maquiagem causa acne

Maquiagem causa acne? Uma dermatologista responde e ensina os cuidados para se ter

Maquiagem causa acne? Chamamos uma dermatologista para explicar essa história e dar dicas sobre cuidados para se ter ao usar maquiagem na pele acneica.

maquiagem causa acne

A acne é uma condição de pele cercada por muitos mitos, todos muito famosos: tomar sol direto na pele seca espinha? Mito. Só quem tem pele oleosa tem acne? Mito também. Comer chocolate dá acne? Acertou, é mito. Entre essa lista enorme de lendas em torno de cravos e espinhas, uma é velha conhecida: usar maquiagem dá espinha. Quem aí que tem acne nunca ouviu "Ah, você deve ter tanta espinha por que usa maquiagem", ou "Se você usar menos maquiagem, sua acne melhora, porque maquiagem causa acne". Clássicos daquela lista de coisas que você nunca deveria dizer para quem tem acne.

Mas vamos lá:

Maquiagem causa acne?

Se você gosta de usar maquiagem, pode respirar aliviado: não, acne não causa acne diretamente. "Pode até acontecer, mas na grande maioria das vezes não é o caso", diz Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. Segundo ela, a maioria das maquiagens hoje em dia já tem uma preocupação enorme em ter fórmulas não comedogênicas, ou seja, que não entopem os poros (que é o que causa cravos e espinhas). "Claro, é importante se atentar à qualidade da maquiagem que você está usando, e também à sua composição. Uma base muito oleosa, por exemplo, não é uma boa opção para quem tem acne. Nesse caso, é melhor uma base mais aquosa", explica a dermatologista, que faz questão de pontuar: "Mas isso são detalhes mesmo. No geral, a maquiagem não interfere num quadro de acne".

+ 5 dicas para iluminar uma pele acneica - por Brigitte Calegari

Por que dizem que maquiagem causa acne?

Após explicar que maquiagem não é causa direta das espinhas, a dermatologista explica fatores muito importantes ligados à maquiagem que - estes, sim - podem desencadear acne na pele: "Maquiagem não dá espinha contanto que você limpe bem a pele depois", afirma. O mais importante é o pós-maquiagem. É ter a paciência e cuidado para retirar com calma toda a maquiagem da sua pele. E, após limpá-la muito bem, siga com seus cuidados habituais".

Ela segue, sobre a importância de retirar bem a maquiagem antes de dormir: "Esse é um dos passos mais essenciais do seu cuidado com a pele. A maquiagem tem substâncias que não foram feitas para serem absorvidas pela pele ou para ficarem sobre ela por longos períodos".

+ Como tirar a maquiagem e por que esse passo é tão importante?

Cuidados importantes para que maquiagem não vire sinônimo de espinha

Para continuar usando sua maquiagem sem correr o risco de ver espinhas e cravos aparecendo na sua pele, Dra. Monalisa Nunes ensina alguns cuidados para se tomar:

1- Limpe muito bem a pele após usar maquiagem

2- Tenha sua rotina de skincare sempre em dia, regradinha: "A ligação entre acne e maquiagem é muito discreta. É mais sobre a forma como a pessoa que usa a maquiagem cuida da pele do que a maquiagem em si", pontua a dermatologista

3- Opte sempre por maquiagens de qualidade: atente-se se são fórmulas não comedogênicas (o que é a grande maioria dos casos hoje!), muito oleosas, se os produtos têm boa qualidade.

4- Não use maquiagens fora do prazo de validade.

5- Mantenha suas ferramentas de maquiagem, como esponjas e pincéis, sempre limpas: "Pincéis sujos dão muito mais acne do que a maquiagem em si", diz Dra. Monalisa.

+ Julia Petit ensina a lavar suas ferramentas de maquiagem

6- Prepare sua pele antes da maquiagem, limpando-a, hidratando-a e protegendo-a, especialmente: "A maquiagem vem sempre depois do protetor solar", ensina a dermatologista.

7- Mais um cuidado importante: não aplique maquiagem em cima de acnes muito ativas, muito inflamadas, com pus.

De resto, encerra Dra. Monalisa Nunes: não há contra-indicação!

Linha Antiacne

cicatrizes de acne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne.

Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog