Niacinamida: o que é, o que faz e 7 motivos para começar a usar na pele

Niacinamida: o que é, o que faz e 7 motivos para começar a usar na pele

Prepare para se apaixonar pela niacinamida: ela melhora manchas, controla a oleosidade e ainda é amiga da pele sensível. Aqui você aprende tudo sobre o ativo que se tornou a nova estrela do skincare

O que você vai ver por aqui

  • A niacinamida, conhecida também como Vitamina B3, vai bem em praticamente todos os tipos de pele, até nas mais sensíveis.

  • Está presente em diversos cremes, tônicos, hidratantes e é incrível para ser combinada com diversos outros ativos.

  • Ela tem inúmeros benefícios, como controlar a oleosidade e hidratar, para a pele e vamos te contar todos eles.

  • Ainda contamos as vantagens da niacinamida 5%

 

Caso você ainda não tenha dado uma atenção especial para a niacinamida, deveria. Esse ingrediente é daqueles dignos de estarem entre os preferidos, e sua pele ainda vai te amar por usá-lo.

niacinamida

A niacinamida um composto versátil, que vai bem em praticamente todos os tipos de pele, até nas mais sensíveis. Porém, como sempre sugerimos por aqui, é bom consultar um dermatologista para entender melhor as particularidades da sua pele.

O que é niacinamida?

Niacinamida é uma vitamina solúvel em água, que também aparece por aí com os nomes de Nicotinamida e Vitamina B3. É fera quando o assunto é hidratação, por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele. Está presente em diversos cremes anti-idade, tônicos, hidratantes, entre outras maravilhas do mundo dos dermocosméticos.

+ Os benefícios da niacinamida para a pele com acne

Um outro ponto interessante é que não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, além de não ser um fator sensibilizante nas concentrações em que se apresenta.

Pode ser combinada com diversos outros ingredientes, como retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes em geral.

Mas se engana quem pensa que o composto para por aí entre seus benefícios. Tem muito mais!

Antioxidante Hidratante: muito mais do que uma vitamina C

Quais os benefícios da niacinamida para pele? 

    • Hidrata: Como já dissemos, a niacinamida estimula a síntese de ceramidas e ácidos graxos, mas também da queratina e da filagrina, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele. Assim, fortalecem a barreira cutânea, evitando ressecamento e vermelhidão, por exemplo. Comprovadamente melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.
    • Regula a produção de sebo: para quem tem pele acneica, o ingrediente pode ser um bom aliado. Tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.
    • Reduz a pigmentação: as manchas podem surgir na pele por vários fatores. A niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe. Este estudo mostra eficácia semelhante (porém muito mais segura) a da hidroquinona no tratamento de melasma.
    • Auxilia na diminuição da sensibilidade: Se você é do time das dermes sensíveis e intolerantes, é possível que a barreira da sua pele esteja comprometida. A Niacinamida pode ajudar a reduzir a perda da água, resultando em uma barreira mais grossa e forte. Até pessoas que tem rosácea podem se beneficiar nesse caso.

niacinamida

Niacinamina 5%

A niacinamida usada em uma concentração de 5% é justamente conhecida por ter uma maior eficácia na uniformização da pele (e é por isso que está presente no nosso Sérum Uniformizador). Duvida? Então, atenção! Um estudo publicado no Internacional Journal of Cosmetic Science, confirmou tudo isso.

+ Respondendo 10 dúvidas frequentes sobre a niacinamida

A pesquisa contou com testes com cerca de 50 mulheres, de 40 a 60 anos, por 12 semanas. Durante esse período, elas aplicaram em uma metade do rosto um hidratante de controle. Na outra, uma hidratante com niacinamida a 5%.

O hidratante com vitamina B3 e proporcionou melhorias significativas em relação a linhas finas, sinais do tempo, manchas, textura e vermelhidão. E, além disso, houve redução na tonalidade amarelada da pele. Legal, né? 

+ É possível potencializar a hidratação da pele?

Depois de citar tantos benefícios, é bacana dizer que, de acordo com uma pesquisa da Cosmeceuticals and Cosmetic Practice, não há nenhum efeito negativo comprovado até então. "Pode ​​ser usado em altas doses topicamente (pelo menos até 5%) e é geralmente bem tolerado", concluiu o estudo.

O que não se pode misturar com niacinamida?

Essa quem responde é Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve: "Eu só não indicaria combinar, por exemplo, um sérum puro de niacinamida com outro sérum puro de antioxidante, porque não faz sentido. São dois produtos com a mesma função. De resto, a niacinamida é um produto fácil de ser combinado".

