Música no alvo dos testes anti-doping?

Música no alvo dos testes anti-doping?

Já pensou em praticar um esporte sem aquela música que você tanto gosta, que te anima e que te mais gás para se mexer? Te parece triste? Isso tem uma resposta da ciência e (pasmem!) uma imposição da maratona de NY.

Você já experimentou correr com fones de ouvido reproduzindo uma música estimulante? E fez o mesmo percurso sem fones? Basta esse teste para entender a afirmação do Dr Costas Karageorghis, pesquisador da Universidade de Brunel, de Londres. O seu estudo comprova que "a música é uma droga legalizada para os atletas". E portanto, não é de se espantar que a maratona de Nova York a tenha colocado na lista dos proibidões, sendo até comparada pela mídia como um novo item dos testes anti-doping.



O pesquisador afirma em seu livro "Inside Sport Psychology", co-escrito com Peter Terry, que ouvir música enquanto se corre eleva o resultado de tempo em até 15%. Isso porque quando o nosso cérebro recebe o estímulo da música consegue reduzir a sensação de cansaço e eleva o limite de dor. O estudo, vale dizer, não foi conduzido com corredores ocasionais mas sim com atletas de maratonas e olimpíadas. 

É fato: a música nos ajuda a nos desligarmos dos problemas do dia a dia, do caos ao nosso redor e até a superar a dificuldade de um exercício físico. Mas vamos deixar claro: estamos falando de uma corrida em uma área segura, ou até mesmo em uma esteira de academia, e não no meio do tráfego onde os fones com o volume alto podem ser perigosos já que você pode não ouvir o barulho ao teu redor. 

Corrida x balada

Enquanto existe uma férrea proibição entre as maratonas oficiais imposta pela federação de corrida USATF (USA Track & Field), há também quem criou um novo nicho de mercado. A Maratona Rock'n'Roll roda o mundo desde 1998 organizando corridas que são verdadeiras baladas. A música, obviamente, é mais do que bem vinda: você pode ir pra pista de corrida com a playlist organizada pelo evento ou com a que você montou - existem trilhas muito bem elaboradas com músicas com a BPM idêntica aos passos da corrida, pra criar o ritmo perfeito.
No final da maratona tem um grande show pra você continuar pulando e deixar pra sentir o ácido lático na manhã seguinte. 

Ficou interessado? O site do Rock'n'Roll marathon series tem a programação completa para 2020.
 

Playlist para corrida

Basta uma pesquisa rápida no Spotify para encontrar listas prontas para quem quer se movimentar com um bom som. Mas queremos saber: o que toca nos teus fones quando você sai para correr? Nos conte no espaço dos comentários! 

Voltar para o blog