O melhor primer para sua maquiagem? Uma pele bem hidratada!

O melhor primer para sua maquiagem? Uma pele bem hidratada!

Quer que sua base dure mais? Que fique mais bonita na pele, e que cada vez você precise menos dela? O segredo não está em primer, e sim em uma pele bem hidratada: Julia Petit explica!

Foto: Kevin Laminto/ Unsplash

Nossa relação com a maquiagem, se tudo der certo, está sempre mudando. Não temos a mesma relação que tínhamos quando estávamos começando a descobrir estes cosméticos, com todas as suas vantagens e deliciosas mágicas. Além do nosso próprio amadurecimento, claro, tem os fatores externos, como as celebridades, os tapetes vermelhos e as redes sociais: sobrancelha Instagram, contorno das Kardashian... A lista é longa.

Nos últimos tempos, porém, foi a tendência wellness que deu uma boa mexida em como a gente lida com maquiagem. Após temporada atrás de temporada das passarelas tentando nos convencer de que a pele natural, bem levinha, com ar de saúde (wellness!) "é o que há", parece que finalmente assimilamos a ideia.

A ainda recente descoberta do universo do skincare por toda uma nova geração tem muito a ver com isso também. A gente passa tanto tempo cuidando da nossa pele que de repente começou a não querer mais escondê-la sob camadas e mais camadas de base, pó, primer... Ah, o primer, lembra dele?

Trabalhar dez anos na internet, no Petiscos, foi uma oportunidade única de assistir da fila A como nossa relação com a maquiagem foi progredindo ao longo de uma década! Lembro da busca incessante (minha também) por uma base que cobrisse todas as imperfeições da pele, da que durasse o dia inteiro mesmo no calor (existe?), do primer que funcionasse basicamente como uma cola bastão no rosto todo - risos! Também procurei!

Só que esse nosso relacionamento sério com o skincare basicamente foi tornando obsoleta a busca por um primer propriamente dito: afinal de contas, existe primer melhor do que a pele hidratada? A pergunta é retórica: não existe.

Basta fazer uma pesquisa rápida no Google e você vai encontrar alguns dos melhores maquiadores do mundo falando sobre como preparam a pele para desfiles, tapete vermelho ou o que for - sempre tratando:

Val Garland, mestre do backstage, gosta de preparar a pele com massagem facial para ativar a circulação sanguínea no rosto. Declaradamente contra a maquiagem perfeitinha do Instagram, ela diz que não abre mão de limpar e hidratar bem a pele de suas modelos ou clientes. "Se você tem uma boa tela, tem um resultado melhor", define ela.

Peter Philips também aprova! Seu primeiro passo, não importa quem esteja maquiando, é preparar a pele com água micelar, hidratante e um bom óleo facial: "A maior tendência de maquiagem é uma pele bem cuidada", ele diz.

Sabe o que Jo Baker, maquiadora de Lucy Boynton e Margot Robbie, entre outras, usa como primer? Um hidratante bem pesado. E pronto!

Junte nesta poderosa lista Nick Barose, maquiador de Lupita Nyong'o: Especialmente se vai usar uma base mais pesada, em bastão, para cobrir pontos que precisam ser disfarçados, ele diz que é indispensável hidratar a pele antes. "Se ela estiver seca, uma base mais pesada vai ficar mais pesada do que invisível".

Já quando quer fazer uma pele bem luminosa, Barose aposta em uma boa máscara facial antes de começar a maquiagem. "Eu acredito fielmente em máscaras hidratantes que dão aquele viço, mas que também funcionam com a sua maquiagem".

Nossa Ruiva Julia Petit vai ainda mais longe e ressalta que mais do que se preocupar em como preparar a pele logo antes da maquiagem, a gente deve cuidar dela sempre. É a rotina que vai fazer a diferença e te ajudar a entender como sua pele vai reagir melhor em meio às tantas dicas de maquiadores (viu quantas acima?).

"Você pode fazer, antes da maquiagem, uma boa hidratação, tonificar e tudo mais, mas o hábito é mais importante. Se você lava sua pele assiduamente, se tonifica sempre e lembra de mantê-la sempre saudável e hidratada, aos poucos vai entendendo o tipo de hidratante, antioxidante ou óleo que quer usar antes da sua base, pois são combinações bem específicas. Às vezes você quer mais brilho, às vezes vai ter uma base que gosta de dissolver com hidratante... Você vai aprender a criar efeitos melhores nesta combinação de hidratação pré-base e base", ela diz. 

Julia completa que não está falando sobre cremes matificantes: "Estamos falando sobre hidratação, não sobre cremes matificantes, tá? Nada disso ajuda na hora de aplicar a base, pois eles não deixam a textura bonita. O ideal são produtos que equilibram a pele e não que simplesmente vão lá e matificam".

É importante ter isso em mente, especialmente aqui no Brasil, quando há um certo medo da pele viçosa, com brilho. Você consegue controlar o brilho mesmo com a pele bem hidratada. Se sua base for mate, um hidratante que controle a oleosidade sem tirar o viço da sua pele (quem tem nosso antioxidante hidratante já sabe que seu efeito é bem esse, né?) vai fazer o trabalho muito melhor do que um que simplesmente matifique a pele. 

Nossa paixão por skincare não deixa de ser isso: paixão pela nossa pele, pelo que a gente é. Estender todo esse carinho e esse cuidado para a forma como a gente se maquia é inevitável quando a gente se sente tão bem na nossa própria pele, e muda sim a forma como a gente se relaciona com nossa base, blush, corretivo e daí por diante. Eles ficam mais bonitos e muito mais divertidos quando funcionam com leveza, por cima de uma pele cuidada. Pode ter certeza: quanto mais bem cuidada for sua pele, mais sua maquiagem vai ficar bonita, sem precisar de truques que duram poucas horas!

Por sinal, você já conhece o nosso Antioxidante Hidratante com nano vitamina C a 10% + ácido hialurônico? Só vem!

Voltar para o blog