Um ótimo exemplo? Por ter ação calmante e uniformizadora, a niacinamida é uma ótima aliada no tratamento com ácidos: "Você pode usá-la com todos os AHA e também com o retinol, e funciona super bem porque ela tem essa função antioxidante e ainda dá uma acalmada na pele, por ser anti-inflamatória", ensina Dra. Monalisa.

Outra combinação indicada pela dermatologista? "Quando você tem acne e combina o ácido salicílico com niacinamida, você também potencializa essa função anti-inflamatoria. A niacinamida é um ativo muito bacana e bem versátil", afirma.

Pode usar niacinamida durante o dia?

Pode sim. A Niacinamida não é fotossensível. É importante, porém, sempre usar protetor solar, seja para evitar o surgimento de manchas ou não interferir no tratamento de uniformização do tom da pele.

Niacinamina na Sallve

Aqui na Sallve, a niacinamida aparece na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante, do Sérum Uniformizador, do Hidratante Facial, do Leite Micelar, na Bruma Reequilibrante, no Limpador Antiacne, no Tônico Antiacne e no Sérum Antiacne. Sim, nós amamos a niacinamida mesmo!

Nosso Antioxidante Hidratante é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. Ele combina a hidratação do Ácido Hialurônico a 5 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína. E graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

Ele hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados, previne linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço e devolve a luminosidade e o viço da pele.

Já nosso Sérum Antiacne é muito mais do que um secativo poderoso que seca espinhas em até 24 horas. Ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu, que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados. O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. 

Sérum Uniformizador


Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele. E aí: q
ue tal inserir o sérum antiacne na sua rotina de skincare?

Enquanto isso, o Sérum Uniformizador é poderoso no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas. A fórmula multifuncional pode ser usada na área dos olhos, rosto e corpo e age antes, durante e depois da mancha, hidratando, uniformizando não só o tom como a textura da pele e ainda devolvendo toda a sua luminosidade.

Ele combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar, a niacinamida 5%, que reduz a pigmentação excessiva, o nanoácido tranexâmico e o alfa-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. Já o óleo de rosa mosqueta entra na fórmula com suas ações antioxidante, hidratante e cicatrizante.

Nosso Hidratante Facial é um gel-creme de rápida absorção com ativos poderosos de hidratação diária. Além de uma sensação leve e refrescante, ele deixa a pele macia e viçosa sem ficar pegajosa.

mulher segura hidratante no rosto

Com melão do kalahari, phytoesqualano e beta-glucan, o Hidratante Facial reduz a aparência de linhas finas, protege a perda da água, acalma a pele, hidrata por até 24 horas, reduz a aparência dos poros e seca rápido na pele.

Leite Micelar é uma fórmula prática, gentil e sem enxágue para limpar a sua pele diariamente. Livre de óleos, nosso Leite Micelar bifásico oferece até às peles mais sensíveis a remoção da maquiagem do dia a dia, controle da oleosidade sem ressecar e um viço incrível.

leite micelar da sallve

O Leite Micelar não precisa de enxágue e não deixa a pele pegajosa, remove partículas de poluição, reduz a aparência dos poros e acalma a pele. Sua fórmula conta ainda com leite de arroz e alfa-bisabolol.

A Bruma Reequilibrante traz uma combinação de ativos poderosos que resultam em uma fórmula super leve e reguladora, que auxilia no controle de oleosidade e no tratamento da acne. 

A niacinamida também aparece na fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB, nossa fórmula que reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - além da niacinamida, a nano Vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrol, cafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Niacinamida na Linha Antiacne

A niacinamida também é a estrela da Linha Antiacne em três fórmulas: no Limpador Antiacne, que limpa a pele e previne a acne sem ressecar, no Tônico Antiacne, que oferece uma limpeza adstringente até para as peles sensíveis, e no Sérum Antiacne, que seca espinhas em 24h e age também como prevenção de cravos e espinhas podendo ser aplicado no rosto todo.

+ Conheça a Linha Antiacne da Sallve

Protetor Solar Toque Seco

Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Protetor Solar Com Cor

Nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60 tem 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele. 

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Referências e estudos usados para este texto

Niacinamide: A B vitamin that improves aging facial skin appearance

How Niacinamide Helps Skin

How Much Do We Really Know About Our Favorite Cosmeceutical Ingredients?

Niacinamide: A Topical Vitamin with Wide-Ranging Skin Appearance Benefits

Niacinamide 4% versus Hydroquinone 4% in the Treatment of Melasma

The effect of 2% niacinamide on facial sebum production

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir algum tema? Fala com a gente. Adoramos trocar experiências ;)

Voltar para o blog