Mapa das espinhas: o que a localização da sua acne pode dizer sobre ela

Mapa das espinhas: o que a localização da sua acne pode dizer sobre ela

Você sabia que a localização de uma espinha pode dizer muito sobre suas causas? Aqui você confere o mapa do seu rosto com todas elas explicadinhas!

mapa das espinhas

O que você vai ver por aqui

  • Espinhas podem ter diversas causas, como distúrbios hormonais, poros entupido, genética, fatores ambientais e, sim, até sua saúde mental pode interferir na sua pele
  • A ideia do mapa das espinhas vem da medicina aiurvédica, que afirma que a localização das espinhas no rosto pode dizer um pouco mais sobre suas causas
  • Aqui vamos misturar duas linhas: estudos atuais e medicina aiurvédica. Analisados juntos, desenham um quadro mais amplo sobre nossa pele
  • Também vamos explicar o que pode estar por trás de espinhas na linha do cabelo e têmporas, zona T, bochechas, maxilar e pescoço

 

É difícil pensar quem nunca teve ao menos uma espinha. Mas precisa perder a cabeça quando uma aparece assim, sem nem avisar? Não, né? Rihanna mesmo já deu um exemplo disso, ao postar uma foto sem maquiagem no Instagram e ler entre os comentários: 'Opa, posso espremer sua espinha?" Sua resposta foi afiada como sempre: "Não. Deixa ela brilhar também". Espinhas acontecem, afinal de contas.

Foto: Instagram Rihanna

A melhor maneira de lidar com elas é A) ter paciência (não esprema jamais!) e B) cuidar, para que elas não evoluam para uma infecção maior ou deixem uma cicatriz, que depois vai ser ainda mais chata de tratar.

Vitamina C pode causar acne?

Espinhas podem ter diversas causas, e as principais e mais comuns a gente já conhece: distúrbios hormonais, poros entupidos por excesso de sebo, genética, fatores ambientais, e sim, até sua saúde mental pode interferir na sua pele, causando espinhas.

Aliás, a medicina aiurvédica leva essa ideia de que a nossa pele está intimamente conectada com o nosso organismo ainda mais longe: é de lá que vem o famoso mapa das espinhas, que afirma que a localização das espinhas no rosto pode dizer um pouco mais sobre suas causas.

+ Conheça a Linha Antiacne da Sallve

Mapa das espinhas

Originado na medicina antiga chinesa e aiurvédica, o mapa das espinhas foi criado para ajuda a desvendar mais fatores que podem estar por trás de cada uma delas segundo sua localização. Embora ainda não haja muitos estudos que confirmam a teoria do mapa das espinhas na medicina ocidental, o jornal Medical News Today afirma que alguns estudos já comprovam que há sim fatores que influenciam na localização das espinhas

O bacana é que, conhecendo o mapa das espinhas, a gente pode se policiar para evitar as espinhas e também a tratá-las da forma correta, de repente indo além do cuidado com a pele e pensando no que pode estar sendo refletido ali no seu rosto.

Aqui, misturamos as duas linhas: estudos atuais e medicina aiurvédica. Analisados juntos, eles desenham um quadro mais amplo sobre nossa pele - o que é sempre bem-vindo.

Vamos a ele? 

A localização das espinhas na Zona T

Essa todo mundo sabe de cor, né? A zona T - que consiste em testa, nariz e queixo, é a parte do rosto com maior concentração de glândulas sebáceas, ou seja: é a área mais oleosa do nosso rosto. A produção em excesso de óleo por estas glândulas pode entupir os poros e resultar em cravos e espinhas. Portanto, não é coincidência que quem tem a zona T oleosa tende a ter mais cravos e espinhas nessa região (alô, pele mista!).

Por outro lado, segundo experts em medicina aiurvédica, nossa testa está diretamente ligada a nossos sistemas nervoso e digestivo. Ou seja: se você tiver estressado ou com algum problema digestivo (como prisão de ventre), a medicina aiurvédica acredita que você pode sentir os efeitos nesta região. 

