Por que sentimos nossa pele repuxar?

Por que sentimos nossa pele repuxar?

Uma dica: pode ter a ver com a pele seca!

Alguém aí já sentiu uma sensação de que a pele está “repuxando”? Essa é uma reclamação até que comum e talvez muita gente não faça muita ideia do motivo pelo qual isso acontece. Já adiantamos que pode ter, sim, tudo a ver com o ressecamento da pele.

Primeiro, vamos relembrar algo que já falamos em outro post. A camada mais superficial da nossa pele possui um manto lipídico, que é uma barreira de proteção para nosso corpo. Portanto, quando sentimos esse “repuxamento” é um sinal de alerta!

“Quando essa barreira é alterada por algum fator (clima seco e/ou frio, exposição solar em excesso, stress, água quente, sabonete em excesso ou produtos irritantes), há diminuição da produção de lipídeos dessa barreira, e com isso, as células da epiderme (camada mais superficial da pele) perdem a capacidade de reter água. O resultado é uma pele ressecada que ‘repuxa’”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Então, sim, a pele seca repuxa mesmo. “É sinal de que a pessoa precisa hidratar melhor a pele para refazer essa barreira de proteção”, dá a dica a especialista.

Além da pele seca, a pele sensível também pode apresentar a mesma sensação. “A pele sensível e reativa tem uma maior tendência ao ressecamento. Estão relacionadas. A hidratação se faz necessária da mesma maneira”, aponta a Dra. Paola.

O que fazer para a pele não repuxar?

Para evitar o ressecamento da pele e consequentemente essa sensação de repuxamento, a solução principal é: hidratar, hidratar e, ah, hidratar também. Porém, há outras coisas que podem ajudar. Anote as dicas:

  • Banhos devem ser mornos ou frios, e rápidos. Nada de sabonete em excesso para não retirar o manto lipídico.
  • Hidratante no corpo todo imediatamente após o banho é muito bem-vindo! O ideal é que seu uso seja contínuo, diariamente.

O Limpador Facial da Sallve

Você já conhece o nosso Limpador Facial? Ele é um gel-espuma, livre de sulfatos, que limpa profundamente sem deixar a pele repuxando. Sua fórmula combina Niacinamida, Extrato de Moringa, Phytoesqualano e Pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação, restaurando a barreira cutânea.

Hidratantes da Sallve

Como dissemos, hidratar é um passo importante. Aqui na Sallve temos hidratantes faciais e um corporal para ajudar. Que tal conhecer cada um deles um pouco melhor?

O Hidratante Firmador é um gel com oito formas (e três pesos) de Ácido Hialurônico feito para agir em diferentes camadas da pele. Também conta com Pantenol, Cogumelo Fu Ling e Fermentados Vegetais para potencializar a firmeza e a hidratação.

Já o Hidratante Facial é um gel-creme de rápida absorção com ativos poderosos de hidratação diária. Além de uma sensação leve e refrescante, ele deixa a pele macia sem ficar pegajosa. com Beta-Glucan, Phytoesqualano, óleo da semente do Melão do Kalahari e Niacinamida, ele reduz a aparência de linhas finas, protege a perda da água e acalma a pele.

O Hidratante Reparador é um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.

Por fim, para o corpo temos o Antioxidante Hidratante Corporal. Uma loção cremosa de rápida absorção, que une em sua fórmula compostos antioxidantes (Vitamina E, Carnosina, extrato de café e óleo de semente de uva) a hidratantes como o Phytoesqualano, oferecendo uma série de benefícios com sensorial confortável e refrescante. Além de oferecer hidratação prolongada, sua composição garante proteção de danos causados pela poluição, prevenção de sinais do tempo, melhora a circulação local e aumento da elasticidade.

Você já conhece o Spray Reparador Calmante? Ele acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Não se esqueça: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta para manter a saúde da sua pele em dia! 😉

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog