Massagem facial: conheça todos os benefícios para a sua pele

Massagem facial: conheça todos os benefícios para a sua pele

A massagem facial pode ser uma ótima aliada à sua rotina de skincare, e aqui a gente te explica por quê, além de dar dicas de algumas para testar em casa.

massagem facial

Você deve saber de cor os produtos e ativos que podem ser usados para alcançar qualquer efeito imaginável na pele: firmar, desobstruir os poros, diminuir sinais, desintoxicar, diminuir o inchaço, dar aquele viço de cinema... Mas sabia que uma das coisas que mais pode potencializar tudo isso é a massagem facial? 

Você fatalmente já deve ter esbarrado com uma delas pela internet, seja no YouTube, Instagram ou sites de beleza especializados. E talvez não tenha nunca parado para pensar no quanto a massagem facial pode ajudar sua rotina de skincare. Pois ela é, tá?

5 dicas para ter uma excelente consulta com o dermatologista

Benefícios da massagem facial

Sabe quando você está com o corpo tão dolorido de tensão muscular que uma massagem é a única coisa que te alivia? Então, pense que cuidar do rosto é igualzinho: você usa diversos músculos faciais o dia inteiro. Já parou para pensar se você cuida deles com o mesmo afinco que cuida do resto do corpo?

Com os movimentos e pressão certos nos dedos e palmas das mãos, você consegue, com uma boa massagem facial, estimular a circulação sanguínea e de oxigênio (o que dá aquele gás na produção de colágeno). Além disso, você promove uma drenagem linfática que vai desinchar seu rosto e ressaltar seu contorno facial (sem maquiagem!), relaxar a tensão muscular, dar aquele viço na pele, desobstruir poros e ajudar na diminuição de sinais.

Dicas simples (e de graça) para incluir na rotina de skincare

E olha que maravilha, preparar sua pele para receber ainda melhor seus produtos de skincare potencializando seus efeitos, entre tantos outros benefícios.

Por quanto tempo fazer?

Este momento de relaxamento, de você tocando sua pele e se olhando com calma pode ser um momento delicioso. Ah, e antes que você comece a pensar que massagem facial é coisa de quem tem muito tempo para passar em frente ao espelho, olha que ótimo: você pode até passar 20 minutos ali, relaxando e massageando seu rosto no banheiro.

Mas dá para fazer também vendo seriado sentado no sofá ou em dois minutinhos na frente do espelho antes de sair de casa de manhã. Dá para encaixar perfeitamente na sua rotina - seja ela abençoada com o luxo do tempo ou mais espremida entre a correria do dia a dia.

Como fazer uma massagem facial

Para fazer uma massagem facial, é essencial, antes de mais nada, que sua pele esteja limpa, e suas mãos também (tome bastante cuidado com as suas unhas, aliás). Você pode fazer essa massagem com um sérum, um hidratante em creme ou em gel, um óleo ou uma máscara. Importante também? Seus movimentos deverão ser sempre para cima.

Outro fator importante das massagens faciais é saber onde aplicar pressão (acima das sobrancelhas, entre elas e abaixo dos olhos) e fazê-lo sempre com os dedos anelar e médio (ou só anelar), já que os dois exercem menos pressão (não é para apertar forte, é para pressionar).

Como ter uma pele viçosa: as dicas e cuidados de dermatologistas

Tipos de massagens faciais

Há uma série de técnicas de massagens faciais excelentes, e o melhor de tudo é que basta uma navegada no YouTube para aprendê-las ou misturá-las, criando sua própria rotina relaxante, que você pode fazer sempre que quiser (o ideal é pelo menos três vezes por semana).

Aqui, algumas bem básicas para te ajudar a começar:

1- Effleurage: É o movimento circular dos dedos e palmas das mãos, massageando a pele suavemente. Ele pode ser usado entre outras técnicas também!

2- Massagem anti-sinais: Com seus dedos anelares e médios, massageie a testa para cima aplicando mais pressão, e para baixo sem pressão.

3- Massagem firmadora: Com os mesmos dedos, faça movimentos circulares nas laterais de seu queixo, ali no maxilar, para ajudar a firmar a pele da região. Depois suba para as bochechas, logo abaixo das maçãs do rosto. Depois suba para as têmporas. Além de firmar a pele, essa sequência ajuda a limpar os poros do excesso de sebum.

4- Massagem no pescoço: com o que sobrou do cosmético que você passou no rosto, comece a aplicar pressão de levinho no pescoço com suas mãos, sempre para cima.

5- Drenagem de glândulas linfáticas para desinchar os olhos: Massageie com circulares a região em torno dos olhos, bem delicadamente.

Experimente, escolha sua favorita ou alterne entre os dias e misture com seus cosméticos favoritos e você vai ver: pode fazer toda a diferença na sua pele!

Abaixo, confira a massagem facial da Sallve, para potencializar os efeitos do Antioxidante Hidratante:

Voltar para o blog