Mãos ressecadas: como combater o efeito do álcool em gel

Mãos ressecadas: como combater o efeito do álcool em gel

Suas mãos estão hiper ressecadas de tanto álcool em gel e água e sabão? A gente tem as dicas para te ajudar a recuperar a saúde da sua pele!

Foto: Noah/ Unsplash

Você está aí, super protegido, seguindo à risca os conselhos da OMS, que incluem obedecer a quarentena e lavar as mãos frequentemente. Saiu de casa? Lava a mão. Pegou em algo no supermercado? Lava a mão. Chegou em casa? Lava a mão. Recebeu o delivery? Sim, isso mesmo: lava a mão. Já sentiu suas mãos ressecadas? Você não é o único.

O ideal mesmo é lavar a mão com água e sabão, mas o álcool em gel (especialmente as fórmulas a 70%) também tem sido um ótimo aliado neste momento. Aí beleza: suas mãos estão sempre lavadas, você está se cuidando... Mas o que é que a gente faz com esse ressecamento dos infernos que acometeu nossas tão bem cuidadas mãos? E como proteger suas mãos do ressecamento?

Por que estamos ficando com as mãos ressecadas?

A resposta óbvia é: porque você as lava com muito mais frequência. Sabe quando a gente te aconselha a não lavar demais o rosto, para não afetar a barreira cutânea da sua pele, além de evitar um efeito rebote? A mesma coisa acontece atualmente com as nossas mãos: as lavamos tanto e passamos tanto álcool em gel que a barreira cutânea da nossa pele não aguenta. O excesso de álcool em gel desidrata muito nossa pele.

Como evitar as mãos ressecadas?

Mãos rachadas, ressecadas... Mas dá para tapear esse ressecamento: mais do que nunca, é hora de hidratar suas mãos com mais frequência.

Para quem está com as mãos secas demais, vale apostar em hidratantes que tenham em sua fórmula glicerina, ácido hialurônico, pantenol, aloe vera ou ureia.

Já se você tem pele sensível ou está com a pele das mãos irritada, vale evitar hidratantes perfumados, com conservantes ou corantes.

Hidratantes que possuem glicerina e óleos vegetais na fórmula têm alto poder de hidratação. Caso a pele esteja muito ressecada, vale optar por um produto que contenha ureia. O especialista Franklin Veríssimo pondera que outros ativos como a alantoína, o aloe vera, as ceramidas, D-Pantenol (Pró-vitamina B5), a vitamina E e o ácido hialurônico ajudam a hidratar e alguns deles possuem funções adicionais.

Hidrate logo após lavar

Lembra que a gente já te explicou que o hidratante funciona dando aquela trancada na hidratação da água na sua pele? Levando isso em conta, lavou a mão com água e sabão? Passe o hidratante em seguida.

O que não impede, claro, que você capriche no hidratante ao longo do dia. Se você tem mais de uma bisnaga em casa, que tal espalhá-las em vários ambientes? Uma ao lado do computador, uma na cozinha, uma na mesa de cabeceira...

Deixe o álcool em gel para quando for essencial

O álcool em gel é fundamental para quando saímos na rua - até por ser mais prático. Mas se você está em casa, deixe ele de lado: prefira lavar a mão com água e sabão e hidratar logo em seguida. Assim, você consegue driblar o efeito que o produto tem de ressecar demais a pele das mãos!

Voltar para o blog