+ Kit Antiacne Completão: sua jornada começa aqui

A ideia de espinhas na zona T serem ligadas ao sistema nervoso pode ser explicada além da medicina aiurvédica, inclusive: lembra que a gente já falou aqui que estresse pode mesmo causar acne? Isso acontece por que quando estamos estressados, nosso corpo produz o hormônio liberador corticotropina, que por sua vez altera os níveis de cortisol no seu organismo. O cortisol, por sua vez, tem influência direta nas glândulas sebáceas, fazendo com que elas produzam mais sebo. Com isso, seus poros podem entupir, causando mais espinhas - especialmente na zona em que a pele já é mais oleosa. 

Ah! E no caso das mulheres, o estresse aumenta ainda a produção de androgênio. Normalmente, elas têm níveis baixos deste hormônio no organismo, mas com o estresse, esses níveis aumentam. Consequentemente, as espinhas aparecem.

Se estiver com espinhas nestas regiões, controle a produção de óleo de sua pele com mais afinco sem ressecá-la (o ácido salicílico vai ser um grande amigo!) e reflita se você anda ansioso ou estressado. As indicações se estendem ainda a beber muita água, prestar atenção na sua alimentação e fazer mais exercícios

Espinhas na linha do cabelo e têmporas

Se você está com espinha na região do seu rosto perto dos seus cabelos, talvez seja hora de rever os produtos que está usando nos cabelos. Talvez aquele condicionador ou leave-in pode estar entupindo os poros do seu rosto, resultando em espinhas (eles podem ter excesso de silicone e pantenol, por exemplo). Cabelos oleosos também podem causar espinhas, especialmente nessa região (como também nos ombros e costas). 

Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?

Espinhas nas bochechas

Acne nas bochechas, no geral, pode ser diretamente relacionada a fricção na região, obstrução dos poros ou alterações hormonais. Aqui, o grande vilão é você mesmo e seus hábitos mais cotidianos: ficar muito tempo com a mão no rosto, com o celular encostado na bochecha em conversas telefônicas...

Aliás, lembra que smartphones são dez vezes mais sujos que um vaso sanitário, carregando mais de 20 mil fungos e bactérias? Agora pense em tudo isso encostado no seu rosto, entrando por seus poros. Pois é. Por isso que é bacana limpar sempre seu celular e trocar com frequência a fronha do seu travesseiro.

+ Kit Antiacne Basicão: jornada diurna para pele acneica

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, aponta também que a acne hormonal também pode ser refletida nas bochechas, além do terço inferior da face, além do que já se conhece, nas mandíbulas.

Já na medicina aiurvédica, as bochechas refletem também a saúde do nosso pulmão e sistema respiratório, portanto quem fuma, segundo esta linha, pode ter espinhas nesta região.  

Espinhas na mandíbula

É bem nesta região que você vai sentir os efeitos da acne da mulher adulta"Muitas vezes ela está relacionada a um quadro de ovário policístico ou em geral a alguma alteração dos hormônios masculinos, que podem ter aumentado", já nos explicou a Dra. Denise Steiner.

"A acne da mulher adulta é caracterizada por começar mais tardiamente, comprometendo mais a área do pescoço e o terço inferior do rosto - a região da mandíbula, linha de transição do rosto pro pescoço. As lesões são mais inflamadas e doloridas e deixam mais sequelas de manchas", explica a dermatologista.

O tratamento para espinhas nesta região pode incluir pílulas anticoncepcionaisespironolactona (usada normalmente para controlar a pressão arterial), isotretinoína sistêmica e um tratamento tópico - que pode incluir até antibióticos. Por isso, é muito importante que você consulte um dermatologista antes de se automedicar. Além da análise tópica, você vai precisar fazer uma série de exames para checar alterações hormonais e um possível quadro de ovários policísticos.

Para ajudar, há médicos que receitam ainda o corte de açúcar, laticínios e comidas muito gordurosas ou processadas da alimentação. 

O mais importante? Cuide de suas espinhas e seja carinhoso com sua pele

A gente termina exatamente onde começou: quando sabemos tudo que pode causar acne (até mesmo os hábitos mais corriqueiros), é fácil normalizar esse quadro - tratando sempre, por questão de saúde. "A gente tem que pensar sim no problema a longo prazo, como você desenvolver uma cicatriz. Quanto mais tarde você tratar das suas espinhas, mais complicado é", já nos disse a dermatologista Dra. Juliana Piquet: "Dá muito mais trabalho e custa muito mais caro".

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne.

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog