Manteiga de Karité: proteção e muita hidratação para a sua pele

Manteiga de Karité: proteção e muita hidratação para a sua pele

Até Cleópatra aproveitava esses benefícios...

Provavelmente você já ouviu falar nela: a manteiga de karité é muito usada no mercado cosmético, é fácil entender por quê. Seus benefícios são realmente especiais e têm tudo a ver com manter sua pele protegida e bem hidratada. Não à toa, ela é uma das estrelas da fórmula do nosso Hidratante Reparador e do nosso Protetor Solar Corporal FPS 50!

manteiga de karite

Manteiga de Karité: de onde vem?

O ativo que conhecemos como manteiga de karité vem diretamente da Shea Tree, também conhecida como a árvore do Karité. Ela é nativa do cinturão equatorial entre Gambia e Sudão, na África.

Temos algumas curiosidades legais sobre ela! Saiba que ela pode atingir até 200 anos de idade, chegando a alcançar 15 metros de altura. A primeira produção começa entre oito e 15 anos de vida, mas a maturidade de produção dela só chega quando ela completa 25 anos.

+ 5 mitos sobre hidratação da pele para sabermos já!

Por séculos, os povos nativos africanos fazem uso da manteiga, que é extraída da noz da árvore de Karité, por suas propriedades cosméticas e terapêuticas. Inclusive, há uma história de que no antigo Egito, Cleópatra transportava o ingrediente em grandes jarros de argila para uso cosmético.

Quais são os benefícios?

A manteiga de karité é extremamente conhecida por seu alto potencial hidratante, benefício ligado ao alto de teor de ácidos graxos contidos no ativo, como os ácidos oléicos (Omega-9), esteáricos e linoléicos (Omega-6).

Esses óleos agem restaurando lipídios e devolvendo a umidade para a pele. Assim, auxilia a reparar a barreira protetora da pele, retendo umidade (como se fosse um filme que impede que a água saia, sabe?) e reduzindo o ressecamento.

Ah, e não é porque você leu a palavra "óleo" ali em cima é que deve se preocupar. A manteiga de Karité é muito conhecida por sua textura especial e muito confortável na pele, que acontece devido a combinação única entre triglicerídeos e ácidos graxos. Ela não deixa a pele oleosa!

+ Barreira cutânea x barreira lipídica: qual a diferença?

E atenção que tem mais benefício vindo por aí: o ingrediente ainda é uma fonte rica de antioxidantes, incluindo tocoferóis, a já conhecida vitamina E, que age combatendo a ação dos radicais livres e o envelhecimento precoce da pele.

Para terminar, a manteiga ainda tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Quando aplicamos na pele, ela ajuda a retardar a produção de células inflamatórias, minimizando irritações que podem aparecer por motivos variados, como tempo seco, excesso de sol e até algumas doenças inflamatórias crônicas, como a eczema.

Hidrante Reparador

E aí: que tal inserir o Hidratante Reparador na sua rotina de skincare? Ele é um hidratante múltiplo, não comedogênico, que pode ser usado em todas as regiões do corpo, nutrindo e acalmando peles secas e sensibilizadas, reparando danos e restaurando regiões extremamente ressecadas.

Além da manteiga de karité, sua fórmula combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos como ceramidas biomiméticas e pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele. Já o alfa-bisabolol com ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, enquanto os eletrólitos garantem o balanço hídrico da pele.

Formulado especialmente para a pele sensível, seca ou ressecada, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele, o Hidratante Reparador repara regiões ressecadas como mãos, cotovelos e pés, reduz a vermelhidão, deixa a pele luminosa e com toque macio, previne acinzentamento e descamação e é um cremão vegano, sem silicone, óleo mineral ou crueldade.

Protetor Solar Corporal FPS 50

protetor solar fps 50

Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Esfoliante Hidratante Corporal

 

O Esfoliante Hidratante Corporal leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do Esfoliante Enzimático para a pele do corpo. Ele combina esfoliação química e física. Na fórmula, ácido lático (AHA) e partículas vegetais biodegradáveis. Assim, promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados. Também conta com manteiga de karité e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa. 

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Vamos lembrar que: consultar um dermatologista é sempre a melhor e mais saudável opção para a sua pele, tá?

Estudos e artigos usados para esse texto

The Use of Shea Butter as an Emollient for Eczema

Shea butter

Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils

Shea butter – Dermatology News

Voltar para o blog