manchas de espinhas

Óleo de jojoba: conheça todos os benefícios desse grande amigo da pele com acne

Que tal conhecer um pouco melhor o que é o óleo de jojoba e tudo o que ele pode fazer pela sua pele?

Se você é do time da pele oleosa e/ou acneica e tem pavor de ouvir falar em passar um óleo no seu rosto, estamos aqui para te ajudar a desconstruir esse medo. E, para isso, vamos te apresentar o óleo de jojoba, que é amigo de peles oleosas e acneicas, mas pode ter benefícios para todos os tipos de pele. Todos prontos? Então, vem!

Óleo Antioxidante Corporal

O que é o óleo de jojoba?

A planta da Jojoba, conhecida como Simmondsia chinensis, é natural da América do Norte e parece um arbusto. Ela prospera em climas áridos e desérticos, que podem ser fatais para parte dos seres vivos.

+ Óleo na pele oleosa: mas pode?

A planta produz uma espécie de grão, esverdeado e oval, que possui sementes em seu interior. O óleo de jojoba que conhecemos é obtido através da prensagem à frio das suas sementes.

E aqui trazemos uma curiosidade: o óleo de jojoba não é um óleo. Na verdade, é uma cera protetora. Sua estrutura química é diferente dos outros óleos vegetais. Portanto, é uma cera líquida poli-insaturada. Ele é um ativo que não oxida ou fica rançoso, aguenta altas temperaturas e pressão. Ótimos para formulações cosméticas.

+ 9 dicas simples para cuidar da pele oleosa

Composição do óleo de jojoba

E o que tem no óleo de jojoba que deixa ele tão especial? Ele é composto de quase totalmente de ceras puras, além de ceramidas, esteróis, vitaminas (como vitamina A e E) e também o ácido mirístico.

"A maior parte do óleo de jojoba é composta por ceramidas. Ela proporciona o aumento da capacidade de retenção de água da pele, contribuindo para a hidratação e suavidade, pois ela é um importante composto do estrato córneo da epiderme", explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

+ Pele oleosa também precisa de hidratação, viu?

Também é bacana falar mais especificamente do ácido mirístico, que também traz benefícios para pele. "O ácido mirístico é um ácido graxo presente no óleo de Jojoba, que auxilia no fortalecimento da barreira protetora da pele e possui propriedades lubrificantes. Além disso, aumenta a penetração cutânea de outros componentes", completa a especialista.

Quais os benefícios para pele?

Não é de hoje que os benefícios do óleo de Jojoba são conhecidos. Nativos norte-americanos usavam o "óleo dourado" para tratar arranhões e feridas. Na década de 70, o consumo cresceu, por ser uma alternativa vegana ao óleo de baleia, que era usado em cosméticos na época.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Com o passar dos anos, esse óleo virou um grande querido do mundo de skincare, inclusive quem tem pele oleosa e acneica. "O óleo de Jojoba tem realmente resultados muito bons no tratamento da acne. No Brasil, ainda existe muito preconceito em relação a utilização de óleos para a pele oleosa", alerta a pesquisadora Renata Ribon de Melo.

"A crença de que utilizar óleo aumenta a oleosidade da pele oleosa não é correta. Um dos fatores que afetam a pele oleosa é que existe uma deficiência de um ácido graxo essencial, o que causa um desequilíbrio na produção de sebo", exemplifica.

