. Você está tirando o principal estímulo causador de manchas, que é a radiação solar. Por isso, não faz sentido fazer um tratamento para manchas sem protetor solar”, aponta a especialista.

+ Por que o tratamento para manchas não funciona sem proteção solar?

  • Fazendo tratamento, a falta de proteção solar não vai piorar ou intensificar as manchas.

Mito! Falando sobre quadros de manchas, mesmo realizando um tratamento para suavizá-las, se você não proteger sua pele há alguns cenários possíveis, mas o tratamento não vai funcionar de fato. As manchas podem piorar e até aumentar, em alguns dos casos.

“Se você não se proteger do sol, as manchas podem piorar, que é o mais comum. Elas também podem aumentar, e o tratamento sozinho não vai funcionar. Tudo depende da pele da pessoa e da intensidade que ela pega sol, etc”, aponta ainda a Dra. Monalisa Nunes.

+ Como é o tratamento de manchas e por que é a longo prazo?

Proteção na Sallve

mancha branca na pele

Nunca é demais lembrar que o Protetor Solar é essencial no tratamento de manchas. O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

+ Protetor Solar FPS 60: conheça sua defesa multifacetada

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

manchas de pele e sol

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

+ Antioxidante Hidratante FPS 30, Protetor Solar, Antioxidante Hidratante: as diferenças

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal FPS 50 hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Voltar para o blog