óleo antiacne

Óleo de cominho preto para pele: o que é e quais os benefícios

O óleo de cominho preto tem benefícios incríveis para pele, principalmente a oleosa e acneica. Te contamos tudo aqui!

Se você nunca ouviu falar em óleo de cominho preto, é super compreensível. Afinal, apesar de seus múltiplos benefícios serem conhecidos a milhares de anos, quando o assunto é pele e skincare, ele é relativamente novo, já que passou a ser explorado por esse mercado não faz tanto tempo assim. Por isso, hoje vamos te contar tudo sobre ele e apostamos que você vai se surpreender com os benefícios para pele oleosa e acneica.

óleo de cominho preto
Crédito: Mockupo/ Unsplash

O que é o ó óleo de cominho preto?

A Nigella Sativa é uma planta pequena, com flores azuis ou brancas e sementes pretas, que costuma crescer no sudoeste da Ásia, no Oriente Médio, sul da Europa e Norte da África. É das sementes dessa planta que o óleo de cominho preto é retirado.

+ Quiz da Pele: você já descobriu do que sua pele precisa?

Sua composição é rica em ácidos oleico e linoleico, ou seja, muito ômega 9 e 6 para a pele, inclusive as oleosas. Também conta com outros ácidos graxos, como ácido palmítico e ácido esteárico, vitaminas e minerais.

E, por fim, ainda há a timoquinona, composto fitoquímico presente nas sementes da Nigella Sativa e que estima-se ser responsável por suas propriedades antioxidantes e calmantes, como você vai ver em breve.

+ 9 dicas simples para cuidar da pele oleosa

No passado, já era usado como um ativo medicinal. Atualmente, o uso do óleo vem se popularizando no mercado de cosméticos e dermocosméticos, mas as sementes e o óleo também são utilizados na culinária.

O "óleo do faraó"

Como te contamos, os benefícios são antigos conhecidos. O óleo de cominho preto era tão precioso que o faraó egípcio Tutancâmon levou um pouco para a sua tumba. Além dele, as rainhas Nefertiti e Cleópatra eram adeptas do uso das sementes de cominho e de seu óleo para fins medicinais e também para manter a pele saudável e bonita.

+ Óleo na pele oleosa: mas pode?

Há referências históricas às sementes de cominho preto em diversos textos religiosos e médicos na antiguidade. Hipócrates e Dioscórides as chamam de “Melanthion”, enquanto a Bíblia (sim, ela mesma!) descreve como "cominho preto curativo". Curioso, né?

Quais os benefícios do óleo de cominho preto para pele?

Os benefícios do óleo de cominho preto para pele são muito e podem ser incríveis para pele oleosa e acneica. Aqui os 6 principais deles:

  • Tem propriedades antioxidantes: sim, o óleo de cominho preto tem propriedades antioxidantes e muito por conta da timoquinona, que previne a lesão oxidativa, atua como antioxidante e previne a peroxidação lipídica, que libera radicais livres que danificam as células e enzimas da nossa pele, destruindo as fibras de colágeno e a redução de sua produção;
  • É calmante e anti-inflamatório: também muito por conta da timoquinona, o óleo tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, reduzindo a inflamação e a vermelhidão das espinhas, por exemplo;
  • É antimicrobiano: aqui mais uma vez a timoquinona brilha. De acordo com estudos, o efeito antibacteriano das sementes de N. Sativa  é "claro e inegável" e deveu-se principalmente por conta da timoquinona e da melanina. É também considerado antiviral e antifúngico;
  • Auxilia a equilibrar a oleosidade da pele:  o óleo de cominho preto atua na 5α-redutase, uma enzima chave envolvida na produção de sebo. Com isso, consegue ajudar a balancear a produção da pele, o que é incrível para peles oleosas;
  • É hidratante: quando falamos de pele, os famosos ômegas 6 e 9 podem ajudar muito a manter o estrato córneo saudável, já que aumentam a hidratação, além de ter funções calmantes e ajudar a pele a ficar forte. Eles têm função de nutrir e reparar a barreira lipídica da pele.
  • Não-comedogênico: e apesar de ser um óleo, ele é não-comedogênico, ou seja, não obstrui poros.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

E os cabelos?

O óleo de cominho preto também traz benefícios para os cabelos é tem como benefício principal amaciar, fortalecer e revigorar os fios, além de ajudar evitando a produção excessiva de sebo e oleosidade do couro cabeludo.

+ Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?

Ele também pode ser usado em casos em que há perda de cabelo ou problemas no couro cabeludo, como caspa. Mas nesses casos é bem importante procurar um dermatologista!

Óleo Antiacne

O óleo de cominho preto é um dos ativos incríveis do nosso Óleo Antiacne, um óleo facial leve e de rápida absorção (óleo-sérum). Ele auxilia no combate e prevenção da acne, hidrata, reequilibra a oleosidade da pele e repara sua barreira de proteção natural. 

Além de tudo isso, deixa a pele com um acabamento suave e macio, sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva. Na fórmula, conta com óleo de jojoba, óleo de cominho preto, melaleuca e ácido salicílico. E aí, que tal incluir o Óleo Antiacne na sua rotina?

Artigos e referências usados para este texto

A Review on the Cosmeceutical and External Applications of Nigella sativa

Review on Clinical Trials of Black Seed (Nigella sativa ) and Its Active Constituent, Thymoquinone

Black Cumin (Nigella sativa) and Its Active Constituent, Thymoquinone: An Overview on the Analgesic and Anti-inflammatory Effects

A review on therapeutic potential of Nigella sativa: A miracle herb

Black cumin (Nigella sativa L.) – a review

From here to eternity - the secret of Pharaohs: Therapeutic potential of black cumin seeds and beyond

Voltar para o blog