Aqui te contamos os 6 principais benefícios:

  • É similar ao sebo humano

    Sim, ele tem uma composição mimética com a da pele. Lembra que te falamos que a estrutura química do óleo de jojoba é diferente dos outros óleos e que, na verdade, era uma cera líquida? Pois bem, a estrutura do ativo é muito similar ao sebo humano. Ou seja, isso é traduzido em rápida absorção na pele.
  • Ajuda a controlar a oleosidade

    E exatamente por ser similar ao sebo humano, o óleo de jojoba ainda promove um reequilíbrio da produção de sebo, o que auxilia no controle de oleosidade.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

  • Tem propriedades anti-inflamatórias

    Por conta do ácido mirístico, o óleo de jojoba auxilia no fortalecimento da barreira protetora da pele e possui propriedades lubrificantes e anti-inflamatórias.
  • Hidrata e deixa a pele mais firme

    Dentre os vários componentes presentes no óleo de jojoba, um deles brilha quando o assunto é hidratação: a ceramida. Ela aumenta a capacidade de retenção de água da pele, deixando a pele mais hidratada e firme.
  • Tem propriedades antioxidantes

    O óleo de jojoba conta com ativos antioxidantes em sua composição, como é o caso da vitamina E. Assim, ajuda no combate aos radicais livres.

+ O que é não comedogênico? Entenda o que é a definição

  • Reequilibra o microbioma cutâneo

    O óleo de jojoba colabora com o crescimento da microbiota da pele, reequilibrando microbiomas afetados. Já falamos por aqui, mas é sempre bom relembrar: o ecossistema da nossa pele é formado por microrganismos que desenvolvem uma espécie de barreira de proteção, mantendo o pH da pele em equilíbrio e prevenindo o surgimento de germes patogênicos. Esses microrganismos são chamados de comensais, vivem associados a outro organismo sem prejudicá-lo.

    E vale lembrar que algumas condições de pele, como a acne, por exemplo, tem uma relação direta com a perturbação da diversidade da microbiota da pele. Segundo estudos, essa mudança geral na diversidade do microbioma afeta o pH da pele e engatilha o processo inflamatório da acne que conhecemos.

Pode usar o óleo puro?

É possível, mas nem sempre o mais indicado. O ideal é sempre falar com seu dermatologista. "Nem sempre é sobre concentração de determinado ativo na fórmula e sim a sinergia entre os ativos e a tecnologia utilizada na base que implicam no resultado segundo a literatura científica, mas tudo depende da origem e de como ele é manipulado até chegar ao consumidor. Caso isso não seja feito da maneira correta, ele perde várias propriedades", aponta nossa pesquisadora.

Existem diferenças entre fabricantes e é importante conhecer o que você compra por aí. Entenda melhor sobre a empresa, a área de pesquisa, a seriedade e todo o trabalho de rastreabilidade e comprovação do produto que você compra.

Óleo Antiacne

oleo antiacne

O óleo de jojoba é um dos ativos incríveis do nosso Óleo Antiacne, um óleo facial leve e de rápida absorção (óleo-sérum). Ele auxilia no combate e prevenção da acne, hidrata, reequilibra a oleosidade da pele e repara sua barreira de proteção natural. 

Além de tudo isso, deixa a pele com um acabamento suave e macio, sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva. Na fórmula, conta com óleo de jojoba, óleo de cominho preto, melaleuca e ácido salicílico. E aí, que tal incluir o Óleo Antiacne na sua rotina?

óleo de jojoba

Ele também é uma das estrelas da fórmula do Óleo Antioxidante Corporal: um óleo que entrega tratamento e uma hidratação potente e prática sem deixar a pele pegajosa. Sua fórmula reúne vitamina E, óleo de jojoba, óleo de café verde e óleo de semente de uva, promovendo uma poderosa ação antioxidante que hidrata, melhora elasticidade, ativa a microcirculação e deixa a pele radiante.

Ele pode ser usado de algumas formas: dentro do banho, com a pele ainda molhada, com ou sem enxágue, para uma hidratação prática, ou sobre a pele seca. 

Após 30 dias de uso: 
100% consideraram que o produto espalha facilmente
94% sentiram que o produto hidratou a pele
94% consideraram que o produto deixou a pele iluminada, radiante e viçosa
94% perceberam que produto não deixou a pele pegajosa

Fica o recado: procure sempre um dermatologista! É ele que vai te indicar a melhor forma de cuidar da sua pele. Combinado? 😉

Voltar para o blog